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18 de abril de 2024

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5 dicas para começar a empreender

Ser dono do próprio negócio é o sonho de 60% dos brasileiros, de acordo com  a última edição do Monitor Global de Empreendedorismo. Segundo o estudo, em 2022, quase 70% da população brasileira adulta, de 18 a 64 anos, esteve envolvida com empreendedorismo. Desse total, 51 milhões de brasileiros eram potenciais empreendedores e outros 42 milhões já estavam na ativa. 

Mas empreender é um trabalho que começa antes de se abrir um CNPJ. É preciso elaborar um plano de negócios, estabelecer metas, pensar em estratégias de marketing e se planejar financeiramente. Para ajudar nessa jornada, mentores e networking podem ser interessantes para aprender com empreendedores experientes, obter insights e se preparar para adversidades. 

Circuito empreender

Donos do próprio negócio podem se preparar para empreender com o Circuito Empreender, uma iniciativa do Instituto Ramacrisna em parceria com a Weg. Ao todo, 30 empreendedores de Betim vão participar desta formação empreendedora e, ao final, cinco alunos destaques serão selecionados para receberem uma consultoria personalizada por profissionais do SEBRAE, além de um capital de giro de R$10 mil. O Circuito Empreender é voltado para moradores dos bairros Vianópolis, Granjas Reunidas Califórnia, Santo Afonso e Marimbá.

O percurso de formação empreendedora começa com o Curso Bootcamp, destinado a quem quer começar ou redesenhar seu modelo de negócios e que acelera a estruturação de uma ideia, projeto ou negócio a partir de ferramentas e métodos ágeis aplicados pelas empresas mais inovadoras do mercado.

Já a Oficina Atendimento focado nas Pessoas utiliza um jogo competitivo de gestão que permite ao empreendedor exercitar suas habilidades e seus conhecimentos sobre decisões financeiras, estratégias de crescimento, compras, estoques, investimento e análise de mercado. Além disso, a Oficina Como Ser MEI na Prática busca esclarecer os potenciais empresários as principais obrigações e benefícios de se tornar um microempreendedor individual.

Enquanto a Oficina Criatividade busca apresentar métodos e ferramentas para desenvolver o potencial criativo do participante para resolver problemas e explorar novas possibilidades e oportunidades. Já a Oficina Pitch dará a oportunidade de o empreendedor aprimorar a capacidade de comunicação em público, entender o ponto de vista do investidor e expressar o valor do seu negócio em poucas palavras.

Além disso, o percurso conta com o Curso Gestão Financeira, que busca capacitar empreendedores a tomar decisões estratégicas em relação ao desempenho financeiro de suas empresas. Enquanto a Oficina Funil de Vendas apresenta os conhecimentos e ferramentas para atrair, reter e desenvolver clientes, além de converter mais vendas para o negócio.

A última oficina é a de Gestão de Redes Sociais, em que o empreendedor conhecerá ferramentas para construir uma presença digital forte e desenvolver as habilidades necessárias para gerenciar estrategicamente suas mídias sociais. Por fim, os participantes participarão do Pitch, em que os negócios serão apresentados. 

O circuito trará oportunidades de empreendedores transformarem suas vidas.

Confira cinco dicas para começar a empreender:

Dicas para começar

1. Busque uma oportunidade

A primeira dica para empreender é analisar o mercado e descobrir um nicho que está deficitário. Encontrando a área de atuação, pense em uma forma clara e inovadora que atenda a uma necessidade no mercado. Uma estratégia é usar o Produto Viável Mínimo (MVP), que é um protótipo do seu produto ou serviço, que deve ser feito com o mínimo de recursos possíveis para testar a aceitação do mercado. 

2. Elabore um plano de negócios detalhado

Desenvolva um plano estratégico com metas claras, definição do público-alvo, análise da concorrência e projeções financeiras realistas. Esse plano, se bem estruturado, vai servir como um guia para suas ações.Além disso, dedique um tempo para estudar sobre negócios, finanças e empreendedorismo. 

3. Construa uma marca forte

Invista na criação de uma identidade de marca consistente, que transmita os valores e os diferenciais de seu negócio. Uma marca forte gera confiança e facilita a conexão com os clientes.

4. Fique de olho nas finanças

Para empreender é preciso ter um bom controle financeiro, avaliando o capital de investimento, como mantê-lo e seus recursos para gastos pessoais. Esteja preparado para enfrentar possíveis desafios financeiros e busque fontes de financiamento adequadas.

5. Foco no cliente

Coloque o cliente no centro de suas decisões e ações. Compreenda suas necessidades e expectativas, crie produtos e serviços alinhados com que o mercado exige. Além disso, é necessário dialogar com os clientes também online. Isso não só representa uma possibilidade de aumentar a visibilidade de sua marca, mas também para fidelizar seus clientes. 

Conheça mais sobre o Ramacrisna e seja parte dessa corrente do bem. Entre em contato e saiba como colaborar.

 

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