Notícias

10 de janeiro de 2022

Apoio pedagógico|Notícias

Crianças em casa? Confira dicas de atividades para as férias escolares

Em meio ao aumento de casos de gripe e de covid-19, a recomendação é ficar em casa nestas férias escolares. Mas isso não significa que as crianças não vão se divertir.

Para te ajudar a entreter os pequenos e deixar as férias escolares muito especiais, separamos opções de atividades que podem ser feitas dentro de casa. Além de conquistar as crianças, elas vão envolver toda a família. Confira!

Férias escolares fazem parte do desenvolvimento

Mesmo durante as férias, o aprendizado não pode parar. Isso porque cada dia de estímulo ao desenvolvimento das crianças vai ajudá-las a se tornarem adultos melhores. Por isso, é preciso investir em atividades que sejam do interesse das crianças, mas sem deixar de ser instigantes e favoráveis ao desenvolvimento.

Então, o primeiro passo é tirar a criança da frente da TV ou das trends das redes sociais. Isso porque esse tipo de atividade não estimula a imaginação. 

Em vez disso, que tal apostar nas histórias? Ao assistir a uma contação de histórias, a criança não só desenvolve a imaginação, mas também ajuda a despertar o interesse pela leitura.

Para fazer uma contação em casa, use um livro ou até um gibi. O importante é chamar a atenção da criança. Uma dica é mostrar as ilustrações das páginas e utilizar músicas, por exemplo. 

Outra dica é acessar a playlist do projeto Construindo o Futuro, realizado com patrocínio da Petrobras. Nela, você encontra vários vídeos com contações de histórias voltadas para a primeira infância. Além de saraus de poesias e outras atividades. Confira um desses vídeos:

Desenhar e criar

Que criança não ama desenhar? A atividade ajuda não só na imaginação, mas também na coordenação motora. Para ficar ainda mais divertido, faça uma brincadeira com a família inteira, em que o desafio é adivinhar o que é o desenho.

E como as crianças são curiosas, por que não propor atividades de construção? Pode ser tanto uma cabana de papelão, um castelo de cartas ou uma maquete de prédios, por exemplo.

Outra dica de “faça você mesmo” é criar o próprio brinquedo. Além de ser divertido, você ainda economiza e pode utilizar materiais recicláveis. Então, que tal pôr a mão na massa e preparar pipas, massinha de modelar ou um papa bolas?

Para isso, basta juntar garrafa pet, papelão, bolinha de gude e fita adesiva. O passo a passo você confere na live realizada pelo projeto Construindo o Futuro:

Atividades no Instituto Ramacrisna

Durante as férias escolares, os alunos do Centro de Apoio Educacional Ramacrisna (CAER) vão contar com programação especial. Essas atividades serão realizadas no período normal de aulas.

São atividades como: jogos de tabuleiro e sessão de cinema. Apesar de serem indoor, elas serão realizadas seguindo protocolos de segurança para a covid-19. Além disso, os alunos também vão contar com programação ao ar livre, como piqueniques e recreações esportivas na quadra e campo do Instituto.

Sobre o Instituto Ramacrisna

O Ramacrisna é uma organização social sem fins lucrativos que desenvolve projetos nas áreas de educação, arte e cultura, profissionalização e aprendizagem. Para isso, contamos com biblioteca, orquestra, Centro de Apoio Educacional, cursos profissionalizantes e programas de aprendizagem.

Há mais de seis décadas ajudamos a mudar a vida de crianças, jovens e adultos em vulnerabilidade social em 13  cidades da região metropolitana de Belo Horizonte.

Desde o início das atividades, quase 2 milhões de pessoas já foram beneficiadas por, pelo menos, um dos nossos projetos. Nos ajude a continuar a transformar vidas. Então, clique e saiba como ajudar.

compartilhar:

Receba nossas notícias