Transparência

Gestão

Desde 1994, desenvolvemos parcerias para aprimorar nosso processo de gestão, aperfeiçoando o uso dos recursos disponíveis. A participação de voluntários e do SEBRAE foi de fundamental importância nessa busca inicial de conhecimento e transformação.

O Instituto Ramacrisna está em constante aprimoramento dos processos de gestão, aperfeiçoando o uso dos recursos disponíveis.

• Utiliza o Sistema ERP TOTVS que integra todo o processo administrativo, proporcionando mais organização à instituição e disponibilizando em tempo real, para a equipe de gestão, o desempenho da organização e as informações necessárias para tomadas de decisões rápidas e objetivas.
• Utiliza Sistema de importação de XML das DANFE emitidas, em nome do Ramacrisna por fornecedores e integração automática das notas fiscais para os movimentos no ERP.
• Armazena na nuvem dados do sistema de gestão, para acompanhamento dos atendimentos sociais e dos arquivos do acervo Ramacrisna, proporcionando mais segurança e precisão.
• Investimento em Infraestrutura com melhoria da internet e equipamentos para captação e transmissão das aulas que passaram a ser on-line, com exibição de vídeos e lives.
• Disponibilização de VPN para controle de acesso para colaboradores externos e em home-office.

Além diss, desde 2008 é parceira da Fundação Dom Cabral, uma das dez melhores escolas de negócios do mundo e 1ª na América Latina pelo ranking da Financial Time, para potencializar as estratégias de gestão da instituição. A POS ‘Parceria com Organizações Sociais’ baseia-se na construção conjunta de conhecimento por meio da troca de experiências entre organizações, sempre com a monitoria in loco de professores da FDC. O aprimoramento do sistema contábil tem sido uma constante na trajetória da organização.

 


Estrutura de Gestão

Diretoria

  • Presidente: Expedito Martins Chumbinho
  • Vice-Presidente: Solange Bottaro
  • Diretor Financeiro: João Bosco de Oliveira Brant
  • Diretor De Assistência Social: Flávio Alves Gomes
  • Diretor Administrativo: Yukari Hamada

Conselho Fiscal

  • Sandra Helena Lopes Nogueira
  • Edineia do Carmo Alves
  • Ricardo Rodrigues Rezende

Suplentes

  • Vanderlei Soela
  • José Augusto Fonseca
  • Paulo Emilio Martins Guimarães

Equipe Executiva

  • Superintendente: Américo Amarante Neto
  • Controler: Daniela Balbina
  • Gestor de Autossustentabilidade Octávio Figueiredo de Oliveira
  • Gerente Financeiro: Renata Avelar
  • Gerente Prestação de Contas: Vanda Maria de Paula
  • Coordenador Administrativa Valéria Souza
  • Coordenação RH: Daniella Nunes
  • Coordenação Comunicação: Gabriella Prado
  • Supervisão Projetos e Assistência Social: Aline Fauez

Conselho Deliberativo

  • Edineia do Carmo Alves
  • Elisabeth Marques Duarte Pereira
  • Expedito Martins Chumbinho
  • Flávio Alves Gomes
  • Geraldo Costa de Faria
  • Gilberto Mendes de Oliveira
  • João Bosco de Oliveira Brant
  • José Augusto Fonseca
  • José de Oliveira Barbosa
  • José Tolentino Leite Neto
  • Márcio Araujo Rabelo
  • Márcio Andre de Brito
  • Marcus Vinícius do Nascimento
  • Maria de Fátima de Oliveira Rolim
  • Maria Luiza de Aguiar Garcia
  • Nelson Fonseca Leite
  • Paulo Emilio Martins Guimarães
  • Renato Dolabella Melo
  • Ricardo Rodrigues Rezende
  • Ricardo Sales Costa
  • Roberto Dayrell Fróes
  • Romenio Santos
  • Sandra Helena Lopes Nogueira
  • Solange Bottaro
  • Tomaz De Aquino Resende
  • Yukari Hamada

Documentos de
Governança Corporativa

Código de Ética

Regulamento Interno


Registros e certidões
de funcionamento

  • Cópia de Registro, do Cartório de Registro Civil, certificando que no livro A de Registro Civil das Pessoas Jurídicas, sob o número 54.247, consta que em 07 de julho de 1993 lavrou-se, de inteiro teor, a alteração de Estatuto da Missão Ramacrisna.
  • Utilidade Pública Federal: Decreto número 59.602, expedido em 28.11.66.
  • Utilidade Pública Estadual: Lei número 2.215, expedida em 24.08.60.
  • Utilidade Pública Municipal de Betim: Lei número 1462, expedida em 22.09.81.
  • Utilidade Pública Municipal de Belo Horizonte: Lei número 1.288, expedida em 01.12.66
  • Atestado de Cadastramento de Entidade de Assistência Social – 382 em 11/06/1959
  • Conselho Nacional de Assistência Social: Certificado número 60.188/62.
  • Conselho dos Direitos da Criança e Adolescente de Betim: 01 de 2.121.92
  • Conselho Municipal de Assistência Social de Betim: 001
  • Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Belo Horizonte: 0420
  • Conselho Municipal de Assistência Social de Belo Horizonte: 380