Notícias

3 de junho de 2024

ESG|ONG's|Sustentabilidade

Energia limpa: por que é importante?

Pense em um mundo sem eletricidade. Parece  impossível? Mas não é. Pelo menos não para a  eletricidade gerada por meio da queima de combustíveis fósseis, como carvão e gás natural, que possuem fontes esgotáveis de produção. Além disso, a prática libera grandes quantidades de poluição na atmosfera, prejudicando cada vez mais o meio ambiente. Por isso, a produção de energia limpa tem ganhado cada vez mais força. 

Esse tipo de energia usa fontes renováveis, ou seja, que têm menos chances de esgotar. 

Além dos recursos utilizados estarem disponíveis para gerações futuras, a energia limpa não causa impactos ao meio ambiente e  contribui para a qualidade de vida da população, já que diminui a existência de gases poluentes ou resíduos prejudiciais à saúde, e auxilia na preservação do meio ambiente.

A eletricidade limpa é gerada a partir de recursos como movimentação das águas, força dos ventos, captação da luz solar, materiais orgânicos, força das correntes oceânicas ou por fluidos da zona quente.

Energia fotovoltaica

A energia fotovoltaica é produzida a partir da luz solar, mesmo em dias nublados ou chuvosos. Quanto mais o dia for ensolarado, maior será a quantidade de eletricidade produzida. A radiação solar é captada por uma placa, que transforma a luz em energia elétrica. A energia fotovoltaica é considerada uma fonte de energia alternativa, renovável, limpa e sustentável.

Desde julho de 2020, o Instituto Ramacrisna adota a energia limpa, com uma usina fotovoltaica própria. Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, a usina gerou uma economia de 90% na conta de luz. O total economizado, por ano, é de cerca de R$ 60 mil. Com este valor é possível custear o atendimento de 400 crianças e jovens ou 6.600 refeições no ano. 

Além disso, a instalação da usina contribui para que o Ramacrisna esteja alinhado ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidades (ONU) de número 7, energia limpa, silenciosa, renovável e acessível. 

Mas não é só isso: por conta da instalação da usina, o Instituto pôde criar um curso profissionalizante de Eletricista/fotovoltaica.  Dessa forma, os alunos aprendem a montar, manter e instalar painéis fotovoltaicos. Além de possibilitar a popularização das estruturas, também é uma nova possibilidade de renda para várias famílias. 

Saiba mais sobre nosso trabalho e nos ajude a fazer um mundo melhor

compartilhar:

Receba nossas notícias