Capacitação digital para transformar o futuro: oferecendo acesso ao conhecimento e oportunidades, a inclusão digital prepara jovens para os desafios do mercado de trabalho
Hoje em dia, falar de inclusão digital é falar de oportunidade. A falta de acesso à internet, aos computadores e ao conhecimento tecnológico pode limitar o futuro de milhões de brasileiros. É com essa visão que o Instituto Ramacrisna se dedica a combater a exclusão digital, proporcionando a jovens e adultos as ferramentas que precisam para entrar no mercado de trabalho e, acima de tudo, para se sentirem parte de um mundo cada vez mais conectado.
O que significa inclusão digital?
A inclusão digital não é apenas garantir o acesso à internet. Mas também abrir portas para o conhecimento e novas perspectivas. Em um país onde quase 40 milhões de pessoas ainda estão desconectadas, muitos acabam ficando para trás.
Tentando mudar essa realidade, o Ramacrisna oferece uma estrutura completa de cursos, oficinas e até doação de computadores para que crianças, adolescentes e jovens possam realmente se sentir preparados e confiantes diante das exigências do mundo digital.
A inclusão digital promovida pelo Instituto Ramacrisna já começa no Centro de Apoio Educacional Ramacrisna (CAER), em que crianças de 6 a 15 anos têm acesso a recursos tecnológicos como mesa e lousa digital. Além disso, elas participam de aulas de informática básica e têm um tempo livre na sala de internet para realizar trabalhos escolares, jogar e acessar redes sociais, criando uma relação mais próxima e prática com a tecnologia desde cedo.
No curso preparatório do Adolescente Aprendiz, chamado Jovens de Futuro, adolescentes a partir de 14 anos recebem 20 horas de formação em informática, preparando-os para o uso de ferramentas digitais essenciais para o mercado de trabalho. Após a contratação como aprendizes, eles passam por um período inicial de 20 dias de carga horária teórica, incluindo mais 20 horas de informática básica, que lhes dão a base necessária para desempenhar suas funções com competência e confiança.
Curso de Operador de Computador
Para adolescentes, a partir de 16 anos, é possível fazer um curso de qualificação profissional. No curso de Operador de Computador, os alunos começam com o básico da informática, como usar o pacote Office ou navegar na internet com segurança.Em seguida aprendem a montar, instalar e reparar computadores, além de receberem a capacitação para suporte a redes de computadores locais e para configuração de equipamentos e softwares. Para muitos jovens, esse é o primeiro contato com o computador, e eles passam a entender que essas ferramentas podem abrir muitas portas.
Durante as aulas, os jovens realizam consertos de computadores doados por empresas. Além de aprenderem a como dar manutenção nas máquinas, após o reparo elas são cedidas para crianças do Centro de Apoio Educacional Ramacrisna – CAER. A distribuição é feita via sorteio entre aqueles que estão participando e frequentes em todas as oficinas e não têm computador em casa.
Já nos cursos de Programação e Desenvolvimento de Jogos e AutoCad, os alunos aprendem os conceitos de lógica de programação, com uso de variáveis e funções, comandos de decisão e controle, laços de repetição e banco de dados de acordo com os padrões atuais do mercado. As aulas são 100% práticas, além das atividades serem realizadas de forma dinâmica e divertida, buscando estimular a criatividade, o raciocínio lógico e a autonomia dos alunos.
Um olhar para o futuro do trabalho
O Ramacrisna acredita que apostar na inclusão digital é permitir que os jovens tenham um papel ativo na sociedade. Assim, eles podem se sentir capazes de criar, empreender e sonhar. Para muitos, ter esse contato com a tecnologia pela primeira vez é um divisor de águas: eles passam a enxergar o futuro de outra forma, descobrindo áreas como inovação e até empreendedorismo.
Hoje, praticamente todas as profissões envolvem alguma habilidade digital, e os jovens que se formam nos cursos do Instituto Ramacrisna saem preparados para essa realidade. Assim, eles podem seguir uma profissão de sucesso na área de tecnologia ou se destacar em outros mercados, com o conhecimento como um diferencial.
Ao ter acesso à tecnologia e ao conhecimento, os jovens não apenas aprendem habilidades técnicas, mas ganham a confiança para buscar um futuro melhor, para eles mesmos e para suas comunidades. Afinal, incluir é acreditar que todos têm o potencial de transformar o mundo – e o Ramacrisna faz isso todos os dias.
Você pode ajudar a continuar essa corrente do bem. Entre em contato e saiba como ajudar.