Apoio pedagógico|Arte e Cultura|Notícias|Sem categoria
O Instituto Ramacrisna oferece esportes, oficinas e jogos para os alunos do Centro de Apoio Educacional Ramacrisna (CAER).
As férias escolares são período de diversão para as crianças, mas exigem jogo de cintura para os pais: com quem deixar os filhos, quais atividades realizar, como conciliar trabalho e cuidado com os pequenos.
Por tudo isso, aumenta a procura pelas colônias de férias, como a oferecida pelo Instituto Ramacrisna que, pelo oitavoano, abre as portas para receber crianças de Betim.
A tradicional colônia de férias da Instituição terá como tema Ninjas Craft, uma proposta inovadora que mistura aventura, criatividade, raciocínio lógico e trabalho em equipe.
Neste ano ela acontecerá entre os dias 21 de julho e 01 de agosto das 7h às 16h.
Destinada aos alunos do Instituto e crianças das comunidades ao entorno da Instituição, a colônia tem como principal objetivo garantir um espaço seguro, educativo e acolhedor durante o período de férias, permitindo que os pais sigam com suas atividades profissionais com tranquilidade.
Além da diversão garantida, os participantes continuam recebendo a alimentação oferecida pela Instituição, assegurando a continuidade da segurança alimentar.
Com uma programação recheada de atividades lúdicas e pedagógicas, a Ninjas Craft proporciona uma verdadeira imersão no universo dos “ninjas criativos”, incentivando os alunos a explorarem seus potenciais por meio de jogos, oficinas e desafios.
A abertura da colônia conta com uma roda de conversa, onde os educadores apresentam as propostas e promovem a integração do grupo.
Entre as atividades de destaque está a confecção de bandanas, que marca o início da gincana e estimula a criatividade e o espírito de equipe.
O Circuito da Gincana, por sua vez, convida os participantes a desafios de sabedoria ninja com perguntas e respostas, atividades motoras e testes de lógica.
Outras atrações incluem a divertida Torta na Cara, com perguntas de português, matemática, meio ambiente e esportes; o tradicional bingo, que trabalha concentração e reconhecimento numérico; e o animado Circuito Ninjas, com obstáculos físicos em clima de aventura e disciplina.
A programação também contempla atividades de desenvolvimento cognitivo e emocional, como a vivência com bolhas de sabão, o interclasse de xadrez, a imersão digital no FabLab com óculos de realidade virtual, e a dinâmica do Labirinto Ninja, que estimula noções espaciais e resolução de problemas.
Um festival de pipas também irá colorir o céu do Instituto, como parte das atividades de resgate da cultura lúdica popular por meio de brincadeiras infantis, que contará também com jogos como queimada, rouba-bandeira, pique-pega, corrida de saco, entre outras.
Para encerrar com chave de ouro, os alunos participam da empolgante Caçada ao Tesouro, repleta de enigmas, charadas e pistas escondidas, culminando em lembrancinhas e um delicioso lanche coletivo.
E como não poderia faltar, a atividade física está presente com um aulão de judô, promovendo disciplina, respeito e saúde entre os participantes.