No dia 24 de novembro, acontece em Belo Horizonte, a segunda edição do Conexão #DoaMG. Com início marcado para as 14 horas, no campus da Fundação Dom Cabral (bairro Santo Agostinho), o evento é uma realização da FDC, da Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado (FUNDAMIG), em parceria com Conectidea, Bliiv e Movimento Minas 2032 Pela Transformação Global.
No local, haverá estandes, palestras, apresentação de campanhas, cases de sucesso e happy hour. Confira a programação abaixo:
14 horas – Abertura
14h30 – Palestra Capitalismo Consciente
15h15 – Caso de sucesso: Comitê Pela Cidadania / Petrobrás
15h30 – Apresentação das campanhas do GT+OSC #DoaMG 2023
16h15 – Café, relacionamento, visita aos estandes
17 horas – Palestra Sistema B
17h45 – Caso de sucesso: Tio Flávio Cultural
18 horas – Apresentação das campanhas do GT+OSC #DoaMG 2023
18h45 – Happy hour, relacionamento, visita aos estandes
O Conexão #DoaMG é parte da campanha #DoaMG, liderada pela FUNDAMIG em Minas Gerais e alinhada ao movimento internacional #GivingTuesday, aqui no Brasil traduzido para “Dia de Doar”. Celebrado neste ano em 28 de novembro, é uma iniciativa mundial para disseminar a cultura da doação e captar recursos, que já acontece em 85 países e, no Brasil, é capitaneado pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR).
Desde 2021, a campanha #DoaMG fomenta o Dia de Doar no estado por meio de iniciativas compartilhadas por centenas de organizações e pelas associadas à FUNDAMIG. Para Solange Bottaro, presidente da FUNDAMIG, a edição é um marco no movimento em Minas Gerais.
“Criamos um projeto pioneiro que está sendo pilotado nessa edição por meio da coalização de organizações e indivíduos para promover o engajamento dos mineiros com as causas e as organizações da sociedade civil. Para as instituições, é uma oportunidade de inovar, aprender e se mover. E, para o Terceiro Setor no estado é uma chance de avançar já que nosso segmento é instrumento do fortalecimento da democracia”, defende.
A proposta para esta edição foi estruturar um projeto inovador e amplo para provocar as empresas e a sociedade a partilharem a responsabilidade da gestão do cuidado.
“Percebemos nos dois últimos anos que a data mobiliza organizações. Essa proposta de engajar pessoas e corporações reduz a sobrecarga das instituições como únicas responsáveis pela cultura da doação. Por isso, trouxemos para essa edição a novidade de uma programação estendida e intersetorial, com mais tempo de participação, interlocução entre agentes, resultando em maior captar e, especialmente, maior aprendizado para todos”, comenta Nanda Soares, fundadora e diretora criativa da Conectidea, correalizadora do evento.
Ela explica também que a campanha #DoaMG 2023 foi dividida em três etapas, para favorecer a generosidade como meio de transformação social:
Fase 1 – Chamamento/Educação/Organização – foram formadas as redes de colaboradores e feita uma campanha educativa com reportagens no Projeto Idealista, em parceria com Movimento Minas 2032 – Pela Transformação Global, idealizado pelo jornal Diário do Comércio.
Fase 2 – Mobilização – foi formado um Grupo de Trabalho, com 10 organizações da sociedade civil, para suporte e aceleração das campanhas nas áreas de captação de recursos, comunicação, tecnologia social e digital.
Fase 3 – Evento Conexão #DoaMG – encontro presencial que mobiliza representantes dos três setores da sociedade mineira.
Rodrigo Franzot, co-fundador e CMO da Bliiv, empresa à frente da fase 2 da campanha, junto da FUNDAMIG, comenta que a mobilização para a promoção de um país mais solidário, por meio da conexão de pessoas com causas, deve ser responsabilidade de todos.
“Na experiência para transformação social há muitos agentes. O Terceiro Setor tem seu papel e sua força. Mas quem está do outro lado da ação – seja doando ou fazendo uma ação para estimular a doação de indivíduos, ou empresas e até mesmo os beneficiados, todos, somos capazes e responsáveis por melhorar o mundo. Trazer a inovação para o segmento é uma missão da Blliv e está sendo muito revolucionário construir essas pontes no #DoaMG 2023”, ressalta.
As inscrições custam a partir de R$100,00 e podem ser feitas pelo Sympla, neste link.
História do Dia de Doar – o Dia de Doar começou nos Estados Unidos, em 2012, com o nome #GivingTuesday, que significa “terça-feira da doação”. Vem na sequência de datas comerciais já famosas, como a BlackFriday. O Brasil passou a fazer parte desse movimento global em 2015 e é um dos 85 países participantes oficiais. Trazido pela ABCR, fomenta ações, cria redes e oferece capacitação para que as iniciativas em torno do Dia de Doar consolidem práticas nas instituições e hábitos na sociedade. O #DoaMG dissemina essa ideia em Minas Gerais.