Ações de solidariedade e empatia ajudam a perpetuar o verdadeiro significado do Natal e deixar o fim de ano de crianças mais especial.
O Natal é um momento de união e celebração, mas também é a época perfeita para praticarmos a solidariedade e a empatia. Uma das melhores formas de vivenciar esse espírito é por meio do Natal solidário, que promove ações que transformam a vida das pessoas e espalham alegria.
A seguir, entenda porque fazer o bem tem tudo a ver com a data comemorativa e saiba como participar.
A importância do Natal solidário
Fazer o bem e ajudar o próximo é um dos pilares do verdadeiro espírito natalino. O Natal é um momento de reflexão, onde nos lembramos da importância da solidariedade, do amor e da empatia. A data simboliza o nascimento de Cristo, que veio ao mundo para ensinar a bondade e o cuidado com os outros.
Ao praticarmos a generosidade durante o Natal, não só estamos cumprindo esse legado, mas também espalhamos luz e esperança, transformando a realidade daqueles que mais precisam. Assim, o ato de ajudar no Natal vai além dos presentes materiais – é uma forma de cultivar um mundo mais justo e humano, onde todos podem celebrar a verdadeira essência dessa época.
Ou seja, participar de ações de Natal solidário é uma maneira de espalhar amor e esperança para aqueles que mais precisam. Além de beneficiar diretamente as crianças, o voluntariado de Natal também traz uma experiência transformadora para quem se envolve. Ao contribuir com seu tempo ou recursos, você tem a chance de refletir sobre o verdadeiro significado do Natal e sentir-se parte de uma comunidade que valoriza o bem-estar coletivo.
Através dessas iniciativas, o Instituto Ramacrisna, junto com parceiros como o Partage Shopping Betim e a Fundação CDL BH, torna possível que muitas crianças tenham um Natal mais feliz e digno. Com o apadrinhamento e o envolvimento da comunidade, o Natal solidário se torna uma poderosa ferramenta de transformação social. Saiba mais das ações a seguir:
Dia Internacional do voluntariado: uma data para celebrar
O dia cinco de dezembro foi instituído em 1985 pela Organização das Nações Unidas, a ONU, como “Dia Internacional do Voluntário” com a finalidade de promover ações de voluntariado ao redor do mundo.
No contexto brasileiro, é desafiador garantir que projetos e organizações sociais se sustentem a longo prazo. O voluntariado tem papel essencial nesse sentido. É por meio desse tipo de atuação que diversas organizações conseguem exercer seu trabalho no dia a dia e garantir sua sobrevivência. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2022, 7,3 milhões de pessoas realizaram trabalhos voluntários no Brasil, 603 mil a mais se comparado a pesquisa realizada em 2019.
O Dia Nacional do Voluntariado, nesse cenário, torna-se uma data estratégica. As comemorações de Natal e Ano-Novo transformam dezembro em um mês mágico, em que as pessoas, no geral, costumam ficar mais alegres e emotivas. Nessa época, se intensifica a divulgação de trabalhos voluntários, bem como o desejo de contribuir com o bem-estar do outro. As empresas também tendem a se engajar mais nessa época, realizando campanhas e incentivando seus funcionários a participarem.
Campanhas Partage Shopping Betim e Fundação CDL BH
Estas parcerias são primordiais para as instituições como o Ramacrisna. Neste ano, duas campanhas em especial, realizadas pelo Partage Shopping Betim e Fundação CDL BH, dão força à instituição. O shopping recebeu uma Árvore de Natal Gigante, onde estarão penduradas tags com nomes e idades dos alunos do Ramacrisna a serem apadrinhados. Os visitantes poderão escolher uma criança para apadrinhar e deixar um presente em uma caixa que está ao lado da árvore. Esta ação não apenas contribui para a alegria de uma criança, mas também espalha o espírito solidário entre todos os frequentadores do shopping.
Além disso, em parceria com a Fundação CDL BH, uma grande festa natalina será realizada. A ação engloba diversas instituições da Região Metropolitana de Belo Horizonte com direito a presentes, um lanche especial e apresentações culturais – incluindo um coral formado pelas crianças do Ramacrisna. Esta celebração vai além do apadrinhamento material, criando um momento de confraternização e alegria para as crianças e os voluntários. O evento é uma maneira de fortalecer os laços de solidariedade e promover um ambiente de união e felicidade.
Participe desse movimento de amor e cuidado, espalhando alegria e esperança por toda a comunidade. Entre em contato e saiba mais.