Sua empresa já produz vídeos de qualidade nas ações de comunicação? Se você ainda não tem planos para investir no mercado audiovisual, é hora de repensar a sua estratégia.
Em um mundo cada vez mais conectado, a produção de conteúdo é, cada vez mais, multimídia. Textos, imagens, áudio, vídeo… todos esses elementos precisam ser explorados com qualidade, para que as empresas consigam passar as mensagens que pretendem, atraindo novos clientes.
O mercado audiovisual também é um espaço de grandes oportunidades. Pessoas de todas as idades podem aprender a manusear uma câmera, editar vídeos e desenvolver produções em diversos formatos. A carreira de produtor de vídeo é recheada de opções.
Para atender esses dois públicos, o que precisa do serviço e o que quer se especializar na área, o Instituto Ramacrisna criou a Produtora Antenados, que tem o objetivo de transformar jovens em produtores de conteúdo de qualidade, que gerem impacto na sociedade, oferecendo serviços que chamem a atenção do mercado.
Entenda como o mercado audiovisual se tornou essencial para empresas de todos os segmentos e conheça um pouco mais da Antenados Produtora!
>> Veja também: Por dentro do Ramacrisna: conheça Cleidiane Duarte
Investindo na comunicação
Ainda há quem pense que investir recursos em ações de comunicação é um gasto desnecessário para empresas. No mundo atual, transmitir mensagens de qualidade e se comunicar constantemente com o público, seja em redes sociais ou canais tradicionais de mídia, é essencial para o sucesso de qualquer empreendimento.
É por isso que a produção audiovisual é tão importante. Por meio dela, é possível construir mensagens atrativas e instigantes. Mostrar as ações internas de uma empresa por meio do vídeo é muito mais interessante do que criar apenas um texto sobre o tema. Os estímulos visuais chamam mais atenção.
Um levantamento feito pela Nielsen Brasil, em parceria com a Toluna, mostrou que 63,8% dos entrevistados consomem conteúdo no YouTube. Esse número supera aqueles que preferem assistir à TV aberta, que não passaram de 61,5%, no estudo. Isso mostra que o público está interessado em acompanhar produções audiovisuais independentes e que há muitos espaços disponíveis para quem não tem recursos para investir em propaganda nos meios tradicionais.
Investir na produção de conteúdo também é um bom caminho para atrair novos clientes. A construção de um portfólio criativo é o que vai mostrar a sua relevância para possíveis parceiros comerciais. É nesse sentido que a Produtora Antenados trabalha.
Uma história de sucesso
A Produtora Antenados foi criada em 2007, como uma iniciativa do Projeto Jovens Comunicadores Antenados. O objetivo era oferecer novas oportunidades para jovens de Betim, para que por meio de cursos de capacitação e treinamento, se tornassem produtores de conteúdo, tanto para atender o instituto, quanto para serem independentes. Muitos talentos foram revelados, fotógrafos com feeling para imagens inspiradoras, produtores e editores de vídeo que após passarem pelo projeto seguiram empreendendo no mercado de audiovisual.
Felizmente a produtora foi bem-sucedida e conseguiu alcançar novos horizontes. Inicialmente chamado de “Projeto Antenados”, a turma se envolveu em diversas iniciativas, dentre elas foi responsável pela elaboração do CRIARTE, projeto de promoção da cultura local de Betim, que, em parceria com o Governo de Minas, produziu 15 shows entre 2011 e 2013.
Em 2014, o projeto passou por um processo de expansão, iniciando a prestação de serviços audiovisuais para empresas, com a produção de conteúdos como: videoaulas, vídeos institucionais, entrevistas, documentários, cobertura de eventos, transmissões ao vivo, criação de vinhetas e animações, entre outros.
Em 13 anos de história, a produtora conquistou o apoio de grandes marcas, como a Petrobras, a Fiat e a Fundação Banco do Brasil.
Para o Ramacrisna, a Antenados Produtora é mais do que um projeto de sucesso. É uma forma de divulgar as ações do instituto de maneira didática e instigante. É o que pensa Emerson de Oliveira Souza, atual coordenador da Produtora.
“Creio que o audiovisual funcione como um catalisador para as estratégias de comunicação. As pessoas em geral têm mais predisposição para buscar ou entender melhor as informações por meio de fotos e vídeos do que por textos ou áudios, portanto, nosso papel é fundamental para comunicação das instituições”.
Atuação expansiva
Atualmente, a Produtora Antenados é responsável por todas as produções institucionais do Ramacrisna. As atividades, aulas e ações do instituto são registradas em vídeos e fotos pela produtora, que também promove oficinas internas e cursos de audiovisual.
Durante a pandemia, a demanda por produção audiovisual cresceu bastante. Segundo Emerson, isso impactou diretamente o trabalho da Antenados.
“Sem dúvidas nossa demanda aumentou, sobretudo a demanda interna, do próprio Instituto. A produtora ficou responsável pela produção, captação, edição e finalização de todas as aulas do Instituto quando as aulas foram suspensas. Esse foi um diferencial para a instituição, enquanto outras empresas tiveram que ‘se virar’ para fazer essa adaptação.”, destacou.
Graças à produção interna de vídeos, o Ramacrisna conseguiu crescer, atraindo novos alunos, mesmo durante a pandemia. Porém, a demanda não aumentou apenas nesse âmbito. De acordo com Emerson, a produtora também tem sido mais procurada para prestar serviços para terceiros, que também sentiram a necessidade de se adaptar ao momento.
Os experientes profissionais da Produtora Antenados estão participando de uma consultoria com a Fundação Dom Cabral, atualizando o seu Planejamento Estratégico para 2021. O objetivo é fazer com que o projeto se torne autossustentável, sobretudo com a prestação de
serviços para instituições do Terceiro Setor.
O sucesso da produtora mostra como o mercado audiovisual está em crescimento constante. Criar conteúdo de qualidade dá um retorno imediato para empresas e colaboradores, além de desenvolver o potencial de milhares de jovens.
Além da Produtora Antenados, o Instituto Ramacrisna desenvolve diversos projetos de impacto social e econômico. Conheça o nosso trabalho!