Há 17 anos, a Orquestra Jovem Ramacrisna transforma a vida de crianças e jovens entre 12 e 24 anos em situação de vulnerabilidade social na comunidade de Vianópolis, em Betim. Ao todo, são 40 músicos que têm o primeiro contato com a música clássica por meio do projeto.
Além de descobrir habilidades no mundo da música e até começar uma nova profissão, os musicistas da Orquestra Jovem desenvolvem sua coordenação, autoestima, aprendizagem e foco. E sua empresa pode contribuir para manter o projeto e continuar transformando a vida de dezenas de pessoas. Saiba mais a seguir.
Orquestra Jovem Ramacrisna: 17 anos de tradição
Criada em 2005, a Orquestra é um dos principais projetos do Instituto Ramacrisna. O grupo já se apresentou com grandes nomes da música brasileira, como Saulo Laranjeira, Tianastácia e fez um concerto na Sala Minas Gerais, casa da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Esse concerto foi um convite feito pelo Escritório da Embaixada dos Estados Unidos em Belo Horizonte na comemoração do dia da Independência dos Estados Unidos.
Os alunos chegam ao projeto com pouco ou nenhum conhecimento na área. Então, eles passam pelas aulas do instrumento escolhido e pelo ensino da teoria musical. Esse é um dos grandes diferenciais da Orquestra Jovem Ramacrisna, porque deixa os músicos mais profissionais.
Além disso, o projeto conta com a atuação de aprendizes na música e monitores que ajudam os alunos novatos a aprender mais rapidamente e ainda é uma forma de inserir esses jovens no mercado de trabalho. Outro diferencial da Orquestra é a inclusão dos adolescentes que estão inseridos dentro do programa Descubra, que tem como prioridade o atendimento a adolescentes e jovens em cumprimento ou egressos de medidas socioeducativas, acolhimento institucional e/ou resgatados de situação de exploração ao trabalho infantil . Dessa forma, é uma atividade que ajuda a transformar as vidas desses jovens.
Por que ser um patrocinador?
Empresas que apoiam e patrocinam projetos artístico-culturais têm inúmeros benefícios sobre seus concorrentes. Em primeiro lugar, há o ganho de imagem institucional e agregação de valor à marca. Isso porque sua empresa vai ser vista em locais diferentes e ainda se colocar como uma instituição que apoia produtos culturais.
No caso de projetos locais, como a Orquestra Jovem, é uma maneira de reforçar o papel social da empresa na localidade em que atua. Ou seja, a comunidade vê de perto como a marca pode contribuir para o seu crescimento e desenvolvimento.
Por fim, é a chance de desenvolver novas oportunidades de negócio e conquistar novos clientes. Afinal, cada vez mais pessoas buscam consumir bens e serviços de empresas com responsabilidade social.
Vale lembrar, ainda, que ao apoiar um projeto de uma instituição com reconhecimento e história, como é o caso do Ramacrisna, é uma forma de atrelar sua marca a uma organização com boa reputação.
Atualmente, três empresas são parceiras da Orquestra Jovem Ramacrisna. São elas:
A Essencis é uma empresa do ramo de tecnologias sustentáveis para tratamento, valorização e destinação de resíduos e já faz doações para o FDCA há 2 anos, como parte de suas metas de governança corporativa.
O Instituto Ramacrisna recebe esses recursos desde o primeiro edital interno da empresa para seleção de instituições. Esse repasse é feito por meio de contribuições totalmente dedutíveis no Imposto de Renda.
“Temos uma forte preocupação em escolher parceiros que verdadeiramente transformam a comunidade por meio de projetos estruturados e que sejam instituições sérias, com uma gestão transparente e com capacidade para operar em rede com outras iniciativas”, ressaltou o analista de Comunicação e Responsabilidade Socioambiental da Essencis, Fred Mendes.
. Seja um patrocinador da Orquestra Jovem. Para tirar dúvidas e saber mais sobre o projeto, entre em contato conosco.