Notícias

23 de novembro de 2020

Arte e Cultura|Educação / Profissionalização|Notícias

Conheça uma das orquestras em BH com formação para jovens

Mozart, 8 anos. Michael Jackson, 7. Aretha Franklin, 14. Bjork, 12… A lista de músicos que começaram cedo suas carreiras profissionais é longa, e os estilos, bem variados. Desde os autodidatas, extremamente vocacionados, àqueles treinados pelos pais e guiados pelas circunstâncias, há de tudo. Mas não dá para negar que a música se tornou uma porta para o futuro em orquestras em BH e, muitas vezes, uma maneira de fugir de situações de vida muito difíceis.

O Instituto Ramacrisna acredita na arte e na educação como meio de transformação social, por isso, investe nos jovens em uma de suas iniciativas de maior sucesso. Está procurando uma orquestra em BH e região? Então, conheça a Orquestra Jovem Ramacrisna.

Conheça

O projeto gratuito é formado por crianças e jovens, de 12 a 24 anos. Criada em 2005, a orquestra insere a música instrumental na realidade da comunidade Vianópolis, em Betim. Ao todo, 40 músicos frequentam aulas de teoria e prática musical, com instrumentos de cordas, sopro e percussão.

Para isso, os alunos embarcam numa viagem pelo mundo dos grandes mestres da música erudita, popular e brasileira sob regência do maestro Eliseu Barros e os ensinamentos dos professores Alexandre Barros (sopro), Elias Barros (violino) e Wiliam Barros (teoria musical, baixo, violoncelo).

Orquestras como elemento de transformação em BH

Ao longo desses 17 anos de história, a formação musical oferecida pela Orquestra Jovem Ramacrisna abre uma possibilidade profissional para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Mas não é só isso: o projeto prepara esse público para outros desafios.

A experiência musical desenvolve habilidades como trabalho em equipe, escuta, memória e foco, por exemplo. Ou seja, lições que podem ser aplicadas em qualquer âmbito da vida pessoal e profissional.

Como fazer parte da Orquestra Jovem Ramacrisna

Alunos da orquestra posando com seus instrumentos na sala

Para participar da Orquestra Jovem Ramacrisna, os interessados devem ser moradores da regional Vianópolis, de Betim, e estarem matriculados em uma escola pública. As inscrições são abertas, geralmente, no mês de março e os candidatos têm que passar por uma audição e seleção.

Jovens entre 12 e 24 anos podem se inscrever para: violino, viola, flauta, clarinete, oboé, violoncelo e baixo. Mas não é necessário ter o instrumento para participar do grupo.

Casa da Orquestra

Desde novembro de 2021, a Orquestra Jovem Ramacrisna ganhou um novo espaço, com 500 metros quadrados de área construída, para aulas de música e ensaios gerais. A Casa da Orquestra fica na sede do Instituto Ramacrisna, em Betim.

O novo espaço conta com quatro salas separadas por naipes (cordas, madeiras, metais e percussão) e teoria musical. Além disso, também tem uma varanda e um jardim cercado de área verde. Mas não é só isso: há também um salão para pequenas apresentações e ensaios coletivos, com grandes janelas e ótima ventilação.

Até então, os ensaios eram realizados nos jardins do Instituto e na área aberta em frente às salas onde eram guardados os instrumentos. A Casa da Orquestra permite a ampliação do projeto, oferecendo um espaço lindo e com mais conforto para os nossos alunos.

Como ajudar

Quer fazer parte dessa história e ajudar a disseminar a cultura musical na sociedade? Então, patrocine a Orquestra Jovem Ramacrisna!

Antes de mais nada, as empresas que contribuem com a comunidade com ações de Responsabilidade Social Corporativa passam a ter uma imagem melhor perante o público-alvo. Além disso, a sua marca pode fomentar o talento de diversos jovens músicos e a cena artística e cultural da região onde você atua.

compartilhar:

Receba nossas notícias