Por meio do esporte, o Ramacrisna ajuda a promover a formação cidadã de crianças e jovens em vulnerabilidade
Mais do que descobrir jovens atletas, os projetos de esporte têm um grande valor social. Isso porque, por meio deles, instituições sociais ajudam a promover formação cidadã para pessoas em vulnerabilidade social. Além disso, traz diversos benefícios para a saúde de quem pratica, trazendo melhor consciência corporal e controle do sobrepeso, por exemplo.
Mas não para por aí. Os projetos esportivos também trazem benefícios para as famílias dos atletas e para a comunidade. Promoção da saúde, inclusão social, desenvolvimento físico e mental são só alguns dos benefícios
Sabendo disso, o Ramacrisna assumiu a missão de oferecer oportunidades para que todos possam praticar esportes, se beneficiando dessa ferramenta poderosa de transformação social e de promoção do bem-estar. A seguir, conheça os projetos de esporte do Instituto.
Projetos de esporte do Ramacrisna
Centro Esportivo e Recreativo
A iniciativa faz parte do Centro de Apoio Educacional Ramacrisna (CAER), que atende crianças em idade escolar matriculadas em escolas públicas. O projeto inclui diversas oficinas. Entre elas, as de esporte.
A ideia é democratizar a atividade física e o lazer, promovendo saúde e bem-estar. Para isso, as crianças participam de práticas esportivas, pedagógicas, atividades lúdicas, inserção digital e culturais para a formação de valores cidadãos na quadra, na escola, e na vida.
No projeto, as crianças participam de oficinas de futsal, futebol society, peteca, xadrez, judô e vôlei. Além disso, os atletas do Centro Esportivo e Recreativo têm a oportunidade de participar de competições e campeonatos.
As oficinas são realizadas na sede do Ramacrisna, em Betim. No espaço, há quadra poliesportiva, campo gramado de futebol society, playground, área de lazer com quiosques, mesas e bancos que são disponibilizados à comunidade para campeonatos esportivos,momentos de lazer e jogos em geral.
Tatame Cidadão
Com patrocínio da Vale e da Weg, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, o Ramacrisna promove o Tatame Cidadão, projeto que oferece aulas de judô para crianças e adolescentes de 8 a 18 anos, de forma totalmente gratuita.
As oficinas acontecem três vezes por semana. O objetivo do projeto é fomentar a prática esportiva, integrar, inserir e socializar pessoas e descobrir novos talentos.
Esporte em Movimento
Focado na população da regional Vianópolis, em Betim, o projeto Esporte em Movimento oferece atividades esportivas para crianças e adolescentes a partir dos seis anos de idade. As modalidades incluem futebol 7 society, futsal, vôlei, judô e basquete. Tudo isso de forma gratuita.
A iniciativa busca proporcionar aos alunos o acesso ao Desporto Educacional, praticado em formas assistemáticas de educação, evitando-se a seletividade e a hipercompetitividade de seus praticantes. O projeto tem patrocínio da Vale, Goldman Sachs Banco, Goldman Sachs Corretora e Itaú Social por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte.
Xeque Mate
Focado no xadrez, o projeto Xeque Mate, realizado pelo Instituto Ramacrisna, tem patrocínio da Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. A iniciativa busca promover a vivência esportiva por meio da realização de oficinas de xadrez e robótica, beneficiando 448 crianças e jovens entre 6 a 18 anos, em situação de vulnerabilidade social, estudantes de escola pública e residentes em Betim.
A ideia é proporcionar acesso ao Desporto Educacional, praticado nos melhores sistemas de ensino e em formas assistemáticas de educação, evitando assim que jovens de menor renda sejam excluídos do mercado por falta de oportunidade.
Viva o Esporte
Outro projeto de esporte é realizado em parceria com a prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, o. O Viva o Esporte/Ramacrisna oferece atividades esportivas para moradores de todaa cidade, com idade a partir de quatro anos. Podem participarparticipam pessoas de todas as idades e, gêneros com e sem deficiência.
Ao todo, cerca de quatro mil pessoas participam, anualmente, do projeto. São 11 núcleos esportivos, que oferecem, de forma totalmente gratuita, as seguintes modalidades esportivas:
- Atletismo
- Basquete
- Futsal
- Ginástica estética
- Ginástica acrobática
- Ginástica artística
- Ginástica rítmica
- Atividade física adaptada
- Bicicross (ciclismo BMX)
- Vôlei de quadra
- Vôlei máster (para atletas acima dos 35 anos)
- Vôlei de areia
- Handebol
- Lian gong (prática corporal fundamentada na Medicina Tradicional Chinesa)
- Trampolim
- Taekwondo
- Judô
- Xadrez
- Iniciação esportiva
O Viva o Esporte também oferece aos alunos atendimento psicológico, fisioterapeuta e assistente social. Ou seja, a iniciativa contribui para a melhoria da saúde física e mental, para o exercício da cidadania e para a transformação humana.
Construindo o Futuro VI
Com atividades esportivas realizadas nos bairros Petrovale e Imbiruçu, além das cidades de Ibirité e Sarzedo, o projeto oferta as modalidades de basquete, futsal, vôlei, handbol e capoeira.
Como investir no esporte
Há 64 anos, o Instituto Ramacrisna transforma a vida de milhões de pessoas em situação de vulnerabilidade social, moradoras de 12 cidades da região metropolitana de BH. Desde a sua criação, a instituição aposta nos projetos de esporte como uma forma potente de dialogar com crianças, jovens e adultos.
Você pode contribuir para continuar esse trabalho. Conheça o Instituto e saiba como doar.