Notícias

23 de agosto de 2023

Notícias|ONG's|Qualificação Profissional

Colaboração internacional: como projetos estrangeiros ajudam a mudar vidas

De investimentos de outros países a um intercâmbio solidário, o Ramacrisna conta com a colaboração internacional para manter suas atividades

 

Só em 2022, o Instituto Ramacrisna realizou 104.170 atendimentos que melhoraram a vida de milhares de pessoas em 13 cidades da Grande BH. Esses números só são possíveis graças à colaboração de empresas e outras Organizações da Sociedade Civil. 

Seja por meio de doações, financiamento de projetos e até por troca de conhecimentos com os alunos do Instituto, todos os anos o Instituto conta com este apoio. 

A seguir, conheça o Solidariedade Globalizada, uma colaboração internacional em formato de intercâmbio. O projeto esteve suspenso devido a pandemia, mas foi  retomado no segundo semestre de 2023. 

Solidariedade Globalizada: colaboração internacional in loco

O projeto Solidariedade Globalizada consiste em um intercâmbio de professores e alunos da Liverpool Hope University em Betim, onde fica localizada a sede do Ramacrisna. Todos os anos, o grupo de ingleses visita o local, atuando diretamente com alunos, professores e a comunidade. 

Além disso, a iniciativa, chamada de Global Hope fora do Brasil, é totalmente financiada pela universidade e seus estudantes, que frequentemente fazem ações de arrecadação de dinheiro para bancar as viagens. No Ramacrisna, os intercambistas recebem alimentação e moradia dentro da sede. 

A parceria começou em 2004 e, hoje, o Instituto é a única organização brasileira a participar do projeto. E entre as nações beneficiadas, somente o país fala português. 

Com as crianças, as atividades são lúdicas, divertidas e envolventes. O resultado é uma troca constante de culturas, idiomas e colaboração internacional entre a equipe universitária e os moradores da área rural de Betim. São dias intensos de aprendizagem e trocas culturais para todos os envolvidos. 

Já para os alunos, além da oportunidade de fazer o bem, aprender uma nova língua e descobrir um novo mundo, a participação no projeto é parte de uma premiação chamada Prêmio de Serviço e Liderança (SALA), com diversas tarefas exigidas para os concorrentes. Para participar do Sociedade Globalizada, o estudante deve estar inscrito na premiação e já ter envolvimento com a universidade e a comunidade local.  

Fora do período do intercâmbio, a universidade, que tem mais de 160 anos de história, organiza as viagens, treina os alunos e supervisiona os projetos em que sua equipe acadêmica faz parte. A ideia do Solidariedade Globalizada é formar cidadãos responsáveis, com uma visão global, e capazes de implementar mudanças que o mundo precisa. 

Para o Ramacrisna, a colaboração internacional também quer formar cidadãos responsáveis. Mas está focado em oferecer novas oportunidades para crianças que, muitas vezes, não teriam contato com outras culturas se não fosse o projeto.

Leia também: Descubra a importância do xadrez para crianças e jovens

Atividades em 2023

A comitiva da Liverpool Hope University chegou ao Ramacrisna no dia 1º de agosto. Ao todo, serão 27 dias de intercâmbio, em que o grupo vai desenvolver atividades artísticas, esportivas e educacionais com os alunos de diversos núcleos do Instituto, como o Centro de Apoio Educacional Ramacrisna – CAER, Orquestra Filarmônica Jovem Ramacrisna e FabLab (Fabrication Laboratory), por exemplo. 

Participarão do projeto este ano os professores Rebekah Okpoti, do Departamento de Música; Melissa Grindon, do Departamento de Desenvolvimento e Empregabilidade Estudantil; Jamie Lingwood, do Departamento de Psicologia; os alunos Joanna Holland, de Música e Psicologia; Alexandra Hales, de Drama e Teatro; Georgie Bennigsen, de Drama e Teatro e Nicole Carvalho, de Geografia e Psicologia.

Sobre o Ramacrisna

O Ramacrisna é uma instituição sem fins lucrativos que, há mais de 60 anos, desenvolve projetos na área de lazer, cultura, cursos profissionalizantes e de aprendizagem para crianças, adolescentes e adultos em vulnerabilidade social de 13 cidades da Região Metropolitana.

Ao todo, quase 2 milhões de pessoas já tiveram suas vidas transformadas pelos nossos projetos. Você pode contribuir para a melhorar a vida de diversas pessoas. Conheça nosso trabalho e faça sua doação.

compartilhar:

Receba nossas notícias