Cleonice Nascimento encontrou no Ramacrisna o suporte necessário para reescrever sua história profissional
A busca por novos caminhos nem sempre é fácil, mas pode ser o início de uma transformação. Para Cleonice Nascimento, aluna do curso profissionalizante do projeto Construindo o Futuro, do Instituto Ramacrisna, essa mudança começou quando ela decidiu investir em si mesma por meio de especialização.
Formada em administração, Cleonice construiu uma trajetória sólida no mercado corporativo, mas a maternidade trouxe novos desafios. Após o nascimento de seus gêmeos, ela enfrentou dificuldades para conciliar a carreira com as novas responsabilidades. “Por muito tempo, não consegui trabalhar e, quando retomei, não conseguia manter os empregos por mais de seis meses. A carga que a sociedade coloca nas mulheres é muito mais pesada. Mas ficar estagnada era algo inaceitável para mim”, conta.
Novas possibilidades
Foi em uma simples caminhada pelo bairro que Cleonice conheceu o Instituto Ramacrisna e encontrou o suporte necessário para iniciar sua reinvenção profissional. Ao navegar pelo site da instituição, ela se surpreendeu com a variedade de cursos profissionalizantes oferecidos. Foi então que ela decidiu que o curso de trancista seria seu primeiro passo.
“Eu sempre passava em frente ao núcleo do projeto no bairro, e aquilo me chamava atenção. Resolvi pesquisar e me surpreendi com a quantidade de cursos disponíveis. Sempre amei a área de beleza, então me inscrevi no curso profissionalizante de trancista. Foi maravilhoso, me abriu um leque de possibilidades profissionais e me fez lembrar que nunca é tarde para mudarmos de carreira”, relata.
O curso de trancista proporcionou a Cleonice não apenas uma nova habilidade profissional, mas também um impacto profundo na sua autoestima e motivação. Isso porque, durante as aulas, ela conheceu outras mulheres com histórias similares e encontrou apoio tanto dos professores quanto dos funcionários do Instituto.
“A equipe do Ramacrisna foi incrível em todo o processo. Os professores e funcionários acreditam em nós e nos ajudam a acreditar também. Essa experiência transformou a forma como eu enxergo meu futuro”, afirma.
Os próximos passos
Agora que já terminou as aulas e está com o certificado em mãos, Cleonice já está planejando o futuro. O objetivo é abrir o próprio salão de beleza, começando na sua própria casa. “Estou me preparando para abrir meu salão, mas já pensando em fazer outros cursos para ampliar os serviços e oferecer algo completo para os meus clientes”, explica.
Além de realizar seus próprios sonhos, Cleonice se inspira em histórias de outras alunas do curso, que, assim como ela, conseguiram transformar suas vidas. Para ela, o Instituto Ramacrisna foi mais do que uma oportunidade profissional: foi um recomeço.
Como fazer um curso profissionalizante?
O Instituto Ramacrisna oferece uma ampla variedade de cursos profissionalizantes gratuitos, que atendem às demandas do mercado de trabalho e proporcionam oportunidades para jovens e adultos que desejam construir uma nova trajetória profissional. Dessa forma, os alunos têm acesso a uma formação prática e atualizada, que vai além do conteúdo técnico, promovendo também o desenvolvimento de habilidades comportamentais, como trabalho em equipe, liderança e resiliência.
O projeto Construindo o Futuro VI, realizado em parceria com a Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental, conta com os cursos de qualificação profissional e educacional nas áreas de:
- Reforço em matemática e português;
- barbeiro;
- manicure e pedicure;
- cabeleireiro;
- trancista;
- design de sobrancelha;
- mecânica de autos e motos;
- robótica industrial;
- elétrica/fotovoltaica;
- recepção e atendimento.
Podem participar das aulas adolescentes, jovens e adultos, com idade entre 16 e 45 anos, em situação de vulnerabilidade social, moradoras dos bairros de Imbiruçu e Petrovale, em Betim, e nas cidades de Ibirité e Sarzedo– regiões próximas à REGAP. Além das aulas, o projeto conta com atividades esportivas para crianças e adolescentes.
Por fim, o projeto inclui a oferta de cursos de empreendedorismo e consultoria de modelagem de negócios para jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social, com idade entre 18 e 45 anos. Ao todo, serão beneficiadas pelo projeto 4.362 pessoas, diretamente, e 17.448 pessoas, indiretamente, incluindo familiares e participantes dos eventos e torneios. Faça parte dessa transformação. Conheça nosso trabalho e saiba como ajudar.