Oito a cada dez consumidores brasileiros tomam decisões de compra com base na qualidade do atendimento ao cliente que recebem, segundo relatório da Zendesk. A pesquisa também revela que 89% das empresas analisadas no Brasil concordam sobre a existência de uma relação direta entre o atendimento ao cliente e o desempenho dos negócios. Porém, 43% dos brasileiros sentem que o atendimento ao cliente é deixado em segundo plano pelas empresas.
Quando se trata de um bom atendimento ao cliente, as marcas devem se preocupar em ir além do básico, não se resumindo tão somente a responder perguntas ou resolver problemas no ato da compra. É algo que envolve todos os momentos do chamado funil de vendas. Ou seja, envolve todo o processo de decisão de compra e o pós-vendas.
Assim, essas empresas podem conquistar maior sucesso junto a seu público. Confira os principais benefícios do atendimento ao cliente.
O que é o atendimento ao cliente
Um atendimento ao cliente de alta qualidade consiste, em primeiro lugar, em uma escuta ativa. Para compreender as necessidades do consumidor, a empresa deve não só prestar atenção ao que o cliente está dizendo, mas também fazer perguntas para garantir que compreenda completamente suas necessidades e preocupações. Isso requer muita empatia, ou seja, mostrar que você entende e se preocupa com a situação do cliente.
Também é fundamental pontos como cortesia e respeito. O cliente deve ser tratado com paciência e uma atitude positiva, mesmo aqueles mais difíceis ou frustrados.
Outro ponto importante é a comunicação clara e eficaz. A empresa deve fornecer informações claras e precisas, com atualizações regulares sobre suas questões ou pedidos. Mas não basta ser claro. A rapidez também é importante. Por isso, vale a regra de resolver problemas na primeira interação, sempre que possível.
Guias empresariais também chamam a atenção para a personalização. Isso exige conhecer o cliente, utilizar o histórico dele para personalizar o atendimento e oferecer soluções adaptadas às necessidades específicas de cada cliente.
Bem como é importante antecipar problemas ou necessidades dos clientes antes que eles surjam. Por meio de feedbacks, uma empresa consegue avaliar cenários, fazer melhorias e evitar problemas futuros.
Para isso, o cliente deve conseguir contatar a empresa. Uma boa dica é manter vários canais de comunicação, como telefone, e-mail, chat online e redes sociais, em horários que sejam convenientes para os clientes.
Por fim, a empresa deve criar uma cultura organizacional que valorize o cliente em todas as interações. Isso inclui dar autonomia aos funcionários para tomar decisões que beneficiem o consumidor.
Como aprender?
O Instituto Ramacrisna pode te ajudar a desenvolver essa expertise. A Instituição oferta, por meio do projeto Construindo o Futuro VI, realizado em parceria com a Petrobras através do programa Petrobras Socioambiental, o curso de Recepção e Atendimento. As aulas, capacitam pessoas entre 16 a 45 anos a atenderem o público em geral, comunicando-se por meio da linguagem oral e escrita, considerando o contexto, a cultura organizacional e as regras básicas de etiqueta empresarial.
Os alunos aprendem técnicas de atendimento presencial e telefônico, conceitos de comunicação e de relacionamento interpessoal, entendendo a importância do bom atendimento presencial e telefônico, conceitos de comunicação. Situações práticas, estudo de casos, utilização de tom de voz, compreensão de vocabulário são alguns dos temas abordados no curso.
Outra importante capacitação ofertada pelo Ramacrisna é o Circuito Empreender, realizado em parceria com a Weg. No curso, os alunos passam por um percurso de formação empreendedora. Os trabalhos são voltados para moradores dos bairros Vianópolis, Granjas Reunidas Califórnia, Santo Afonso e Marimbá, em Betim, entre 18 e 40 anos.
Os trabalhos são divididos em duas frentes: uma de instrutoria, destinada a atender 30 participantes e outra de consultorias, destinada a atender 5 participantes que forem selecionados na primeira etapa do curso.
A primeira etapa contempla o curso Bootcamp – Empreendedorismo em ação, destinado a quem quer começar ou redesenhar seu modelo de negócios e que acelera a estruturação de uma ideia, projeto ou negócio a partir de ferramentas e métodos ágeis aplicados pelas empresas mais inovadoras do mercado. Já na Oficina Atendimento focado nas Pessoas, o participante exercita suas habilidades e seus conhecimentos sobre decisões financeiras, estratégias de crescimento, compras, estoques, investimento e análise de mercado.
Na oficina Como Ser MEI na Prática, o empreendedor pode esclarecer dúvidas de como trabalhar por conta própria, as principais obrigações e benefícios de se tornar um microempreendedor individual. Enquanto que, na oficina Criatividade, o empreendedor conhece métodos e ferramentas para desenvolver o potencial criativo para resolver problemas e explorar novas possibilidades e oportunidades.
Os alunos também participam do Curso Gestão Financeira, da Oficina Funil de Vendas, da Gestão de Redes Sociais e de um pitch ao final. Conheça mais sobre o Ramacrisna e seja parte dessa corrente do bem. Entre em contato e saiba como colaborar.