Notícias

24 de agosto de 2024

Apoio pedagógico|Crianças|Esportes|ONG's

Como aulas de xadrez podem mudar vidas

Xadrez atende 200 alunos por ano

As aulas de xadrez fazem parte da grade de atividades do Instituto Ramacrisna desde 2016 e hoje fazem parte do Projeto Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. Desde então, várias crianças e adolescentes já passaram pelas oficinas, desenvolvendo habilidades no jogo e na vida.

Ou seja, o projeto vai além das lições de xadrez. É uma forma de transformar vidas. Conheça mais sobre a iniciativa a seguir.

Aulas de xadrez e impacto positivo

O instrutor Bruno Jacomini é o responsável pelas atividades desde o início do projeto. Para ele, é claro que as aulas de xadrez tem um impacto positivo na vida dos alunos, sendo muito mais que um jogo. Mas também uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento de habilidades essenciais para crianças e adolescentes. 

As aulas de xadrez acontecem duas vezes por semana e fazem parte das atividades dos alunos do Centro de Apoio Educacional Ramacrisna (CAER). Além disso, o projeto também atende uma equipe especial de alunos, que recebem um treinamento mais intenso, focados na profissionalização do esporte. “Nossos encontros são cuidadosamente planejados para que os alunos possam evoluir continuamente tanto nos aspectos pedagógicos quanto nos técnicos”, afirma.

As aulas focam no tripé aprendizado, diversão e resultado. “Acreditamos que aprender deve ser um processo prazeroso, já que, quando os alunos se divertem, a absorção do conteúdo ocorre de maneira mais natural e eficaz. Com isso, conseguimos resultados expressivos tanto dentro quanto fora do tabuleiro. Durante o ano, atendemos cerca de 200 alunos, divididos em ciclos de aprendizagem. Enquanto isso, a equipe de xadrez treina de forma permanente, sempre buscando aprimorar suas técnicas e estratégias”, aponta.

O impacto do projeto vai além das aulas de xadrez. Isso porque os alunos do Ramacrisna são destaques em competições regionais e estaduais, conquistando prêmios em eventos como os Campeonatos Mineiros de Categoria, Jogos Escolares de Minas Gerais, Circuito Mineiro de Xadrez Escolar e Jogos Estudantis de Betim, por exemplo. “Essas conquistas não são apenas reflexo do talento dos alunos, mas também do esforço coletivo de toda a equipe envolvida no projeto”, diz.

Como funcionam as atividades

Os encontros variam de acordo com o nível de conhecimento dos alunos, abordando desde as regras básicas do xadrez até técnicas mais avançadas. Esse formato flexível permite que tanto iniciantes quanto jogadores mais experientes tenham suas necessidades atendidas, garantindo que todos possam progredir em seu próprio ritmo.

Além disso, as aulas de xadrez contribuem para a formação individual. Pois é uma excelente ferramenta para o desenvolvimento de diversas habilidades, como criatividade, trabalho em equipe, raciocínio lógico e tomada de decisões, por exemplo.

“O projeto não é apenas sobre ensinar um jogo; é sobre formar cidadãos mais preparados para os desafios da vida. O xadrez ensina a importância da paciência, do planejamento e da resiliência, habilidades que nossos alunos levarão consigo em todas as áreas de suas vidas. Cada partida jogada, cada decisão tomada no tabuleiro reflete a jornada de aprendizado que os transforma em pessoas mais confiantes e capazes”, observa.

“Ser parte dessa transformação é uma experiência gratificante e, a cada ano, fico mais motivado a continuar contribuindo para o crescimento dos nossos alunos, tanto como jogadores quanto como indivíduos. O xadrez é, sem dúvida, uma ferramenta poderosa para a construção de um futuro melhor, e estou orgulhoso de fazer parte dessa história no Instituto Ramacrisna”, conclui.

Conheça o Ramacrisna

Há 65 anos, o Instituto Ramacrisna trabalha para melhorar a vida de milhões de pessoas em vulnerabilidade social moradoras de 12 cidades da Grande BH. Os projetos incluem opções saudáveis, seguras e gratuitas de lazer, esporte, cultura, educação, profissionalização e inserção no mercado de trabalho. 

Conheça as iniciativas e contribua para dar continuidade ao nosso trabalho.

compartilhar:

Receba nossas notícias