Notícias

6 de setembro de 2022

Apoio pedagógico|Educação / Profissionalização|Tecnologia e Inovação

Como a tecnologia pode ajudar na alfabetização infantil

Quase 2,5 milhões de crianças entre 6 e 7 anos não sabem ler nem escrever. Instituto Ramacrisna aposta na tecnologia para desenvolver a alfabetização infantil.

A alfabetização infantil é um grande desafio para os brasileiros. De acordo com a análise da ONG Todos pela Educação, com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), o número de crianças entre 6 e 7 anos que não sabem ler nem escrever cresceu 66,3% durante a pandemia. 

O levantamento, que compara os terceiros trimestres de cada ano entre 2012 e 2021, confirma os efeitos negativos da pandemia de Covid-19 sobre a educação pública brasileira. Somente entre 2019 e 2021 o crescimento de crianças não alfabetizadas foi de 1,4 milhão para 2,4 milhões.

Para tentar reverter o quadro, o Instituto Ramacrisna investe em atividades lúdicas e na tecnologia para deixar a alfabetização infantil mais fácil e divertida. Conheça nossas ações.

Mesa Alfabetizadora Digital

A Mesa Alfabetizadora Digital é um recurso voltado para crianças entre 6 e 13 anos, alunas do Centro de Apoio Educacional Ramacrisna. O recurso é inovador no processo de alfabetização infantil, porque ajuda as crianças a se familiarizar com a linguagem escrita. Para isso, elas brincam de encaixar blocos coloridos em um painel eletrônico.

À medida que as peças são encaixadas, o software reconhece as letras, projetando-as na tela do computador. Assim, as crianças participam de atividades interativas e, consequentemente, aprendem a reconhecer o alfabeto, construir palavras e reconhecer significados. A mesa também proporciona que o aluno tenha mais facilidade para descobrir acentos e interpretar textos.

Além disso, o recurso ajuda os alunos nas disciplinas de português e matemática. Bem como conta com outras atividades, como fábulas, provérbios, cantigas de roda e trava-língua. Dessa forma, a criança se aproxima do mundo das letras, se conecta com a própria cultura e aprende brincando. 

Lousa Digital

Outra atividade do CAER voltada para a alfabetização infantil é a lousa digital. A ferramenta, conectada à internet, possibilita que os alunos se conectem ao mundo. A ideia é possibilitar às crianças moradoras da área rural o conhecimento da sala de aula com a tecnologia. Dessa forma, ampliando e descomplicando o universo do aprendizado. 

Informática Educacional

Aliando softwares como Power Point, Word, Excel, Paintbrush, e Publisher, por exemplo, o projeto busca expandir a capacidade inventiva e recreativa da criança e do adolescente. Aliado a isso, o aluno se familiariza com letras e palavras, tornando maior seu conhecimento e possibilidade de expressão.

A ideia é que os softwares educativos e de pesquisa sejam utilizados para enriquecer os conteúdos e processos didáticos, ampliando o universo da sala de aula. 

No projeto, os jogos são uma ferramenta de aprendizagem, pois apresentam uma série de desafios. Dessa forma, a criança é, a todo o momento, provocada a avaliar, organizar e priorizar informações e, baseado nelas, tomar decisões estratégicas de curto e longo prazos.

Atividades lúdicas

Aliado à tecnologia, as instrutoras do Ramacrisna buscam trabalhar o mundo lúdico com as crianças. Dessa forma, é possível levar às crianças assuntos com que tenham curiosidade e afinidade. Gerando, assim, maior interesse e derrubando barreiras da alfabetização infantil.

Especialmente em datas comemorativas, como o Dia do Folclore, a Páscoa e o Dia da Árvore, as crianças têm contato com material específico, tirando a monotonia da sala de aula.

Apoie os projetos de alfabetização infantil

O Ramacrisna desenvolve projetos para crianças, adolescentes e adultos em vulnerabilidade social há mais de 60 anos. Ao todo, foram quase dois milhões de pessoas que transformaram suas vidas com pelo menos um de nossos trabalhos.

Você pode contribuir para a transformação do mundo via educação, ajudando crianças a lerem e escreverem e conquistar um futuro melhor. Conheça nossos projetos e faça sua contribuição

compartilhar:

Receba nossas notícias