Notícias

20 de abril de 2021

Apoio pedagógico|Arte e Cultura|Notícias

Entenda a importância dos projetos culturais para jovens no Ramacrisna

A cultura é um importante elemento para formação de crianças e adolescentes, mas, infelizmente, projetos culturais para jovens nem sempre estão disponíveis para todos, apesar de estarem previstos na Constituição. Conforme a lei, o Estado deve garantir o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, além de apoiar e incentivar a valorização e a difusão das manifestações culturais. 

O Instituto Ramacrisna acredita na cultura como elemento de transformação social e, por isso, oferece projetos nessa área para crianças e adolescentes.

“A música é uma constante transformação na vida das pessoas. Ela transforma tudo. Eu vi isso acontecendo ao longo dos anos que trabalho com isso. Alunos que não tinham perspectivas de vida, sujeitos ao uso e tráfico de drogas, se tornaram cidadãos melhores, tiveram a vida transformada”, conta o maestro Eliseu de Barros, responsável por um dos projetos culturais do Instituto, a Orquestra Jovem Ramacrisna.

Cultura como atividade profissional

A cultura é um elemento de transformação, que também pode criar possibilidades para a vida profissional de adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Esse é um dos objetivos da Orquestra Jovem Ramacrisna, que atende meninos e meninas  entre 12 e 24 anos, da comunidade de Vianópolis, em Betim.

O projeto oferece aulas de teoria e prática musical, em instrumentos de cordas, sopro e percussão, fazendo com que os alunos naveguem pelo mundo da música erudita, popular e brasileira sob regência do maestro Eliseu.

Ele explica que a música ajuda a trabalhar aspectos sociais, cognitivos, emocionais, psicológicos, de socialização, de coletividade, de disciplina, de convivência, de hierarquia, de constância nos estudos e até mesmo de autoestima. 

Durante a pandemia, o projeto está funcionando à distância, os instrumentos foram disponibilizados para que os alunos levassem para as casas e mantivessem os estudos individualmente. 

Parcerias do Ramacrisna em  projetos culturais para jovens

Além de manter a orquestra, o Instituto Ramacrisna tem uma parceria com a Secretária Municipal de Arte e Cultura de Betim para administrar e funcionar como um dos polos do Centro Popular Cultural (CPC), oferecendo oficinas de balé, bateria e violão. Por meio do projeto do Centro de Apoio Educacional Ramacrisna (CAER), as aulas são oferecidas em período complementar às que são ministradas nas escolas públicas e uma das exigências é que os participantes estejam matriculados na rede de ensino e frequentem as aulas.

Almoço e lanche são oferecidos diariamente para quem participa das oficinas, além de material escolar e vestuário, como forma de incentivo à frequência. 

Cada oficina ajuda, de alguma forma, no desenvolvimento das crianças. No balé, por exemplo, os benefícios são vistos na coordenação motora, no aumento da concentração e da flexibilidade, na ampliação de noções de espaço e de localização, entre outros. Já no contato com os instrumentos musicais, como bateria e violão, é possível desenvolver concentração, criatividade e raciocínio lógico. 

Com a pandemia, o projeto está suspenso, mas a expectativa é de retorno, assim que as atividades cotidianas puderem ser retomadas..

Leitura: um caminho além da educação

A leitura faz com que muitas portas sejam abertas, não só na educação, mas também para o mundo da arte e da cultura. Ela amplia o conhecimento e faz com que os leitores viagem por meio da imaginação. No Ramacrisna há um acervo de literatura infantojuvenil e adulta com mais de nove mil livros catalogados, na Biblioteca Prof. Arlindo Corrêa da Silva.

Desde 2010, a Biblioteca faz parte da Rede de Bibliotecas Públicas e Comunitárias de Betim, da Rede Estadual de Bibliotecas Comunitárias Sou de Minas Uai e da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias. 

Além desse acervo, há um ano, um espaço em braile e de audiolivros está sendo montado, com o apoio da Fundação Dorina Nowill. Mas a biblioteca não se restringe a paredes, também promove projetos de incentivo à leitura itinerantes.

Se você concorda que projetos culturais para jovens também são instrumento de transformação e tem interesse em nos ajudar para que eles aconteçam, nos procure!.

 

compartilhar:

Receba nossas notícias