Notícias

13 de outubro de 2020

Cursos|Educação / Profissionalização|Notícias

Instituto Ramacrisna oferece curso gratuito de programação

Se você está querendo conquistar uma nova área de conhecimento, o Instituto Ramacrisna tem uma novidade! Estão abertas as inscrições para o curso gratuito e virtual de Programação Básica em PLC.

A formação, oferecida pela instituição sem fins lucrativos, vai preparar profissionais para atuar como programador na indústria da automação, ensinando os conceitos básicos de PLC. As aulas ainda incluem introdução a programação Ladder, estrutura da programação Ladder, funções lógicas e desenvolvimento de projetos com PLC.

O planejamento das aulas também conta com lives e esclarecimentos de dúvidas.

O que é PLC e para o que serve?


O Programmable Logic Controller (PLC), ou Controlador Lógico Programável (CLP), é um dispositivo usado em automação industrial. Desde o final da década de 1960, ele é responsável por toda a parte da inteligência nos processos de automação industrial.

Criado inicialmente para automação da indústria automobilística, o CLP funciona como um computador, que conta com um certo nível de inteligência. É capaz de executar funções específicas através de programas criados, e recebe sinais em sua entrada, analisando-os de acordo com a programação inserida e tomando decisões. 

Pode ser usado em diversos sistemas e empresas, atuando em controle de nível, de vazão e automação de esteira. Além disto, ainda funciona como uma ferramenta de monitoramento, apontando os valores de tensão, corrente elétrica e potência, identificando qualquer anomalia no sistema.

Mercado de trabalho


O PLC é um dispositivo indispensável na indústria e na automação. Por permitir eliminar o elemento humano do monitoramento de máquinas industriais complexas, as habilidades para programá-los são muito procuradas pelas empresas.

É uma tarefa sofisticada e exige dedicação do profissional, mas com muitas possibilidades no mercado. Ainda mais para quem busca se especializar no setor, gerando reconhecimento e novos índices de salários.

Se você quer dar os primeiros passos adiante nesta carreira, o Programação Básica em PLC, do Instituto Ramacrisna, é uma ótima oportunidade para fazer sua entrada na área de automação.

Sobre o curso


O curso on-line acontece de
26 de outubro até dia 18 de dezembro, de 08h às 12h, de segunda a sexta. Ao todo, são oferecidas 40 vagas por turma. A formação de classes vai variar de acordo com o número de inscritos.

Para se inscrever é preciso ter entre 18 e 40 anos, conhecimento básico de informática e elétrica. Também é importante ter computador e acesso à internet. Caso o candidato não tenha, é possível agendar um horário na instituição para assistir às aulas. 

Processo Seletivo


O processo de seleção também será totalmente on-line. Os candidatos interessados devem se inscrever até o dia
18 de outubro, pelo site. 

No dia 19/10, os inscritos receberão, através do e-mail de inscrição, um link para responder uma pesquisa socioeconômica e um link para fazer a prova. O resultado será divulgado no dia 22/10. 

O candidato selecionado deve enviar, pelo e-mail profissionalizantes@ramacrisna.org.br, uma cópia da carteira de identidade, CPF e comprovante de endereço.

compartilhar:

Receba nossas notícias