Notícias

7 de janeiro de 2022

Arte e Cultura|Cases|Jovem Aprendiz|Produtora Antenados

Dia do fotógrafo: conheça histórias de jovens que transformaram a vida com essa arte

A fotografia surgiu no século XIX. A palavra vem do grego e significa desenhar com a luz. Em 8 de janeiro de 1840, a primeira câmera fotográfica chegou ao Brasil. Por isso, nessa data é comemorado o dia do fotógrafo.

Apesar de hoje em dia tirar fotos ser muito mais simples do que há séculos atrás, ainda é uma arte que exige muito trabalho e talento. Afinal, mais do que registrar um momento, uma foto mostra uma visão de mundo. E para isso, é preciso estudar para desenvolver um olhar único, assim como para dominar as técnicas de foco, tempo de exposição e muito mais.

Por isso, nesse dia do fotógrafo, contamos a história de três profissionais que aprenderam o ofício no Instituto Ramacrisna.

“Ser um profissional de fotografia vai muito além de criar fotos bonitas”

Filipe Abras está agachado e sorrindo. Ele está com os pés na água e segurando a câmera fotográfica

É assim que Filipe Abras define sua profissão. Ele conta que o início de sua carreira como fotógrafo foi mágico, mas que logo descobriu que o trabalho é muito mais que os cliques.

Seu primeiro contato com a fotografia profissional foi na Antenados Produtora, onde ingressou como jovem aprendiz. Lá, pôde aprender teoria e prática. Além disso, teve acesso a conteúdos que deram base para experimentar, errar, evoluir e se descobrir na área. 

Em seguida, Filipe se tornou instrutor de fotografia na Antenados, atuando para que outros jovens aprendessem as técnicas da profissão, abrindo caminho para novos talentos.

Sua passagem pela Antenados Produtora ocorreu entre 2012 e 2016. Hoje, Filipe trabalha de forma independente, realiza ensaios e cria conteúdos para redes sociais de empresas. Ele já trabalhou com várias companhias nacionais e internacionais em diferentes nichos de atuação.

“O começo é mágico, você tem um universo inteiro para explorar e ele não tem fim, é uma área muito orgânica. Além da estética, da arte e propósito, também tem a gestão, comunicação, marketing, relacionamento e por aí vai.”

Mas Filipe conta que a pandemia prejudicou muito o mercado de fotografia e que os profissionais que não buscaram se reinventar ficaram para trás. “Hoje estou em um processo de autoconhecimento, planejamento e de experimentação. Meu trabalho se concentra em gerar conexões através da minha fotografia e desenvolver projetos que se alinhem com o meu propósito que é viver”, afirma.

Fotografia a favor da autoestima e do empoderamento feminino

Selfie de Cleidiane no espelho. Ela está sorrindo e segurando a câmera fotográficaA fotógrafa Cleidiane Duarte trabalha com a produção de ensaios femininos. Em seus retratos, ela busca registrar as diferentes belezas e personalidades. Para ela, um dos melhores momentos da sua profissão é saber como suas fotos as ajudam a se sentir mais bonitas.

Assim como Filipe, Cleidi começou na fotografia na Antenados Produtora, onde ficou de 2011 a 2020. Até 2012, ela foi jovem aprendiz e, em seguida, atuou como instrutora. Para ela, a produtora foi a porta de entrada no universo da fotografia e do audiovisual. 

Isso porque foi lá que Cleidi pôde fazer cursos de fotografia com profissionais renomados da área. Além disso, na mesma época, concluiu a graduação em Publicidade e Propaganda, o que ampliou as possibilidades na área. 

Em mais de uma década de fotografia, ela já trabalhou em várias áreas, como casamentos e aniversários, por exemplo. Mas, hoje, seu trabalho é voltado para retratos e sua maior demanda são os ensaios femininos.

“A fotografia é incrível por diversas razões, mas receber o feedback das clientes dizendo o quanto aquele ensaio foi importante para resgatar sua autoestima, não tem preço”.

A fotografia era um sonho

Lorrany está sentada em um campo. Ela está sorrindo e segurando a câmera fotográfica

Ser fotógrafa era o sonho de Lorrany Ramos desde que ela tinha 11 anos. Hoje, ela não só se tornou fotógrafa, mas também trabalha registrando sonhos: fazendo coberturas e ensaios de casamentos.

Assim, a admiração pela profissão fez com que Lorrany buscasse um local para aprender a fotografar e colocar em prática as lições. “Foi aí que eu conheci o Ramacrisna”, lembra.

Então, ela ingressou na Escola Multimídia Antenados. Semanas depois, se tornou jovem aprendiz. 

Para ela, fazer parte da Produtora foi essencial para se formar como fotógrafa. “Lá eu aprendi desde o início da fotografia, até como ser uma profissional da área. Foi meu primeiro contato com uma câmera fotográfica”, afirma.

“Atualmente, trabalho com fotografia de casamentos, área que eu me identifiquei e sigo apaixonada. Sou muito grata por poder trabalhar com aquilo que sempre sonhei, além de ter um bom retorno e ótimas experiências”.

Sobre a Antenados Produtora

A Antenados foi criada em 2007, como projeto de comunicação do Instituto Ramacrisna para jovens da região. Em 2014, a Antenados se tornou uma produtora e passou a prestar serviços para empresas. Além disso, desenvolveu metodologia própria para formação de jovens em audiovisual, com curso gratuito para jovens de 15 a 22 anos. 

Atualmente, a Produtora Antenados presta diversos serviços. Todos com profissionais muito qualificados e equipamentos de última geração. São eles:

  • Cobertura com foto e vídeo (produção e edição)
  • Vídeo institucional
  • Vídeo comercial
  • Gravação de videoaulas
  • Locução para vídeo
  • Legendagem de vídeos
  • Criação de vinhetas
  • Edição de vídeo (Adobe Premiere e After Effects)
  • Fotografia (produção e edição)
  • Fotografia e vídeo com drone (imagens de alta resolução captadas em drone Dji Air 2s)
  • Transmissão ao vivo de eventos (Seminários, palestras, workshops, shows e muito mais)
  • Aulas e workshops (cursos e oficinas de audiovisual, com profissionais de cinegrafia, fotografia, edição de imagens e design)
  • Animação de logo

Contrate a Antenados Produtora. Acesse o site, conheça o portfólio e solicite um orçamento. 

compartilhar:

Receba nossas notícias