Instituto Ramacrisna foi contemplado pela terceira vez.
Pela terceira vez na história, o Instituto Ramacrisna foi contemplado pelo Criança Esperança. O projeto selecionado é focado em oferecer um suporte integral a crianças e adolescentes, com o objetivo de melhorar o desempenho escolar e desenvolver habilidades culturais, tecnológicas e esportivas. Assim, através de um atendimento completo e do incentivo à prática musical, o projeto ajuda esses jovens a ampliarem suas perspectivas de futuro e criarem um vínculo saudável com a educação.
Entre as atividades contempladas está a Orquestra Filarmônica Ramacrisna, onde os alunos aprendem e se desenvolvem musicalmente. Além da música, o projeto inclui o Centro de Apoio Educacional Ramacrisna (CAER). A iniciativa oferece aulas de reforço escolar, fundamentais para crianças e adolescentes que necessitam de suporte extra nas matérias regulares. Assim, com esse apoio, os estudantes ganham mais confiança para continuar os estudos e enfrentar os desafios da escola.
Outro destaque do projeto é o FabLab Ramacrisna, que funciona como um espaço de criação e aprendizado em tecnologia e inovação. Isso porque lá os jovens têm contato com a robótica educacional e outras atividades que estimulam o raciocínio lógico e a criatividade, essenciais para o mercado de trabalho atual.
Toda a equipe do Instituto comemorou a contemplação pelo Criança Esperança. Para Solange Bottaro, vice-presidente do Ramacrisna, é um reconhecimento significativo. “Sermos contemplados pelo Criança Esperança é um reconhecimento do impacto que o Ramacrisna vem gerando ao longo dos anos. Desse modo, esse projeto vai muito além do apoio escolar, proporcionando às crianças e jovens uma formação completa, com educação, arte, cultura, esporte e ciência. ,” afirmou.
Visibilidade
No último Dia das Crianças, o programa “Altas Horas”, da Rede Globo, trouxe um momento inesquecível para o Instituto Ramacrisna. Isso porque os membros da Orquestra Filarmônica Ramacrisna Igor Rodrigues e Ana Clara Malaquias, junto ao maestro Eliseu Barros, se apresentaram no palco do programa. Durante o programa, eles receberam o anúncio de que o Ramacrisna foi novamente contemplado pelo Criança Esperança, e receberá em 2025 apoio financeiro para essa iniciativa transformadora.
A participação dos jovens no Altas Horas foi um marco em suas vidas e carreiras musicais. Ana Clara, violonista, descreveu a experiência como “um dos momentos mais emocionantes” de sua trajetória. “O Ramacrisna me deu tudo para alcançar esse sonho. Nunca imaginei que minha dedicação à música me levaria tão longe,” disse ela. Enquanto isso, Igor compartilhou a importância desse incentivo. “Tocar em rede nacional foi inesquecível, e o apoio do maestro Eliseu e do Instituto foi essencial para que eu pudesse estar ali”, declarou.
O maestro Eliseu Barros, que lidera a Orquestra, expressou seu orgulho ao ver os jovens no palco. “Ver talentos como Ana e Igor crescerem é a prova de que nosso trabalho não é só a música; mas também é sobre acreditar e investir no potencial dos jovens.”
Importância da cultura de doação
Além disso, a participação no “Altas Horas” reforça a importância da cultura de doação, essencial para a continuidade de iniciativas como esta. Com o impacto positivo gerado pelo Criança Esperança, o Instituto Ramacrisna segue transformando vidas e inspirando jovens a alcançarem o seu melhor.
“O apoio do Criança Esperança será de grande importância para fortalecer e potencializar as ações que o Instituto desenvolve no âmbito educacional, esportivo, tecnológico e cultural, onde será possível ampliar os recursos utilizados para possibilitar o aprendizado de uma forma ainda mais lúdica, atrativa e assertiva e contribuindo assim para a transformação social que o Ramacrisna busca”, declara Luciana Leite, analista de projetos do Ramacrisna.
Você também pode contribuir para que projetos como os do Instituto Ramacrisna transforme cada vez mais a vida das pessoas. Clique aqui e saiba como fazer parte.
Sobre o Criança Esperança
O Criança Esperança, iniciativa da TV Globo em parceria com a UNESCO, é uma ação de mobilização e investimento em projetos sociais que há 38 anos cria oportunidades de desenvolvimento para crianças, adolescentes e jovens de todas as regiões do país.