Os grandes craques têm brilhado na Copa do Mundo do Catar. E como o futebol é uma paixão nacional, ver a disputa pelo mundial inspira meninos e meninas de todo o país a se aventurar no esporte.
E se engana quem pensa que bola no pé não pode transformar a vida das pessoas. A seguir, veja como a Copa do Mundo ajuda meninos e meninas, e quais os benefícios do futebol para crianças.
Copa de todos
Com chances reais de trazer a vitória do hexacampeonato, os brasileiros se uniram para torcer juntos. E assistir aos jogos da Copa do Mundo com amigos e família ajuda a trazer o sentimento de união e pertencimento ao grupo. Afinal, é um momento de descontração, que é repleto de afetividade. Ou seja, é uma ocasião perfeita para criar tradições e memórias que vão marcar a vida das crianças.
Além disso, a Copa é uma ótima maneira de vivenciar o misto de emoções. Isso porque as partidas trazem ansiedade, alegria pela vitória e a tristeza pela derrota. É a oportunidade perfeita de ensinar para meninos e meninas como lidar com a frustração de perder algo e também de como celebrar a vitória de maneira respeitosa aos adversários.
Por fim, outro ponto importante é poder se inspirar, diretamente, na trajetória dos craques brasileiros. Grandes nomes como Richarlison e Neymar começaram no futebol em campos de várzea e, hoje, estão entre os melhores jogadores do mundo. É uma forma de incentivar a admiração pelo trabalho de outras pessoas. Além disso, mostra para crianças que é possível transformar a vida pelo trabalho, algo que não é exclusivo do futebol.
Futebol para crianças
Mas não para por aí: mais do que ver as partidas pela TV, o mundial pode servir de inspiração para que as crianças pratiquem o futebol. A prática do esporte traz inúmeros benefícios físicos e psicológicos, que auxiliam no desenvolvimento dos pequenos.
Para começar, a atividade física ajuda no desenvolvimento motor. Ou seja, ajuda a melhorar a coordenação motora, o equilíbrio, a noção de espaço e até mesmo o ritmo da criança.
Além disso, o futebol é um esporte coletivo e social. Durante o jogo, elas acabam tendo contato com colegas de equipe e adversários, criando relacionamentos e laços sociais. É também uma excelente oportunidade para aprender a trabalhar em equipe. Afinal, o sucesso de um time depende do trabalho de cada um e da colaboração entre todos.
Vale lembrar, também, que o esporte é uma ferramenta excelente e divertida para trabalhar o entendimento de regras. Afinal, para que a partida dê certo, é preciso compreender e respeitar as normas do jogo, como não pegar a bola com a mão e até mesmo o que é impedimento.
Como o esporte é rápido, a criança precisa desenvolver o seu lado de ponderar e tomar decisões. Ela precisa saber para quem passar a bola e quando chutar ao gol, por exemplo.
As crianças também vão desenvolver o senso de disciplina. Afinal, quanto mais ela praticar, melhor ela vai ficar. E ela pode levar o raciocínio para outras áreas, como as disciplinas escolares, melhorando seu desempenho na sala de aula.
Futebol no Ramacrisna
Sabendo de todos os benefícios, o Instituto Ramacrisna aposta na prática do futebol para crianças em dois de seus projetos. No Centro de Apoio Educacional Ramacrisna, a metodologia propõe democratizar com qualidade, a atividade física e o lazer, promovendo saúde e bem-estar. O esporte é capaz de favorecer o desenvolvimento humano, demonstrando o impacto social e o poder transformador. São práticas esportivas e pedagógicas, atividades lúdicas e culturais para a formação de valores cidadãos na quadra, na escola, na rua e na vida.
Para cada encontro, os instrutores criam um ambiente participativo, capaz de dar voz às crianças, utilizando o diálogo como mecanismo de interação e resolução das diferenças. A negociação de regras entre pares, oferece o desenvolvimento de habilidades para a vida e incorpora a dimensão de gênero.
Além do futebol e do futsal, os alunos também participam de partidas de vôlei e peteca. O projeto oferece, ainda, oficinas de judô.
Já no projeto Construindo o Futuro, realizado com patrocínio da Petrobras, o esporte é trabalhado de modo recreativo. Dessa forma, promove maior interação dos participantes e, destes, com o instrutor, pois objetiva a abordagem lúdica das atividades e propicia aos alunos prazer, criatividade, motivação, reduzindo o nível de ansiedade e de estresse, promovendo melhor aprendizado e interesse pelo esporte.
Além do futebol de campo e do futsal, o projeto conta com oficinas de basquete, peteca, capoeira, vôlei e zumba. As atividades do Construindo o Futuro são exclusivas para moradores dos bairros Imbiruçu, Colônia Santa Isabel e Petrovale, vizinhos à REGAP, em Betim-MG.
Ao longo de mais de 60 anos de história, o Ramacrisna já transformou a vida de quase 2 milhões de pessoas. Você pode contribuir para a manutenção do nosso trabalho. Entre em contato e saiba como ajudar.