Tanto ONGs quanto empresas interessadas em investir no desenvolvimento social das comunidades onde atuam enfrentam dificuldades quando decidem transformar as boas intenções em resultados. E, a cada dia, cresce o número de instituições que querem desenvolver projetos sociais de impacto.
Um levantamento do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae-MG), mostrou que o número de empreendimentos com foco na resolução de problemas socioambientais aumentou 20% no último ano.
Se você faz parte ou quer se somar a essa estatística, é importante entender quais são os aspectos mais importantes na hora de colocar em prática aquilo que idealizou para promover mudanças significativas no meio em que atua e até consolidar uma boa imagem corporativa.
Vamos explicar, aqui, quais são os passos mais importantes e como encontrar apoio para investir em ações que sejam bem sucedidas e que, efetivamente, consigam transformar realidades.
O que é um projeto social?
Um projeto social é um plano solidário que tem como objetivo transformar um ou mais aspectos da sociedade, ou uma determinada realidade social, ou institucional. São iniciativas criadas para apoiar uma causa que influenciam a vida em sociedade e promovam melhorias para o mundo.
Esses projetos têm como objetivo ajudar a solucionar problemas complexos como pobreza, desigualdade social, injustiças e preconceitos. Para isso, alguns elementos são fundamentais para que sejam factíveis como:
- objetivo claro, bem definido e viável;
- definição de prazo: início e fim;
- definição de formato: ações pontuais ou de longa duração;
- recursos financeiros e humanos estipulados previamente;
- monitoramento e avaliação.
Além do financiamento exclusivo da iniciativa privada, por meio de ações autorais, parcerias e doações, os projetos sociais no Brasil também podem receber verbas governamentais.
Esse processo acontece tanto por meio de editais, quanto pela concessão de benefícios das leis de incentivo à cultura e à educação.
Quais são os tipos de projetos sociais?
Os projetos sociais mais comuns, geralmente, são voltados para a educação, cultura, esporte, meio ambiente ou empoderamento econômico.
Entretanto, qualquer causa social que promova melhorias para uma parcela da sociedade pode ser transformada em projeto. Iniciativas para jovens, idosos, comunidades carentes e periféricas, proteção à vida animal, questões de visibilidade e gênero, racismo, mercado de trabalho, saúde, inclusão de pessoas com deficiência…
As possibilidades são diversas e com um bom planejamento é possível unir mais de uma causa em um só projeto.
Como escolher uma causa para apoiar
Para colocar um projeto em prática é preciso tempo, dedicação, organização e muito estudo.
Antes de começar a idealizar uma iniciativa de desenvolvimento social, é preciso ser movido por um propósito que esteja verdadeiramente ligado ao histórico e a identidade da sua empresa ou associação.
Uma boa dica é se guiar pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda mundial criada pela Organização das Nações Unidas em 2015, para tornar o planeta Terra um lugar melhor para todos.
São 17 objetivos e 169 metas que devem ser atingidos até 2030 para erradicar a pobreza, reforçar a igualdade de gênero e proteger o meio ambiente.
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Envolver a comunidade que será atendida também é uma ótima ferramenta para obter sucesso. Entender o contexto socioambiental, os desafios e problemas da região onde o projeto vai atuar é fundamental.
E nada melhor que a própria população para falar sobre as dificuldades vividas na região.
Como planejar e desenvolver um projeto social de impacto
Depois de escolher uma causa e entender melhor o universo onde vai atuar, é hora de colocar a mão na massa.
Uma boa gestão de projetos vai te ajudar a avaliar e escolher as melhores técnicas, ferramentas e metodologias específicas para dar sequência à ação.
Com ela, você e a sua empresa vão passar a ter controle sobre todas as etapas necessárias para colocar seus objetivos em prática. Assim, você reduz os riscos e garante mais qualidade nos resultados.
A elaboração de um bom projeto social pode ser dividida em cinco fases, passando desde o processo de criação, estruturação, até o encerramento:
- início do projeto: é o momento em que se definem as necessidades e objetivos, escolhendo qual problema ou área a empresa ou ONG deseja investir e quais os recursos necessários;
- planejamento: nesta etapa deve-se coletar informações, determinar custos, dividir tarefas, estipular o cronograma e os prazos de entrega, sempre pensando a longo prazo e com toda a equipe presente;
- execução: é quando se coloca em prática tudo o que foi definido nas etapas anteriores, ao lado de profissionais capacitados e beneficiando o seu público-alvo;
- monitoramento: é o momento de rever o planejamento, avaliar se tudo está saindo como planejado. E, se não estiver, adequar novamente as tarefas, criar um novo cronograma, com novas demandas e metas;
- encerramento: Nesta fase final é hora de mensurar o número de pessoas impactadas, colher avaliações e feedbacks e analisar pontos fracos e possíveis melhorias, se o projeto for mantido.
Empresas e ações sociais
A Coca-Cola e o banco Itaú são dois exemplos de grandes organizações que investem em transformação social e possuem projetos que beneficiam a sociedade.
O Instituto Coca-Cola, braço social da corporação, se uniu ao Ramacrisna para promover a qualificação profissional de jovens entre 17 e 29 anos.
Cem alunos, moradores de bairros da cidade de Betim, aprimoraram conhecimentos com cursos sobre o mundo do trabalho, gênero, direitos humanos, marketing, comunicação e eventos.
Já o Programa Itaú Social UNICEF proporciona formação e fomento financeiro para organizações da sociedade civil, ajudando-as a ampliarem seu protagonismo e compromisso com seus territórios de atuação.
Em 2020, o Instituto Ramacrisna foi selecionado para participar do Programa “Percurso Formativo”.
A iniciativa ajuda organizações a atuarem de maneira mais efetiva na perspectiva da educação integral e inclusiva de crianças e adolescentes. Além disso, apoia a redução de situações de exclusão social.
Se sua empresa ou organização está em busca de ajuda para desenvolver projetos nas áreas de assistência social, arte, cultura, lazer e esportes e qualificação profissional, entre em contato!