Notícias

20 de setembro de 2022

Sustentabilidade

Dia da árvore: Ramacrisna promove ações de preservação ambiental

Em comemoração ao Dia da Árvore, novas árvores serão plantadas na trilha ecológica no Instituto, além da distribuição de sementes para crianças. Em todo ano, o Ramacrisna promove ações de educação ambiental

No dia 21 de setembro, o Brasil comemora o Dia da Árvore. A data foi escolhida por estar próxima do início da primavera. Isso porque a estação das flores começa entre os dias 22 e 23 de setembro.

Para comemorar a data, o Ramacrisna intensifica as ações de educação ambiental. Saiba mais a seguir.

Dia da árvore

O dia da árvore é uma data dedicada à educação ambiental. Isso porque tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância dessa grande riqueza natural. Ou seja, o dia serve como reflexão sobre as consequências do desmatamento e poluição, além de ressaltar a importância das árvores no equilíbrio do nosso ecossistema. 

Vale lembrar que as árvores proporcionam oxigênio por meio da fotossíntese, ajudam na diminuição da temperatura do ambiente, além de assegurar a vida de várias espécies animais, diversos frutos entre outras coisas.

Por isso, o Ramacrisna está organizando o plantio de cinco novas árvores na trilha ecológica localizada dentro do Instituto. As mudas têm 1,70 metro e são de espécies nativas da flora local. 

A trilha ecológica em meio à mata, chamada de EcoTrilha, foi construída em 2017, em parceria com as UVS’s Essencis Betim e Viasolo Betim. Com duração aproximada de 15 minutos, a caminhada é suave, o que permite que seja feito por pessoas de todas as idades.

Durante o percurso, é possível observar uma bela paisagem e perceber a riqueza natural da região. Já que a EcoTrilha possui grande diversidade de árvores e plantas, além do contato com animais, como pássaros silvestres. A trilha é aberta ao público e pode ser feita em qualquer dia da semana.

Além do plantio, crianças matriculadas em diversos projetos e os funcionários do Ramacrisna vão receber sementes de ipê. A ideia é que eles entendam a necessidade de contribuir para a preservação ambiental.

Ações o ano todo

Desde a sua criação, há mais de seis décadas, o Ramacrisna desenvolve ações de preservação e educação ambiental. Isso porque colaboradores, alunos e comunidade convivem com jardins e três hectares de mata nativa. O contato com a natureza não só é um deleite para os olhos, como deixa o ambiente mais fresco e agradável. 

Dentro das salas de aula, os alunos aprendem sobre o respeito à natureza, os danos do desmatamento e a importância da destinação correta do lixo e do reaproveitamento de água e resíduos. 

Desde 2014, os alunos do Centro Educacional Ramacrisna (CAER) participam do processo de compostagem do Instituto. Essa é uma forma de reaproveitamento do lixo orgânico, folhas secas e apara de grama. Além disso, é uma forma de mostrar, na prática, como o material que seria descartado serve para dar vida a novas plantas. 

Na compostagem, o material fica maturando durante quatro meses. Após esse período, o composto é retirado e fica por mais um mês curtindo. Todas as etapas são separadas por cercadinhos de madeira e placas com datas. Quando o composto se transforma em adubo orgânico, ele é utilizado nos jardins do Ramacrisna. 

Sobre o Ramacrisna

O Ramacrisna é uma instituição sem fins lucrativos que, há mais de 60 anos, desenvolve projetos na área de lazer, cultura, cursos profissionalizantes e de aprendizagem para crianças, adolescentes e adultos em vulnerabilidade social de 13 cidades da Região Metropolitana.

Ao todo, quase 2 milhões de pessoas já tiveram suas vidas transformadas pelos nossos projetos. Você pode contribuir para a melhorar a vida de diversas pessoas. Conheça nosso trabalho e faça sua doação.

 

compartilhar:

Receba nossas notícias