Se classificadas, mineiras podem representar a Seleção Brasileira de judô nos jogos Pan-Americanos
Entre os dias 2 e 5 de outubro, as alunas Nicoly dos Santos Pereira e Nicoli Gabriele dos Santos, do Instituto Ramacrisna, representam Minas Gerais no Campeonato Brasileiro de Judô Sub-15, realizado em João Pessoa (PB). A competição reunirá mais de 1.300 atletas de 27 estados brasileiros.
As judocas embarcaram nesta quarta-feira, 1º, rumo a capital paraibana, carregando na bagagem o sonho de conquistar medalhas e a chance de integrarem a Seleção Brasileira de Judô, que representará o país nos jogos Pan-Americanos.
De acordo com o sensei do Ramacrisna, Caliton Silva, que embarcou com as alunas e integrará a equipe técnica da seleção mineira, este é um marco histórico para a carreira das jovens atletas. “A participação das meninas é um marco tanto para a vida delas quanto para o projeto de judô do Instituto Ramacrisna. Nos mostra o resultado de tanto empenho e dedicação de cada envolvido no processo. Estar entre os melhores do Brasil nesta categoria já é uma conquista enorme, e, agora, vamos em busca de mais uma conquista que é a classificação para o Pan-Americano”, se emociona ao dizer.
Para a vice-presidente do Instituto Ramacrisna, Solange Bottaro, a presença das alunas em uma competição deste porte mostra a dimensão do impacto social que o projeto possui na vida dos nossos alunos. “A atividade esportiva é uma ferramenta de transformação. Ver nossas alunas chegando a um campeonato a nível nacional e ainda com a chance de compor a Seleção Brasileira de judô é motivo de grande orgulho. Isso reafirma a importância de acreditarmos e investirmos no talento dos nossos jovens. Estamos orgulhosos e na torcida para a classificação. ”, conta Solange.
Sobre o judô Ramacrisna
O Judô Ramacrisna é um dos destaques entre os projetos esportivos do Instituto Ramacrisna, proporcionando formação esportiva para crianças e adolescentes da regional Vianópolis, no entorno da instituição. Mais do que um esporte, a iniciativa promove valores essenciais como disciplina, respeito e superação, contribuindo para o desenvolvimento físico e social dos participantes.
Os treinos preparam os jovens tanto para a prática esportiva quanto para competições. O compromisso com a qualidade já se reflete nos resultados expressivos dos atletas, que se destacam em competições regionais e nacionais.
Com a união entre técnica, dedicação e princípios, o Judô Ramacrisna segue impulsionando jovens atletas a conquistarem novas oportunidades dentro e fora dos tatames. As atividades de judô são uma realização do Instituto Ramacrisna, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal, com patrocínio da Vale, Rede Itaú, Weg e apoio do Criança Esperança.