nosso trabalho cursos

Cuidador de Idoso – online

Inscrições abertas
CUIDADORA DE IDOSO

Sobre o Curso

Características do curso: Cuidar da higiene, conforto e alimentação do idoso, observando possíveis alterações no estado geral. Zela pela integridade física do idoso, prestar primeiros socorros e promover atividades de entretenimento.

Objetivo GERAL:

Capacitar e instrumentar os participantes do curso para cuidar da higiene, conforto e alimentação do idoso, observando possíveis alterações no estado geral. Zelar pela integridade física do idoso, prestar primeiros socorros e promover atividades de entretenimento.

OBJETIVO ESPECÍFICO:

Desenvolver a educação profissional integrada ao trabalho, à ciência e à tecnologia; • Oferecer aos alunos oportunidades para construção de competências profissionais, na perspectiva do mundo da produção e do trabalho, bem como do sistema educativo; • Proporcionar a habilitação profissional em curto prazo e colocar à disposição da sociedade um profissional apto ao exercício de suas funções e consciente de suas responsabilidades; • Enfatizar, paralelamente à formação profissional específica, o desenvolvimento de todos os saberes e valores necessários ao profissional-cidadão, tais como o domínio da linguagem, o raciocínio lógico, relações interpessoais, responsabilidade, solidariedade e ética, entre outros.

Grade curricular

Unidade I – Empreendedorismo, Inovação, Ética e Orientação Profissional. 20h

Conceitos e perspectiva do empreendedorismo contemplando a criação do negócio, financiamento, gerenciamento, 13 expansões (desafios de ter o negócio próprio) e encerramento do mesmo. Inovação: conceitos a produto, processo e organização relacionando o tema à estratégia e ao desempenho. Sistemas de inovação, trabalho em redes e desenvolvimento de inovação. Ética e moral, cidadania, Psicologia Organizacional; Relações Interpessoais; Perfil e Postura Profissional; Currículo e Entrevista.

Unidade II – Noções de Matemática 4h

Critérios básicos de adição, subtração, multiplicação e divisão; números inteiros decimais, porcentagem, regra de três, razão e proporção, sistema internacional de unidades. Fracionamento de medicamentos, dosagens em ml, ¼ do comprimido, matemática baseada nas medicações no fracionamento.

Unidade III –  Português Básico 4h

Linguagens: Variedades linguísticas, linguagem verbal e não verbal, Funções 15 da linguagem. Figuras de linguagem. Fonologia. Ortografia. Acentuação. Redação: Análise de textos não literários, Resumo, Pesquisa e produção de textos. Situações de comunicação. Orientações das bulas, como interpreta-las palavras como posologia.

Unidade IV – A profissão de cuidador de Idoso e Políticas para pessoa idosa 12h

A profissão de Cuidador de Idosos; direitos trabalhistas e regulamentação da profissão. Atuação no mercado de trabalho. (domicílio, asilo ou hospital). Violência e maus-tratos contra a pessoa idosa -Tipos e formas. Estatuto da Pessoa Idosa (Lei nº 10.741/03). • Política Nacional de Saúde para Pessoa Idosa (Portaria nº 2.528/06). • Política Nacional do Idoso (Lei nº 8.842/94; Decreto nº 1.942/96). • Lei de Acessibilidade (Lei nº 10.098/00; Decreto nº 5.296/04). Lei 284/2011 que regulamenta a profissão de Cuidador de Idosos

Unidade V – Aprendendo a cuidar 20h

Atividades de vida diária e atividades básicas de cuidado; Cuidados de higiene; Vestuário; Arrumação do leito; Posicionamento, mobilidade e transferência; Promoção de hábitos saudáveis; Atividade física e exercícios; Alimentação saudável; Dieta enteral; Sonda e Ostomia; Cuidados com a medicação; Vacinação no idoso; prevenção e manejo de quedas, Prevenção de emergências no domicilio e Noções de primeiros socorros. Óbito.

Unidade VI – Saúde do Idoso 20h

O processo de envelhecimento humano, conceitos e mitos. Alterações fisiológicas relacionadas ao envelhecimento. Processo de saúde e doença da terceira idade; Aspectos preventivos, clínicos, terapêuticos e sociais das patologias que surgem com o processo de envelhecimento. Doenças comuns do idoso; Sexualidade na terceira idade; Incontinência urinária, prevenção com escaras de decúbito, transtornos mentais. Conviver com dificuldade, deficiência e incapacidade; Independência, autonomia e autoestima; Atenção e memória; Espiritualidade e religiosidade; Compreender o idoso com demência.

Total 80 h

 


Informações Importantes

Metodologia

As metodologias de ensino deverão implicar em procedimentos didático-pedagógicos que orientem os estudantes com vistas a uma formação profissional que possibilite além do conhecimento de técnicas específicas do curso, a habilitação para o desempenho da profissão levando em consideração princípios e valores, tais como, relacionamento interpessoal, comunicação com o público, o trabalho em equipe, leitura e interpretação de informações técnicas, observando sempre o agir eticamente.

As aulas serão todas gravadas, e serão sugeridos vídeos, filmes e palestras que auxiliaram na compreensão da profissão. Acontecerão também lives para melhor interação dos alunos e esclarecimento das dúvidas.

 


Documentos Necessários

Características do candidato:

Habilidade de Relacionamento Interpessoal

Empática

Comunicação

Atenção Concentrada

Gestão do Tempo (Rotina)

Motivação

Energia (atividade física)

Senso de Responsabilidade

Honestidade (transparência)

Higiene e limpeza

Saúde

Noções básicas de Matemática

Noção básica de Português


Processo Seletivo

Inscrição: 11/11 até 30/11

Entrevistas: 01/12 até 18/12


Parceiros

Receba nossas notícias