Notícias

2 de fevereiro de 2024

Cases|Notícias|ONG's

Confira os números do Instituto Ramacrisna em 2023

O ano de 2024 também promete ser de muito trabalho no Ramacrisna. Novos projetos, mais vidas transformadas e acolhimento de excelência para as comunidades atendidas. Muitas novidades já estão em prática e novas surgirão no decorrer do ano. Enquanto isso, o Instituto comemora os resultados  positivos de 2023. 

Ao todo, foram realizados 105.842 atendimentos entre ações diretas e  em parceria com a Prefeitura de Betim. Confira detalhes a seguir.

2023 do Ramacrisna

Pelo sétimo ano consecutivo, o Ramacrisna conquistou um lugar no ranking das 100 melhores ONGs do país. Um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido com transparência, ética, governança e prestação de contas.  

“Figurar novamente nesta lista em 2023 é tão emocionante quanto foi em 2017, quando fomos listados pela primeira vez. É um reconhecimento a um trabalho sério, perene, feito a muitas mãos. Vamos continuar nos dedicando para merecer estar aqui outras vezes, gerando impactos positivos na sociedade e ajudando a transformar cada vez mais histórias por meio dos nossos projetos. Esta é nossa missão.”, celebrou Solange Bottaro, vice-presidente do  Ramacrisna, à época da premiação. 

Ao todo, foram realizados  9.290 atendimentos pelo Instituto e mais 96.552 em parceria com a prefeitura de Betim, envolvendo atividades de arte, cultura, educação, inclusão digital, esportes, alimentação a baixo custo e  apoio alimentar a famílias em extrema vulnerabilidade socioeconômica. 

Além disso, 2.299 doações de alimentos, recebidos através de parceiros, foram entregues às famílias dos alunos, beneficiando  9.196 pessoas. 

Ainda falando de alimentação, 91.533 refeições foram fornecidas pelo Ramacrisna em sua sede, além de 59.960 lanches. Os números positivos só são possíveis devido ao trabalho intenso dos 648 funcionários. Para aperfeiçoar ainda mais a atuação da equipe, foram executadas 1.636 horas de treinamentos. 

O apoio dos parceiros também foi fundamental para o desenvolvimento dos trabalhos. Ao todo, 14 parcerias privadas e 12 com a Prefeitura de Betim foram firmadas. 

Parceria com a Prefeitura de Betim

Uma das maiores parceiras do Ramacrisna foi a Prefeitura de Betim. Ao todo, foram 65.961 participantes de atividades esportivas junto com a Secretaria de Esportes. Em novembro de 2023, foi iniciado o Projeto CASA (Cultura, Assistência Social e Atividades Esportivas), que busca ampliar o acesso de crianças, jovens e adultos ao lazer, esporte e preparação profissional. Ao todo, foram 2.536  participantes das ações que incluem esporte, artesanato, música, reforço escolar e qualificação para o mercado de trabalho.

Além disso, a parceria com o Instituto permitiu que fossem servidas 1.773.389 refeições em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e outras 916.212  nos Restaurantes Populares da cidade. A união dos esforços do governo municipal e do Ramacrisna resultou na distribuição de 142.198 kg de alimentos em parceria com Banco de Alimentos, beneficiando 28.055 pessoas.

Projetos do Ramacrisna

A Orquestra Filarmônica Jovem Ramacrisna executou  aulas de instrumentos de cordas, sopro e percussão para 37 músicos. Além de  26 apresentações para um público total de 7.580  pessoas. 

Com um atendimento amplo e acessível para toda a comunidade, a  Biblioteca Professor Arlindo Corrêa da Silva realizou o empréstimo de 1.299 livros. O projeto Mala de Leitura, que leva a biblioteca para fora das paredes do Instituto, distribuiu quatro kits recheados de livros diversos, resultando no atendimento de 6.265 pessoas em Betim e cidades vizinhas. 

Enquanto isso, no Centro de Apoio Educacional Ramacrisna (CAER), 230 crianças e adolescentes participaram de atividades educacionais, culturais, esportivas e tecnológicas. Por meio do projeto Solidariedade Inclusiva, 40 alunos do CAER receberam doação de computadores. 

Nas atividades esportivas, o judô teve um ano de grandes conquistas: foram 129 alunos e oito participações em campeonatos municipais, estaduais e nacionais – que geraram a conquista de 21 medalhas de ouro, oito de prata e 13 de bronze, além de três troféus de primeiro e dois de terceiro lugar. 

Os números do Xadrez também foram positivos. Ao todo, 204 crianças participaram das oficinas. Foram 11 participações em campeonatos municipais e estaduais e um pódio significativo: nove primeiros lugares, 11 segundos colocados e outros 10 na terceira posição. 

Ainda falando em esporte, o projeto Construindo o Futuro, realizado em parceria com a Petrobras, levou atividades esportivas para 832 alunos de escolas públicas das cidades de Betim, Ibirité e Sarzedo. O projeto ainda atendeu 113 pessoas nos cursos de qualificação profissional e empreendedorismo

Já nos cursos profissionalizantes, foram 57 turmas distribuídas em 22 cursos, um total de  1.324 alunos qualificados. As aulas foram ministradas em cinco cidades: Betim, Juatuba, Igarapé, Ibirité e Belo Horizonte.

O projeto Adolescente Aprendiz capacitou e inseriu centenas de jovens no mercado de trabalho.  Ao todo, 519 aprendizes foram contratados por 117 empresas parceiras em 12 cidades da Região Metropolitana. Além disso, 129 ex-aprendizes foram efetivados nas empresas após o fim do contrato de aprendizagem. O projeto também contou com o programa “Se cuida Jovem”, desenvolvido em parceria com a Faculdade Anhanguera e a PUC Minas, que realizou atendimento psicossocial para 85 adolescentes. 

Por fim, a Produtora Antenados fez 327 coberturas fotográficas e produziu 104 vídeos. Ao todo, foram 30 clientes atendidos durante o ano. 

Os números de 2023 foram muito positivos e mostram como o Instituto transformou a vida de milhares de pessoas. Agora, enfrentamos uma nova jornada pela frente. E só conseguiremos continuar nosso trabalho com a sua ajuda. Conheça nossos projetos e faça sua contribuição.

compartilhar:

Receba nossas notícias