Atletas de Betim, Minas Gerais, estão entre duplas que prometem se destacar na temporada
Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá, recebe pela primeira vez o Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, iniciado na última quarta-feira, 16 e que acontece até domingo, 20. A quinta etapa da competição reúne as melhores duplas da modalidade do Brasil, como as campeãs olímpicas Duda e Ana Patrícia.
Ao todo, serão 115 duplas participando do torneio realizado no Parque Novo Mato Grosso. Entre os competidores, estão ainda o campeão olímpico Alisson, os atletas olímpicos Evandro e Arthur Lanci, Carol Solberg, Rebecca e a dupla Thâmela e Vic, que ganhou nesta temporada duas etapas do circuito mundial e hoje lidera o ranking global de vôlei de praia na categoria feminina.
De Betim, Minas Gerais, três atletas competem nesta 5ª etapa do Circuito Brasileiro, todos alunos do projeto Viva o Esporte, realizado pelo Instituto Ramacrisna em parceria com a prefeitura de Betim. Entre as duplas, as atletas Emanuelly Pereira e a acreana Quemile Souza, que trouxeram o bronze recentemente na fase de Qidong, na China, do Beach Pro Tour – etapa Futures, que integra o Circuito Mundial de Vôlei de Praia e entram em quadra nesta sexta-feira, 18. Os atletas Alex Silveira , que faz dupla na competição com o paraense Vinícius Zad, e Rafaela Fonseca, que tem como parceira a atleta de Santa Catarina, Beatriz, disputaram o Torneio Principal na quinta-feira, 17, e, embora não tenham avançado para a fase de grupos, mostraram muita garra e superação em quadra.
As etapas do circuito brasileiro são divididas em Top 16 e Aberto. O Top 16 é disputado pelas 13 principais duplas do ranking nacional, mais os campeões do Aberto na etapa anterior e duas duplas convidadas. Já o torneio Aberto é uma competição de desenvolvimento importante para somar pontos no ranking. A dupla campeã garante vaga no Top 16 da etapa seguinte.
A quinta etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia é uma realização da Federação Mato-grossense de Voleibol e da Confederação Brasileira de Voleibol, com o patrocínio do Governo de Mato Grosso, por meio da Secel.
Inspiração
A campeã olímpica Ana Patrícia, tem sido inspiração para muitos atletas, em especial, para os de Betim, Minas Gerais, que estreiam nesta etapa do campeonato. Emanuelly, Quemile, Alex e Rafaela, fazem parte do projeto Viva o Esporte, realizado pelo Instituto Ramacrisna, em parceria com a Prefeitura de Betim – projeto onde Ana Patrícia iniciou a sua carreira no vôlei.
A atleta foi descoberta em 2013, enquanto participava dos Jogos Escolares e competia pelo handebol na equipe da sua cidade natal, Espinosa, que fica no Norte de Minas. Sua performance chamou a atenção de um dos delegados e logo ela foi chamada para fazer um teste na Seleção Mineira de Vôlei de Praia.
Assim, Ana Patrícia se mudou para Betim e integrou a equipe treinada pelo técnico Giuliano Sucupira, do Projeto Viva o Esporte. No projeto ela aprendeu os fundamentos do vôlei de praia e logo se destacou. Em 2015, Ana Patrícia foi convocada para treinar no Centro de Desenvolvimento de Voleibol, em Saquarema, conquistando os primeiros torneios a nível mundial. Em 2021, embarcou para a sua primeira disputa Olímpica e se tornou campeã.