Notícias

23 de novembro de 2016

Doações|Notícias|ONG's

Dia de Doar

Instituição Social Ramacrisna participa de campanha para o Dia de Doar 2016. O valor arrecadado será revertido para a Orquestra Jovem Ramacrisna

O próximo dia 29 será bem especial. No país todo é realizado o Dia de Doar, uma campanha mundial que incentiva a solidariedade e a promoção da cultura da doação. A iniciativa é promovida pelo Movimento por uma Cultura de Doação, que conta com a participação de 1000 parceiros em 2016, entre ONGs, empresas e indivíduos. Um destes parceiros é a Instituição Social Ramacrisna, que participa da campanha e terá o valor arrecadado revertido para a Orquestra Jovem Ramacrisna formada por crianças e jovens, alunos de escola pública, moradores em área rural da cidade de Betim e que dessa forma têm a oportunidade de estudar música, com aulas teóricas e práticas e quem sabe ter um futuro profissional brilhante como músico. Para participar, basta acessar o site da instituição e fazer uma doação de qualquer valor pelo Pagseguro: www.ramacrina.org.br/comoajudar.

Segundo Solange Bottaro, vice-presidente da instituição, todo o montante obtido na campanha será utilizado na compra de novos instrumentos, como violoncelo, clarinete, contrabaixo, viola, oboé, além de estantes para partitura.

Orquestra Jovem Ramacrisna
Regida pelo Maestro Eliseu Barros, a Orquestra Jovem Ramacrisna foi criada em junho de 2005 com o objetivo de trazer para a realidade das crianças e jovens em situação de risco pessoal e social da comunidade de Vianópolis, em Betim, com idades entre 9 e 25 anos, a beleza do universo da música clássica. Com o projeto, 73 músicos frequentam aulas de teoria musical e prática em instrumentos de cordas e sopro.  Os professores da família Barros ministram aulas por naipes: Alexandre (sopro), Elias (violino) e Wiliam (teoria musical, baixo, violoncelo) acompanham o Maestro Eliseu na missão de promover o desenvolvimento musical desses talentosos músicos.

A oportunidade de estudar música tem transformado a realidade dos alunos, integrantes da Orquestra. Para o aluno Matheus Gonçalves, de 17 anos, fazer parte do projeto ampliou seus horizontes.“Eu entrei na Orquestra muito cedo e aprendi a tocar alguns instrumentos, isso me levou a ter uma vida cultural mais ampliada, conheci vários lugares, conheci músicas que eu nem sabia que existiam e hoje isso faz parte do meu cotidiano, do meu dia-a-dia”, afirma.

Já o aluno Davi Sassaki, de 15 anos, oboísta, destaca o trabalho social da iniciativa. “Muitas pessoas poderiam estar na rua, fazendo coisas erradas, mas não está aqui aprendendo, uma nova forma de cultura que irá ajudar muito seu futuro. Com essa contribuição vamos poder novos instrumentos e abrir novas vagas na Orquestra Jovem Ramacrisna.”

Sobre o Dia de Doar
O Dia de Doar é uma iniciativa global, que surgiu em 2012, nos EUA, em contraponto ao consumo excessivo gerado nas festas de final de ano e ao dia de descontos “Black Friday”. O movimento incentiva a filantropia por meio de uma campanha nacional que utiliza redes sociais e um site interativo para disseminar a ideia. Está presente em países como Alemanha, Austrália,Singapura, Israel e Irlanda. No Brasil, foi realizado pela primeira vez em 2013.

compartilhar:

Receba nossas notícias