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27 de maio de 2022

Arte e Cultura

Construindo o Futuro: como a dança ajuda crianças e adolescentes?

O projeto Construindo o Futuro oferece Balé e Zumba para crianças e adolescentes de três comunidades em Betim. Veja como as atividades auxiliam no desenvolvimento pessoal e social.

O projeto Construindo o Futuro, desenvolvido pelo Instituto Ramacrisna, com patrocínio da Petrobras, promove atividades como forma de inclusão social para crianças e adolescentes, nos bairros Imbiruçu, Colônia Santa Isabel e Petrovale. As três comunidades são vizinhas à REGAP, em Betim. 

Além disso, essas ações buscam dar protagonismo para a população, contribuindo para um processo socioeducativo transformador do indivíduo e de toda a sociedade, além de promover o desenvolvimento sustentável da comunidade onde estão inseridos.

Entre essas ações, três chamam a atenção: o balé, a capoeira e a zumba. A dança clássica e a zumba são ofertadas para crianças de 6 a 17 anos, no Núcleo Colônia Santa Isabel. Já os alunos das escolas municipais Sebastiana Diniz Mattos Cardoso e Abílio Gomes da Costa, no núcleo Imbiruçu, podem desfrutar das aulas de capoeira.

Além de incentivar a prática de atividades físicas, as danças trazem diversos benefícios para quem pratica. Confira. 

Balé: expressão corporal e disciplina

Um dos principais ganhos do balé é no desenvolvimento corporal. Além de melhorar a postura, a dança clássica melhora a elasticidade e os reflexos. Mas também explora a expressão corporal, mostrando como os movimentos podem representar sentimentos.

Além de autoconhecimento, isso ajuda na melhoria das relações interpessoais. Por outro lado, o balé mostra para a criança a importância da concentração, da autodisciplina e da memória. Afinal, quanto mais se ensaia, melhor é a apresentação.

O que geralmente acontece é que a criança leva essa prática para a sala de aula, melhorando o aprendizado e a disciplina na escola.

Por fim, o balé é uma forma de ampliar conhecimentos. Já que, para muitos, é o primeiro contato com a música clássica.

Zumba: diversão e atenção

Na zumba, os alunos não ensaiam uma coreografia, mas repetem os passos de um instrutor. Por isso, é preciso atenção e agilidade para continuar no ritmo. 

Além disso, os passos são simples, o que torna a aula perfeita para aliviar o estresse e relaxar. O fato de, muitas vezes, serem músicas conhecidas pode conquistar as crianças e os adolescentes mais facilmente.

Na escola, os alunos que praticam a dança acabam se dedicando mais aos conteúdos, prestando mais atenção nos professores e assimilando o conteúdo mais facilmente.

Capoeira: respeito e brasilidade

Apesar de parecer uma luta, a capoeira pode ser considerada uma dança. Os golpes são como coreografias, que precisam funcionar em perfeita harmonia para dar certo. Um dos principais pilares da capoeira é o respeito pelo próximo. Isso porque os golpes – ou passos – não podem acertar o adversário.

A capoeira também precisa de agilidade, conhecimento corporal e flexibilidade. Na prática, a criança libera o estresse e se concentra nos passos. Sendo, assim, uma ótima maneira de aprender como ter concentração e autoconfiança.

Por fim, jogar capoeira é conhecer sobre si mesmo e sobre nosso país. Os praticantes de capoeira acessam diversas informações importantes sobre a cultura brasileira, ampliando consideravelmente o conhecimento sobre a cultura popular do seu país.

Cantigas populares e tradicionais vindas da África, instrumentos musicais confeccionados com insumos naturais, entre outros elementos importantes, contribuem para a ampliação do conhecimento. No caso de crianças e adolescentes negros, tem, também, um benefício na sua autoestima. 

Saiba mais sobre o Construindo o Futuro

O Construindo o Futuro foi criado em 2020 e, até o fim do projeto, 3.240 pessoas devem ser beneficiadas diretamente. Outras 16.200, indiretamente, incluindo familiares e participantes de eventos e torneios. 

Durante a pandemia, foram desenvolvidos os cursos profissionalizantes. Durante dois anos, 1230 jovens e adultos de 16 a 40 anos receberam qualificação profissional. A escolha dos temas partiu da demanda dos moradores das comunidades selecionadas. Levou-se em conta cursos que atendessem a jovens dos anos finais da escola fundamental e adultos sem qualificação e pouca escolaridade, que precisam de ocupação para melhorar as condições de vida da família.

Nesta nova etapa do projeto, o foco são as vivências esportivas e culturais. O público-alvo dessas ações são crianças, adolescentes e jovens, prioritariamente, os que estejam com defasagem escolar de idade ou série. 

Durante a prática esportiva, é utilizado o método recreativo, que promove maior interação dos participantes e, destes, com o instrutor. Ele objetiva a abordagem lúdica das atividades e propicia aos alunos prazer, criatividade, motivação e reduz o nível de ansiedade e de estresse, gerando melhor aprendizado e interesse pelo esporte.

Assim como a Petrobras, sua empresa também pode incentivar a melhoria de vida de milhares de pessoas. Entre em contato conosco e saiba como.

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