Notícias

18 de novembro de 2022

Apoio pedagógico|Qualificação Profissional

Crianças negras: como empoderá-las?

No Brasil, existem 51 milhões de pessoas na infância e na adolescência. E desses, 31 milhões são crianças negras, segundo o UNICEF. 

Em seu estudo, “Por uma infância sem racismo”, a entidade mostra que 26 milhões de menores de idade brasileiros vivem em famílias pobres. E não por acaso, 17 milhões são negros.

Além disso, entre as crianças brancas, a pobreza atinge 32,9%. Enquanto para crianças negras, é 56%. A diferença racial na pobreza entre crianças está nos mesmos patamares. Ou seja, uma criança negra tem 70% mais risco de ser pobre do que uma criança branca.

O UNICEF também alertou para o abandono escolar de crianças negras. Veja bem, dos 530 mil brasileiros de 7 a 14 anos fora da escola, 330 mil são pretos e 190 mil são brancos.

A ONU ainda abordou pontos sobre violência. Segundo o estudo, o risco de ser assassinado é 2,6 vezes maior para os adolescentes negros. E isso, somente nas grandes e médias cidades brasileiras, com população acima de 100 mil habitantes

Por fim, no tema da exploração sexual. As vítimas desse tipo de crime, em sua grande maioria, são adolescentes entre 15 e 17 anos de idade. E claro, quase sempre negras ou indígenas.

Veja também: Como o racismo estrutural prejudica a inserção de pessoas negras no mercado de trabalho

Danos a crianças negras

Além dos dados do UNICEF, uma pesquisa da Universidade de Harvard, nos EUA, apontou como o racismo tem impacta no desenvolvimento físico e mental de crianças negras. A partir dela, os pesquisadores apontaram quatro pontos de atenção para meninos e meninas pretos:

  1. Estado de alerta constante: o racismo e a violência estão entre o que Harvard chama de “experiências adversas na infância”. Isso provoca o “estresse tóxico”. E assim, estimula as áreas do cérebro com gatilhos de medo, ansiedade e reações impulsivas. Por isso, pode causar efeitos no aprendizado, no comportamento e na saúde física e mental;
  2. Mais chance de doenças crônicas: Essa exposição ao estresse tóxico é um dos fatores que ajudam a explicar diferenças raciais em doenças crônicas. O adoecimento pelo racismo é constante e gera depressão e problemas psíquicos. Além de de altos números de suicídio;
  3. Diferenças na saúde e na educação: Crianças negras tem menos acesso à saúde, baixa renda e altas taxas de evasão escolar. Por isso, seu desenvolvimento é, em média, menor que a de crianças brancas;
  4. Responsáveis fragilizados e racismo indireto: Os efeitos do estresse se estendem também aos pais e responsáveis. Assim, eles voltam a afetar as crianças indiretamente. Os estresses da discriminação no dia a dia dos pais  têm efeitos nocivos no comportamento de toda a família.

Então, é preciso agir para empoderar as crianças. Desse modo, permitindo o acesso a serviços básicos de saúde, educação e alimentação. Além disso, é preciso de ações educativas contra o racismo e a discriminação.

Ramacrisna e o empoderamento de pessoas pretas

Uma das formas de empoderar crianças negras no Instituto é por meio do Centro de Apoio Educacional Ramacrisna (CAER). Nele, meninos e meninas participam de oficinas de lazer, esporte e cultura. E ainda de atividades de alfabetização e reforço nas áreas de português e matemática. 

Além disso, o CAER fornece alimentação, material escolar para as crianças. Para participar do projeto, é preciso que meninos e meninas estejam matriculados e frequentes no ensino regular.

Ou seja, crianças negras conseguem se manter na escola e ainda superar a insegurança alimentar e possíveis atrasos escolares. Assim, eles desenvolvem outras atividades no contra turno e permitem que pais e responsáveis possam contribuir para a renda familiar.

Mas não é só isso. No CAER, os instrutores levam temas para a formação social das crianças. Alguns exemplos são o racismo e a luta pela igualdade racial, o autocuidado e o autoconhecimento. Desse modo, educam  as próximas gerações para o combate da discriminação.

Já na Biblioteca Professor Arlindo Corrêa da Silva, meninos e meninas podem conhecer a trajetória de grandes nomes negros da história.  Assim, descobrem livros com protagonistas pretos que são inspiração para os pequenos. Dessa forma, aumentam a autoestima e o autoconhecimento.

Para todas as idades

Fora da infância, o Ramacrisna também trabalha para a inclusão de pessoas negras. É o caso do programa Adolescente Aprendiz e dos cursos de profissionalização que dão mais oportunidades para jovens e adultos se inserirem no mercado de trabalho.

Seja você um apoiador de projetos que empoderam pessoas negras. Conheça nossos projetos e faça sua doação.

compartilhar:

Receba nossas notícias