Notícias

26 de abril de 2023

Apoio pedagógico|Qualificação Profissional|Sem categoria|Sustentabilidade|Tecnologia e Inovação

A criatividade e inovação para um futuro sustentável

O futuro sustentável é um dos temas mais discutidos e valorizados do mundo atualmente. Mas muito pouca gente entende realmente o que é sustentabilidade. Assim, limitam pensamentos e iniciativas à parte ambiental. 

Não há como falar em sustentabilidade sem ação social. Assim, a distribuição de renda, a redução das diferenças econômicas e a melhoria da qualidade de vida das comunidades são fundamentais para qualquer modelo de futuro sustentável. 

Quer conhecer mais sobre sustentabilidade social e como suas ações podem mudar o mundo? Então, venha com a agente e siga a leitura. 

Como construir um futuro sustentável 

Quando falamos de sustentabilidade, pensamos diretamente no meio ambiente. É um fato que precisamos rever nossa relação com os recursos naturais. Mas há outros vários aspectos que precisam ser levados em consideração. 

Segundo uma das grandes autoridades da área, o economista polonês Ignacy Sachs, o conceito de sustentabilidade está dividido em 8 partes:

  • Social;
  • Cultural;
  • Ecológica; 
  • Ambiental; 
  • Econômica;
  • Territorial;
  • Política nacional;
  • Política internacional.

Isso mostra como o caminho para a construção de um futuro sustentável é muito mais complexo e exige um esforço em diversas áreas. 

Sustentabilidade Social: ações para um futuro sustentável 

Promover a igualdade, a distribuição de renda e garantir a todos o acesso à saúde, educação e alimentação. Enquanto não  houver garantias sociais mínimas, não poderemos pensar em um futuro sustentável. 

Apesar da enormidade do desafio, pequenas ações podem mudar a vida de muitas pessoas. Conheça algumas iniciativas simples, mas com grande impacto.

Incentive a produção local – Sempre que possível, escolha produtos produzidos na sua região. Além de incentivar a economia local, essa prática aproxima o consumidor da cadeia produtiva, diminuindo as emissões de gases dos serviços de transporte. 

Escolha empresas socialmente responsáveis – Parece pouco, mas pode fazer muita diferença. Quando for comprar um produto ou contratar um serviço pesquise sobre o fabricante ou fornecedor.

Apoie projetos sociais – Há centenas de iniciativas acontecendo em todas as regiões do país. É só pesquisar e escolher. Aqui mesmo no Ramacrisna, temos vários projetos que você pode apoiar. Clique para saber mais

Seja voluntário – Uma das principais formas de ajudar é com o seu trabalho. A maior parte dos projetos depende de doações e patrocínios e está sempre precisando de pessoas para ajudar. 

Criatividade e inovação: as chaves de um futuro sustentável

Não bastam somente boas iniciativas para mudar a nossa realidade. É preciso investir em criatividade e inovação se quisermos um futuro sustentável de verdade. 

Novos projetos e iniciativas precisam ter como principal ativo seu impacto na sociedade. Assim, muito além da viabilidade econômica, é a forma de relacionamento socioambiental que definirá seu sucesso. E a tecnologia tem um papel fundamental nesse processo. 

Com a criatividade e a inovação, novos horizontes se abrem. Seja com uma nova utilização para um produto ou com um aplicativo que permita a criação de negócios que não existiam antes. O caminho para o desenvolvimento de regiões carentes passa por ideias de demandas que seriam impensáveis há alguns anos. 

Outras iniciativas, como o compartilhamento de bens de consumo, a colaboração em empreendimentos e o reaproveitamento de produtos já estão em andamento. E, no entanto, estamos apenas começando a nossa caminhada. 

Mas como acelerar essa mudança? O que podemos fazer para ajudar a migração para esse novo modelo econômico?

Instituto Ramacrisna: há 64 anos construindo o futuro sustentável.

Fundado em 1959, o Instituto Ramacrisna é uma Instituição Social, sem fins lucrativos, sem vínculos religiosos ou partidários. Aqui são desenvolvidos projetos de aprendizagem, profissionalizantes e de tecnologia, entre outros. Suas iniciativas atendem comunidades em situação de vulnerabilidade social de 11 cidades da Região Metropolitana de BH.

Desde sua fundação, o Ramacrisna investe em criatividade, inclusão e inovação. Assim, não apenas ensina, mas capacita e prepara os jovens para os desafios do futuro.

Conheça algumas das nossas iniciativas:

Curso de Robótica industrial – Prepara profissionais para atuar em diversas áreas da indústria da automação (programador PLC, programador de robô e eletricista industrial). Nas aulas, são aplicados conceitos de eficiência e segurança para desenvolvimento de programação, lógica de controle de processo industrial e também manipulação e programação de robô industrial.

Centro de Apoio Educacional Ramacrisna (CAER) – São atividades complementares às aulas, que ampliam os horizontes dos alunos. Com equipamentos de ponta, como a mesa Alfabetizadora Digital e a Lousa Digital, as crianças e os jovens têm acesso à internet e às novas tecnologias. 

Meninas em Rede – Tem como objetivo potencializar a educação em STEM (ciências, tecnologia, engenharia e matemática). O projeto é voltado para meninas em situação de vulnerabilidade social das comunidades rurais atendidas pelo Instituto Ramacrisna. Lá, elas têm acesso a oficinas de programação, desenvolvimento de ferramentas tecnológicas, xadrez, atividades esportivas e culturais, gerenciamento humano, Indústria 4.0 e IOT, entre outras. 

FabLab – É um laboratório de inovação criado para estimular a criatividade e o conhecimento por meio da prática. Isso é feito através do aprendizado de robótica, programação e conhecimentos básicos e intermediários na tecnologia. O FabLab tem uma estrutura completa, com ferramentas e materiais para a produção rápida de objetos por meio da prototipagem. 

Quer conhecer mais sobre o instituto e apoiar um de nossos projetos? Acesse nosso site.

compartilhar:

Receba nossas notícias