Notícias

8 de março de 2022

Notícias|ONG's

Dia internacional das mulheres: a importância do trabalho feminino no Terceiro Setor

55% dos colaboradores do Instituto Ramacrisna são mulheres. A maioria feminina nos trabalhos do setor social e da saúde são uma tendência no mundo todo: segundo a ONU Mulheres, organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero, elas correspondem a 70% das pessoas empregadas nas duas áreas. No Dia Internacional das Mulheres, saiba mais sobre a importância desse trabalho e como o Ramacrisna ajuda na busca pela igualdade de gênero. Confira!

Mulheres no Terceiro Setor

Em outubro de 2021, foi lançado o manifesto “A Força das Mulheres no Terceiro Setor”.  O movimento é uma iniciativa da Fundamig e da Conectidea, com participação de gestoras de diversas Organizações da Sociedade Civil, incluindo o Instituto Ramacrisna.

O manifesto foi elaborado após reuniões virtuais do grupo de trabalho. O documento aponta a valorização e o empoderamento feminino como formas de fortalecer não apenas as mulheres, mas também o Terceiro Setor do país. 

Para isso, o grupo de trabalho apontou a importância da criação de espaços de fala, liderança, formação e sensibilização feminina. Dessa forma, se incentiva a  igualdade de oportunidades e a presença efetiva e respeitada de mulheres nos espaços de poder.

A vice-presidente do Ramacrisna e integrante do grupo de trabalho, Solange Bottaro, ressalta que o tema já é abordado há vários anos no Instituto. Ela também aponta como a iniciativa permite a troca de experiências.

A participação feminina no Terceiro Setor sempre foi importante e mobilizadora. Nos últimos anos, percebemos que as mulheres passaram a se qualificar profissionalmente para assumir papéis na gestão, direção e conselhos dessas organizações. Foi possível, então,  ampliar seu papel graças às competências adquiridas e, ao mesmo tempo, desenvolver uma gestão eficiente, inovadora e com amplos resultados de impacto social”, comenta. 

Agora, o Grupo de Trabalho realiza uma pesquisa sobre o perfil e as necessidades das mulheres que atuam no setor. A partir daí, a equipe irá elaborar um guia com propostas para fomentar a qualificação feminina. O documento deverá, ainda, apontar ideias para que as instituições trabalhem os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Além disso, o guia deve indicar formas para que a gestão do Terceiro Setor abra espaços de diálogo para a representatividade e o protagonismo feminino.  

Para participar do grupo de trabalho, basta preencher o formulário.

Ações pela igualdade de gênero

No Dia Internacional das Mulheres em 2022, a ONU promoveu debates com o tema  “Igualdade de gênero hoje para um amanhã sustentável”. O objetivo foi  reconhecer a contribuição feminina para a redução de mudanças climáticas e na construção de um mundo mais igualitário

Além disso, a Organização reafirma a importância de iniciativas para a inclusão de mulheres e a redução da desigualdade entre homens e mulheres em todo o mundo.

De acordo com nosso relatório de impacto, nossos projetos contribuem para o cumprimento do ODS 5 – igualdade de gênero. Isso porque garantimos a inserção e a igualdade de oportunidades das mulheres nas iniciativas. 

O Centro de Apoio Educacional Ramacrisna (CAER), por exemplo, possibilita que mulheres tenham onde deixar os filhos para poderem trabalhar

Para se ter uma ideia, 68% dos responsáveis pelas crianças afirmam que, se os filhos não fossem alunos do projeto, não conseguiriam trabalhar. Assim, comprometeriam a renda familiar e qualidade de vida

Outro projeto alinhado ao ODS 5 é a Biblioteca Professor Arlindo Corrêa da Silva. O espaço possibilita o contato de pessoas em vulnerabilidade social com autoras clássicas e contemporâneas. Permitindo, assim, o conhecimento de vivências femininas pelo mundo. 

Além disso, o projeto Meninas em Rede continua em execução. A iniciativa busca promover a inclusão de jovens mulheres em vulnerabilidade social nas áreas de inovação e tecnologia. Esses mercados estão em crescimento no país, mas ainda são dominados por homens. 

O projeto, ainda, busca desenvolver ações de socialização, esporte e ações culturais, estimulando a criatividade, o raciocínio lógico e o pensamento crítico

Além disso, o Instituto também realiza palestras e oficinas sobre igualdade de gênero e empoderamento feminino. Conheça nossos projetos e saiba como contribuir para a melhoria de oportunidades para mulheres.

Dia Internacional das Mulheres

Para comemorar o Dia Internacional das Mulheres, o Ramacrisna realiza homenagens para suas colaboradoras. Durante a semana, 10 funcionárias do Instituto participaram de uma conversa com jovens do projeto Adolescente Aprendiz.

Entre as convidadas, participaram instrutoras do projeto e colaboradoras de diversas áreas de atuação do Instituto.

No projeto “Descobertas: mulheres para além do Instituto Ramacrisna”, as colaboradoras compartilharamm suas experiências no mercado de trabalho para os jovens. Essa é uma iniciativa interna, com o objetivo de ampliar vivências dos aprendizes e estimular que as adolescentes invistam na carreira profissional.

compartilhar:

Receba nossas notícias