Pesquisa mostra que quase 40% dos brasileiros têm o desenvolvimento abaixo do esperado na primeira infância. Saiba quais são as etapas do desenvolvimento infantil
Segundo pesquisa realizada pelo Projeto PIPAS, 39,6% das crianças possuem um desenvolvimento abaixo do esperado na primeira infância. Além disso, em média, 42,8% dos adultos entrevistados relatam nunca terem recebido informações sobre o desenvolvimento infantil.
O estudo ainda aponta que 24% das crianças na primeira infância não possuíam nenhum livro infantil ou de figuras em suas casas. Ou seja, quase um quarto das crianças brasileiras não têm acesso a livros em seu domicílio.
Por fim, a questão do desenvolvimento infantil também fica prejudicada uma vez que mais de 75% das crianças brasileiras passam dias sem atividades de estimulação, leitura de livros, desenhar e brincar.
O que é o desenvolvimento infantil?
Antes de mais nada, é preciso entender que o desenvolvimento infantil envolve o crescimento da criança nos aspectos físico, motor, social, emocional e cognitivo. Todas as áreas estão estreitamente interligadas. Vale destacar que, quando todos os aspectos estão alinhados, se tem o desenvolvimento pleno.
Para cada faixa etária, é esperado que a criança desenvolva algumas habilidades – o que é chamado de fases ou etapas do desenvolvimento infantil. Esse conceito foi desenvolvido na década de 1920, pelo psicólogo Jean Piaget.
De acordo com a teoria, o aprendizado da criança tem relação direta com o ambiente e os estímulos aos quais ela foi exposta. Além disso, é intimamente relacionado à capacidade da criança em se adaptar ao meio, que fornece meios para a evolução nos diferentes aspectos que formam uma pessoa.
Ao todo, são quatro fases, relacionadas à idade da criança:
- Etapa 1 – sensório motor: vai do nascimento até os dois anos de idade. A criança começa a descobrir o próprio corpo, aprendendo sobre sabores e sorrisos. É também a época das primeiras palavras e de aprender a andar;
- Etapa 2 – pré-operatório: compreende as habilidades entre os 2 e 7 anos. É quando começa a representação da realidade por meio dos próprios pensamentos. Trata-se da origem da imaginação e da curiosidade em descobrir os porquês. Além disso, a comunicação se torna mais clara e objetiva, e a criança desenvolve o senso de individualidade;
- Etapa 3 – operatório concreto: Entre os 7 e 11 anos, a criança fica mais suscetível à empatia, se vendo no lugar do outro e entendendo melhor o que é certo e errado. O raciocínio lógico é aprimorado. Ou seja, a criança passa a ter um nível de resolução de problemas mais ágil, pensando em soluções para seus problemas;
- Etapa 4 – operatório formal: A partir dos 11 anos. É a última fase do desenvolvimento infantil, quando a capacidade cognitiva já se assemelha a de um adulto, sendo capaz de levantar hipóteses e deduções e com pensamento crítico e autonomia.
Estímulo ao desenvolvimento
Para que uma criança se desenvolva plenamente, é preciso que os adultos estimulem seu crescimento por meio de algumas atividades. As ações incluem desde esportes, até a leitura e o raciocínio crítico.
Sabendo disso, o Instituto Ramacrisna oferta a crianças a participação em diversas oficinas por meio do Centro de Apoio Educacional Ramacrisna (CAER). As aulas acontecem no contraturno escolar. e ajudam a ampliar os horizontes dos alunos, abrindo-lhes as portas de um mundo mais igualitário e justo.
As oficinas contam com equipamentos de alta tecnologia, como a mesa alfabetizadora digital – um painel eletrônico com blocos interativos que representam letras – e a lousa digital, que tem acesso à internet e faz com que os pequenos se insiram no mundo da inovação. A informática educacional também é trabalhada com as crianças para que tenham sua capacidade cognitiva e criativa expandidas. Softwares educativos e de pesquisa são utilizados para enriquecimento dos conteúdos e processos didáticos, assim como aulas de programação e robótica. Atividades especiais são destinadas às meninas, promovendo sua inserção digital e a obtenção da entrada na faculdade e um emprego digno.
O instituto conta ainda com diversas atividades esportivas, que auxiliam não apenas no desenvolvimento físico e motor, mas contribuem para o desenvolvimento social e para a disciplina dos alunos. São oferecidas aulas de xadrez, futsal, futebol society, peteca, judô e vôlei.
As crianças recebem almoço e lanche diariamente, inclusive nas férias, como incentivo à família para mantê-las frequentes na escola. Com isso, reduziram-se, significativamente, a evasão escolar e o trabalho infantil, práticas comuns na região, e houve aumento do nível de escolaridade das crianças e dos adolescentes.
Conheça o Ramacrisna
Pensando no desenvolvimento pleno das crianças, o Instituto Ramacrisna trabalha há 64 anos para melhorar a vida de milhares de meninos e meninas, com opções de lazer, esporte e cultura que garantem o crescimento em todos os aspectos humanos. Os projetos também ajudam a melhorar o desempenho escolar, com atividades no contraturno do ensino tradicional voltadas para a alfabetização e aprendizado matemático.
Os meninos e meninas ainda contam com uma biblioteca, que os aproxima do mundo das letras, e contação de histórias. Além disso, o Instituto fornece alimentação saudável e balanceada, com acompanhamento nutricional.
Dessa forma, o Ramacrisna oferece um lugar seguro para crianças, permitindo que pais e responsáveis possam manter seus trabalhos, melhorando a qualidade de vida de toda a família.
Conheça as iniciativas e contribua para transformar a vida de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade social.