Yuri Keven garantiu o terceiro lugar pela delegação mineira na disputa por equipes na Paraíba (PB)
Desde o último dia 13, os Jogos da Juventude vêm apresentando jovens atletas destaques nas 18 modalidades olímpicas disputadas na competição.
O evento, que acontece na cidade de João Pessoa, na Paraíba, se encerra na próxima quinta-feira, 28. A delegação mineira esteve entre as sete com o maior número de competidores, com 168 atletas. Entre eles, cinco atletas do Instituto Ramacrisna, de Betim, representaram Minas Gerais: Joyce Alessandra, Yasmin Santos, Luiz Felipe, competindo na modalidade de judô e Yuri Keven, na modalidade Wrestling (considerada uma das lutas mais antigas).
Os jovens são alunos do projeto VALE – Vencer, Acreditar, Lutar, Engajar, realizado pelo Ramacrisna com o patrocínio da Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. Já o jovem Pedro Yago, aluno do projeto Viva o Esporte, realizado pela Instituição em parceria com a Prefeitura de Betim, competiu pela modalidade taekwondo. Acompanhados pelos técnicos do Instituto, Caliton Silva e Ralph Eufrasio, do projeto Viva o Esporte, os atletas fizeram história na competição.
O jovem Yuri Keven da Silva, conquistou a primeira medalha do Ramacrisna na competição, ao ficar em 3º lugar na disputa por equipes masculino de Wrestling. Outra performance notável foi da atleta Yasmin Santos, que alcançou o 5º lugar em sua estreia em competições nacionais.
“Estamos muito orgulhosos dos nossos atletas. Eles treinaram com dedicação e mostraram um desempenho incrível. Representar Betim e Minas Gerais em um evento tão grandioso é uma honra para todos nós”, destacou o técnico Caliton Silva.
Para a vice-presidente do Ramacrisna, Solange Bottaro, o esporte é um pilar transformador. “O esporte é uma ferramenta poderosa de transformação social. Aqui no Instituto, incentivamos a participação em competições que dão visibilidade e abrem oportunidades para nossos jovens. Cada conquista nos enche de orgulho e reforça nossa missão de mudar vidas por meio da educação e do esporte”, afirmou.
Sobre os Jogos da Juventude
Desde 2000, os Jogos da Juventude, organizados pelo COB – Comitê Olímpico Brasileiro, consolidaram-se como um dos principais eventos de formação esportiva do Brasil. A edição de 2024 contou com 4.208 atletas de 27 delegações estaduais e mais de 5 mil membros de equipes técnicas e arbitragem. Foram disputadas 18 modalidades olímpicas e os participantes tiveram suporte em 27 hotéis e 70 mil refeições servidas durante o evento.
Entre os embaixadores, estavam medalhistas olímpicos como Rebeca Andrade (ginástica artística), Beatriz Souza (judô) e Caio Bonfim (marcha atlética).