Notícias

21 de novembro de 2017

Notícias|Produtora Antenados

ANTENADOS COMPLETA 10 ANOS TRANSFORMANDO VIDAS

Referência na região metropolitana o Antenados Produtora que ensina jovens entre 15 e 22 anos conhecimentos de fotografia, jornalismo, edição de vídeos e imagens, já contribuiu para o desenvolvimento de mais de 3.600 famílias de Betim e região.

 

O Antenados, criado pelo Instituto Ramacrisna, localizado em Betim, está completando 10 anos. Criado em 2007 como projeto social focado em oferecer para os jovens da região  conhecimento em audiovisual através do uso de múltiplas ações de comunicação que pudessem ampliar seus horizontes e conhecimentos. Em 2014 o projeto foi ampliado com a inauguração do novo espaço e a mudança de projeto para produtora. A partir daí, esses jovens passaram a prestar serviços à empresas e organizações sociais, produzindo reportagens, coberturas fotográficas e vídeos institucionais, gerando trabalho e renda aos participantes e tendo como meta tornar-se um grupo autossustentável e autônomo.

Mesmo com a mudança, o Antenados não perdeu o caráter educativo, e por meio da Escola Multimídia, a Produtora oferece o curso de Audiovisual gratuito para jovens de 15 a 22 anos, com aulas práticas e teóricas de jornalismo, fotografia cinegrafia e edição de imagens. Com essa nova proposta, o Antenados ampliou o seu público, antes atendia somente jovens que moravam próximo a Ramacrisna. Hoje atende jovens de outros bairros da cidade e até mesmo municípios vizinhos. O curso, com carga horária de 120h/aula dura em torno de 3 meses e são realizadas duas turmas por ano. Desde 2015, 108 alunos já concluíram o curso.

Desde 2007 foram produzidos pelos alunos 663 vídeos, entre curta-metragens, documentários, vídeo-reportagens, vídeos institucionais e experimentais. E também 19 edições do jornal impresso do projeto e cerca de 175 mil acessos ao blog do Antenados. O que demonstra o grande alcance do projeto. Atualmente, o Antenados promove a transformação social de cerca de 40 jovens. O coordenador da Produtora é o jornalista Cledemar Duarte. Em 2009, quando tinha 18 anos, ele decidiu cursar jornalismo após estudar no projeto. Em 2014, Cledemar Duarte se tornou o coordenador do Antenados. “A escola oferece suporte para a escolha da carreira para o jovem que não sabe qual caminho seguir. Ela desenvolve o senso crítico, trabalha a comunicação e desse modo o ajuda a definir em qual área quer atuar. Assim como ocorreu comigo”, relata Cledemar.

A vice presidente do Instituto Ramacrisna, Solange Bottaro, ressalta a importância social da Produtora “O objetivo do Antenados é valorizar o potencial do jovem como agente de transformação, criando uma rede de conhecimento e aprendizado no campo da comunicação, arte e cultura. Nesses 10 anos de Antenados, contribuímos para o desenvolvimento pessoal e profissional impactando de maneira positiva na vida de mais de 3.600 jovens e suas famílias através de cursos, oficinas, seminários e acesso a filmes”.

 

Programação 10 anos Antenados

Para comemorar os 10 anos  a Antenados Produtora,  realiza entre os dias 27 e 29 de novembro a Semana da Comunicação Antenados com o tema Evolução e Inovação em Comunicação. No dia 27, terça-feira,  às 14h, a Produtora receberá as  blogueiras Patrícia Mapa, Aninha Amaral e Carol Alcântara para um bate-papo sobre a profissão. No dia 28, quarta-feira, às 15h30, Edson Alves, presidente da AMMA (Academia Mineira de Marketing) e sócio-diretor da Melt Comunicação; e Ana Kelly, gestora de marketing da Rede Filhas de Jesus e professora dos cursos de pós graduação da PUC – MG palestram para os jovens. Já no dia 29, quinta-feira, às 15h30, os jornalistas que fizeram parte desses 10 anos de história do Antenados serão homenageados pelos estudantes. A Semana de Comunicação é gratuita e aberta ao público.

compartilhar:

Receba nossas notícias