Notícias

24 de maio de 2023

Apoio pedagógico|Esportes|Qualificação Profissional

Descubra a importância do xadrez para crianças e jovens

Há séculos, essa arte milenar de tabuleiro vem cativando jogadores de todas as idades. Quanto mais cedo se começa, mais fácil é entender os movimentos e as estratégias em busca da vitória.

Porém, muito além dos seus aspectos competitivos, o xadrez tem um grande impacto no desenvolvimento humano. Ele é uma ferramenta de aprendizado, inclusão e transformação. Ao incentivar habilidades como o pensamento crítico, a tomada de decisões e a resolução de problemas, ele ajuda na formação de jovens e crianças.

Neste artigo, você conhecerá um pouco mais sobre esse jogo que é disputado há séculos e influenciou milhões de pessoas. Além da sua importância para crianças e jovens.

Boa leitura!

Origens e história do xadrez

O xadrez tem sua origem por volta do século VI, na Índia. Acredita-se que tenha surgido como uma variação de um jogo indiano chamado chaturanga. Mas com o tempo, evoluiu e se espalhou para outras regiões, como a Pérsia e o mundo islâmico.

E foi justamente na Pérsia, que o xadrez teve suas regras padronizadas e tornou-se, praticamente, o jogo que conhecemos hoje. No século IX, ele chegou na Europa e se tornou muito popular entre os monarcas e os intelectuais da época. Foi nesse período que suas peças começaram a adquirir suas formas atuais, como o bispo, a torre e a rainha.

Porém, somente no século XIX, o xadrez se tornou um esporte competitivo. Dessa forma, passou-se a realizar torneios internacionais entre federações e associações na maior parte do mundo. No último século, o jogo se uniu à tecnologia, se desenvolvendo ainda mais.

Um dos marcos da época foi a vitória da máquina sobre o homem, quando em 11 de maio de 1997, o supercomputador Deepblue derrotou Garry Kasparov, o então campeão mundial.

Hoje, o xadrez é jogado e apreciado em todo o mundo por milhões de pessoas. Por estimular o raciocínio estratégico e a criatividade, é indicado para todas as idades, mas principalmente para o desenvolvimento de crianças e jovens.

Xadrez para crianças e jovens: uma ferramenta poderosa

Muito mais do que uma atividade divertida, o xadrez desenvolve habilidades cognitivas, emocionais e sociais. Por essa razão, é uma ferramenta valiosa para o crescimento e o aprendizado de crianças e jovens.

Entre seus benefícios, destacamos:

  • Desenvolvimento do pensamento estratégico. Para jogar, é preciso planejar suas jogadas antecipando as possíveis consequências de cada movimento. Assim, são trabalhadas importantes competências para o futuro dos alunos, como a resolução de problemas.
  • Foco e concentração. Em uma partida, os jogadores precisam manter a atenção, analisando as diferentes possibilidades e pensando de forma lógica. Com isso, os praticantes melhoram seu desempenho em tarefas complexas e no meio acadêmico.
  • Criatividade e imaginação. Os praticantes são encorajados a explorar diferentes abordagens e estratégias e buscar soluções originais.
  • Paciência e perseverança. O jogo exige decisões ponderadas. Muitas vezes, é necessário esperar o momento certo para executar determinada jogada ou para atingir uma posição vantajosa.
  • Atividade Social – Apesar de ser uma atividade individual, o xadrez reúne as pessoas, se tornando uma ótima maneira de fazer novas amizades e de aprender a lidar com vitórias e derrotas de forma saudável.
  • Inclusão e diversidade – Ao contrário de outras atividades, o xadrez é um jogo acessível a todas as idades, gêneros, culturas e origens socioeconômicas. Por isso, promove a igualdade de oportunidades.

 

Xeque Mate: tecnologia, educação e xadrez para crianças e jovens

Desenvolvido pelo Instituto Ramacrisna, em parceria com a Vale, o projeto Xeque Mate visa preparar crianças e jovens para a vida, por meio de práticas que unem tecnologia, esporte e educação.

Por meio de oficinas de robótica e xadrez, o projeto beneficia 448 crianças e jovens, entre 6 a 18 anos, em situação de vulnerabilidade social. Sua duração é de 2 anos. Através do Xeque Mate, a comunidade tem acesso a tecnologias e conhecimentos que ajudam no seu desenvolvimento.

Na oficina de Robótica Educacional, os alunos aprendem a inventar, programar, montar e movimentar um robozinho. Com isso, além do contato com a tecnologia, eles desenvolvem o raciocínio lógico, o trabalho colaborativo e o compartilhamento de dados.

Já na oficina de xadrez, crianças e jovens aprendem desde regras básicas a estratégias avançadas no jogo. Assim,elas desenvolvem capacidades fundamentais no desenvolvimento humano e intelectual. Além disso, ele reforça o senso de responsabilidade e melhora a autoestima dos pequenos.

E a oficina de xadrez traz resultados. Segundo o juiz, enxadrista e professor Bruno Jacomini, “entre os resultados obtidos pelos jovens enxadristas do Ramacrisna, estão dois campeonatos mineiros para crianças de até 10 anos e um vice-campeonato para crianças de até 12 anos. A atual campeã feminina de Betim também é uma aluna do Instituto. Vale destacar ainda diversos títulos e pódios em campeonatos regionais.”

Conheça o Projeto Xeque Mate

Sobre o Instituto Ramacrisna

O Instituto Ramacrisna é uma instituição sem fins lucrativos que, há 64 anos, desenvolve projetos na área de lazer, cultura, cursos profissionalizantes e de aprendizagem para crianças, adolescentes e adultos em vulnerabilidade social de 11 cidades da Região Metropolitana.

Ao todo, mais de 2 milhões de pessoas já tiveram suas vidas transformadas pelos nossos projetos. Nos ajude a continuar trabalhando.
Saiba mais.

 

 

compartilhar:

Receba nossas notícias