Em comemoração ao Dia da Árvore, novas árvores serão plantadas na trilha ecológica no Instituto, além da distribuição de sementes para crianças. Em todo ano, o Ramacrisna promove ações de educação ambiental
No dia 21 de setembro, o Brasil comemora o Dia da Árvore. A data foi escolhida por estar próxima do início da primavera. Isso porque a estação das flores começa entre os dias 22 e 23 de setembro.
Para comemorar a data, o Ramacrisna intensifica as ações de educação ambiental. Saiba mais a seguir.
Dia da árvore
O dia da árvore é uma data dedicada à educação ambiental. Isso porque tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância dessa grande riqueza natural. Ou seja, o dia serve como reflexão sobre as consequências do desmatamento e poluição, além de ressaltar a importância das árvores no equilíbrio do nosso ecossistema.
Vale lembrar que as árvores proporcionam oxigênio por meio da fotossíntese, ajudam na diminuição da temperatura do ambiente, além de assegurar a vida de várias espécies animais, diversos frutos entre outras coisas.
Por isso, o Ramacrisna está organizando o plantio de cinco novas árvores na trilha ecológica localizada dentro do Instituto. As mudas têm 1,70 metro e são de espécies nativas da flora local.
A trilha ecológica em meio à mata, chamada de EcoTrilha, foi construída em 2017, em parceria com as UVS’s Essencis Betim e Viasolo Betim. Com duração aproximada de 15 minutos, a caminhada é suave, o que permite que seja feito por pessoas de todas as idades.
Durante o percurso, é possível observar uma bela paisagem e perceber a riqueza natural da região. Já que a EcoTrilha possui grande diversidade de árvores e plantas, além do contato com animais, como pássaros silvestres. A trilha é aberta ao público e pode ser feita em qualquer dia da semana.
Além do plantio, crianças matriculadas em diversos projetos e os funcionários do Ramacrisna vão receber sementes de ipê. A ideia é que eles entendam a necessidade de contribuir para a preservação ambiental.
Ações o ano todo
Desde a sua criação, há mais de seis décadas, o Ramacrisna desenvolve ações de preservação e educação ambiental. Isso porque colaboradores, alunos e comunidade convivem com jardins e três hectares de mata nativa. O contato com a natureza não só é um deleite para os olhos, como deixa o ambiente mais fresco e agradável.
Dentro das salas de aula, os alunos aprendem sobre o respeito à natureza, os danos do desmatamento e a importância da destinação correta do lixo e do reaproveitamento de água e resíduos.
Desde 2014, os alunos do Centro Educacional Ramacrisna (CAER) participam do processo de compostagem do Instituto. Essa é uma forma de reaproveitamento do lixo orgânico, folhas secas e apara de grama. Além disso, é uma forma de mostrar, na prática, como o material que seria descartado serve para dar vida a novas plantas.
Na compostagem, o material fica maturando durante quatro meses. Após esse período, o composto é retirado e fica por mais um mês curtindo. Todas as etapas são separadas por cercadinhos de madeira e placas com datas. Quando o composto se transforma em adubo orgânico, ele é utilizado nos jardins do Ramacrisna.
Sobre o Ramacrisna
O Ramacrisna é uma instituição sem fins lucrativos que, há mais de 60 anos, desenvolve projetos na área de lazer, cultura, cursos profissionalizantes e de aprendizagem para crianças, adolescentes e adultos em vulnerabilidade social de 13 cidades da Região Metropolitana.
Ao todo, quase 2 milhões de pessoas já tiveram suas vidas transformadas pelos nossos projetos. Você pode contribuir para a melhorar a vida de diversas pessoas. Conheça nosso trabalho e faça sua doação.