Ser parceira do Terceiro Setor pode fazer sua empresa ser mais bem vista pelos clientes. Saiba como fazer parte da corrente do bem do Ramacrisna
Você sabia que apoiar o terceiro setor é uma estratégia interessante no posicionamento de marcas? Não é à toa que empresas líderes em diferentes mercados investem em ações sociais. É o caso da Natura, Petrobras e Amazon, por exemplo.
Reforçando essa ideia, uma pesquisa, da Giving Brasil, mostra que 71% dos consumidores estão mais inclinados a comprar de marcas que apoiam organizações sociais. Um outro estudo, dessa vez da Trendwatching, aponta que marcas com propósito social têm mais atenção dos consumidores. Além disso, essas empresas têm impacto direto na decisão de compra ou consumo.
Mais do que influenciar consumidores, essas empresas conseguem atrair jovens profissionais que, cada dia mais, possuem maior desejo de trabalhar em empresas que atuam com responsabilidade social.
Veja outros benefícios de apoio ao Terceiro Setor:
Por que apoiar o Terceiro Setor?
A primeira razão para ser um parceiro de organizações do Terceiro Setor é reafirmar o compromisso das empresas com o bem-comum. Especialmente quando a marca investe em iniciativas sociais relacionadas aos seus públicos ou em comunidades onde a empresa atua.
Dessa forma, a empresa se posiciona no mercado como comprometida com o todo, permitindo o avanço da sociedade e contribuindo para o fim da desigualdade. É o que chamamos de ‘cidadania empresarial’ ou ‘cidadania corporativa’. Empresas que investem nessa área têm mais chance de atrair investidores nacionais e internacionais.
Outro ponto importante é o impacto com relação aos colaboradores da empresa. Um levantamento realizado pela V2V mostra que os funcionários que trabalham em empresas que fazem o bem têm maior satisfação e comprometimento no ambiente corporativo.
Como os consumidores vêem o Terceiro Setor?
Se você tem dúvidas de que o Terceiro Setor é bem visto pela sociedade, saiba que uma pesquisa mostra que mais da metade dos brasileiros veem positivamente a ação do Terceiro Setor. Trata-se do estudo “Percepção de brasileiros/as sobre a sociedade civil”, realizado pelo GIFE, em parceria com a Natura, Instituto Natura, Fundação Telefônica Vivo e Fundação Tide Setubal.
De forma resumida, a pesquisa mostra que, mesmo desconhecendo especificidades do setor, a população tem uma avaliação positiva das organizações da sociedade civil. 21% atribuem tal visão por conhecerem bem o trabalho feito pelas entidades, 19% por verem depoimentos de pessoas que foram apoiadas por elas e 16% por confiarem na integridade de quem faz parte de uma organização da sociedade civil.
O levantamento também revelou que chega a 46% a proporção de entrevistados que consideram que organizações do terceiro setor assumem trabalhos que deveriam ser de responsabilidade do governo. Além disso, a pesquisa mostrou que as fontes de recursos das organizações, a relação delas com o Estado, o foco das atividades e o formato de atuação não estão claros para a grande maioria da população. Por consequência, limitam o potencial de participação e o engajamento social.
65% dos participantes da pesquisa “já ouviram falar” em Organização Não-Governamental (ONG). Quando perguntados sobre disponibilidade para apoiar ações de diferentes tipos de organização, metade (50%) dos entrevistados respondeu que daria apoio a ONGs. A minoria (3%) apoiaria partidos políticos.
Faça sua doação para o Instituto Ramacrisna
Com mais de 60 anos de história, o Ramacrisna já ajudou a transformar as vidas de quase 2 milhões de pessoas de 13 cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O Instituto conta com projetos de educação, profissionalização, cultura, esporte e lazer que atendem crianças, adolescentes e adultos em vulnerabilidade social.
Ao longo destes anos desenvolveu parcerias com grandes empresas e instituições como: Petrobras, Vale, BrazilFoundation, Criança Esperança, Hotmart, BNDES, FCA, entre outros.
Além disso, tem um papel fundamental no atendimento de famílias vulneráveis na pandemia, com a doação de cestas de alimentos, vale gás, entre outros. Pela sua atuação, o Ramacrisna já recebeu diversos prêmios, como o Melhores ONGS do Brasil por 5 anos consecutivos.
Para contribuir com nossos projetos, pessoas físicas e jurídicas podem doar pelas seguintes formas:
- doação online – contribuições de qualquer valor, via pix, pela chave euapoio@ramacrisna.org.br, ou PayPal;
- doação via boleto bancário – você escolhe um valor mensal para doar e pode destinar o recurso para os projetos CAER – Centro de Apoio Educacional Ramacrisna, Biblioteca Ramacrisna, FabLab Ramacrisna, Curso e Orquestra Jovem Ramacrisna.;
- destinação do imposto de renda – pessoas físicas e jurídicas podem destinar uma parte do valor devido para o Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente (FDCA) de Betim;
- patrocínio à Orquestra Jovem Ramacrisna – com cotas mensais, que variam de R$3 mil a R$10 mil, as empresas recebem benefícios de divulgação, além de contribuir para a formação de jovens músicos.