O lema da campanha este ano é : Se Precisar, Peça Ajuda
Em mais uma edição do Setembro Amarelo, o Instituto Ramacrisna intensifica suas ações de conscientização sobre a importância da prevenção ao suicídio, abordando temas de saúde mental com seus jovens aprendizes e funcionários. Entre os dias 16 e 27 de setembro, os adolescentes do programa Adolescente Aprendiz participaram de uma série de palestras e atividades focadas no bem-estar emocional, visando capacitar os jovens a reconhecerem e lidarem com questões sensíveis.
As palestras abordaram temas como “A ansiedade e depressão na adolescência”; “A mente e seu Funcionamento, Mitos Comuns Sobre Saúde Mental”; “ Expressando Sentimentos e Lidando com Desafios”, entre outros, buscando promover um ambiente de diálogo aberto sobre a saúde mental. Para a vice-presidente do Instituto, Solange Bottaro, essas iniciativas são essenciais para ajudar os jovens a entenderem o impacto do suicídio e, principalmente, a buscarem formas de apoio. “Em primeiro lugar, é fundamental que os jovens tenham conhecimento sobre o significado do Setembro Amarelo. Este mês tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre o suicídio, desmistificando tabus e estimulando o diálogo aberto sobre um tema que muitas vezes é silenciado. Ao engajar os adolescentes sobre o assunto, estamos capacitando-os com conhecimento valioso que pode fazer a diferença na vida deles e de seus colegas”, destacou Solange.
Um dos destacas foi o jornalista e escritor Tio Flávio, que apresentou a palestra “Despertar: breves reflexões sobre uma vida com sentido”, onde abordou temas como as mudanças que nos provocam pequenos despertares; viver o momento e descobrir o que é essencial e breves reflexões sobre a felicidade, esperança e empatia.
Para finalizar, uma palestra divertida e interativa sobre a importância dos exercícios físicos no combate ao suicídio foi ministrada pelo professor Jaiverson dos Reis, mostrando que exercício físico é essencial não apenas para o corpo, mas também para a mente.
“Amigo Anjo”: uma ação de empatia entre colaboradores
Além das ações voltadas para os adolescentes, o Instituto Ramacrisna promove também a iniciativa interna “Amigo Anjo”, destinada aos seus funcionários. A proposta visa fortalecer o apoio emocional entre os colaboradores, por meio de uma rede de cuidado e solidariedade. Durante uma semana, os participantes são convidados a realizar gestos de gentileza, como deixar mensagens de apoio, pequenos presentes ou mimos, sempre de forma anônima. Ao final da ação, no último dia, o “amigo anjo” se revela, encerrando a iniciativa com um momento de conexão e troca de experiências.
A ação “Amigo Anjo” reflete a cultura de empatia e acolhimento que o Instituto busca promover, tanto em seu ambiente interno quanto em suas iniciativas externas. A proposta reforça a importância do apoio mútuo e do cuidado com a saúde mental, temas centrais do Setembro Amarelo.
Essas ações não apenas conscientizam, mas também ajudam a criar um ambiente mais saudável e acolhedor, contribuindo diretamente para o bem-estar dos jovens e dos funcionários da instituição.