Notícias

21 de março de 2024

Apoio pedagógico|Cases|Notícias|ONG's

Dia mundial da infância: como ter uma infância saudável?

Ter uma infância saudável é direito de toda criança. E garantir essa condição é dever de toda a sociedade. Mas, o que afinal quer dizer uma infância saudável?

Essa é uma questão que envolve diferentes aspectos. De forma geral, uma infância saudável é aquela em que uma criança tem suas necessidades básicas atendidas em termos de nutrição, segurança, cuidados médicos, amor e apoio emocional. 

A promoção de uma infância saudável é uma responsabilidade compartilhada por toda a sociedade. Cada membro exerce uma função diferente – e crucial – nesse processo. O ideal é que todo mundo trabalhe junto para garantir que as crianças cresçam com saúde física, emocional e intelectual.

O papel da família para uma infância saudável

A família é o primeiro ambiente em que a criança se desenvolve. É com os familiares que ela aprende valores, afeto e segurança, além de ser o primeiro ambiente de socialização. Pais e responsáveis têm o dever de fornecer um ambiente estável e amoroso, estimulando o desenvolvimento cognitivo e emocional. Bem como a casa deve ser um ambiente de conversa aberta, respeitosa e repleto de apoio emocional. 

O papel da escola para uma infância saudável

A escola é um ambiente fundamental para o desenvolvimento infantil. Afinal, dentro do ambiente educacional, a criança adquire conhecimento acadêmico, interage socialmente e desenvolve habilidades de resolução de problemas e controle emocional. 

A escola também deve ser um ambiente inclusivo, onde todas as crianças se sintam incluídas, independentemente de suas habilidades ou origens. 

O papel da comunidade

A comunidade deve atuar como aliada das crianças, garantindo o acesso a serviços públicos de qualidade, como atendimento à saúde, além da criação de espaços seguros e adequados para brincadeiras e atividades ao ar livre.

O papel do Terceiro Setor

O Terceiro Setor é fundamental para o desenvolvimento de uma infância saudável. As Organizações da Sociedade Civil devem atuar em conjunto com governos, escolas e famílias, complementando ações e acolhendo pessoas em situação de vulnerabilidade social. 

O Instituto Ramacrisna desenvolve diversos projetos que atuam diretamente na promoção de uma infância saudável. Um deles é o Centro de Apoio Educacional Ramacrisna (CAER), que oferta diversas oficinas gratuitas às crianças nas áreas de educação, esporte, cultura e tecnologia. As atividades acontecem em período complementar às aulas ministradas na escola pública. O Instituto fornece para os alunos almoço e lanche diariamente, inclusive nas férias, além de vestuário, como incentivo à família para mantê-las frequentes na escola. 

Para promover o acesso à leitura, a Instituição conta com a Biblioteca Professor Arlindo Corrêa da Silva, que possui um acervo de literatura infantojuvenil e adulta com mais de nove mil livros catalogados. O local desenvolve diversas atividades de incentivo à leitura, como contação de histórias e a sexta literária, em que as crianças levam para a casa o livro que escolheu para ler no final de semana. O espaço ainda conta com um acervo em braile e audiolivros para atender os leitores com deficiência e uma ludoteca, com jogos de tabuleiro para a socialização e interação entre os alunos do Instituto.

O projeto Construindo o Futuro, realizado em parceria com a Petrobras,inclui ações voltadas para as crianças moradoras dos bairros Imbiruçu e Petrovale, em Betim, e das cidades de Ibirité e Sarzedo, regiões próximas à REGAP. A partir dos seis anos, os pequenos podem participar de atividades esportivas de basquete, futsal, vôlei, handebol e capoeira. 

As crianças também participam de atividades semelhantes no projeto Esporte em Movimento, que tem patrocínio da Vale, Goldman Sachs Banco, Goldman Sachs Corretora e Rede Itaú por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. De forma totalmente gratuita, as crianças podem participar de futebol society, futebol, futsal, peteca, vôlei, judô e basquete que, para além do caráter esportivo, auxilia ainda no desenvolvimento integral do indivíduo e a sua formação para o exercício da cidadania e a prática do lazer. 

O projeto Viva o Esporte, parceria com a Prefeitura Municipal de Betim, busca oferecer às comunidades atividades físicas, esportivas, de lazer e recreação, práticas corporais e esporte de rendimento, oportunizando o acesso de crianças a partir de 4 anos. As atividades são gratuitas, realizadas em ambientes inclusivos e com acompanhamento de profissionais especializados.

Ainda em parceria com a Prefeitura de Betim, o projeto CASA é voltado para moradores de Betim a partir de 6 anos de idade. As aulas de esportes incluem modalidades como futebol, futsal, artes marciais, natação, balé, ginástica e atividades recreativas. As crianças contam ainda com reforço escolar e aulas de violão. 

Envolvendo tecnologia, educação e esporte, o projeto Xeque Mate, que tem patrocínio da Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, realiza oficinas de robótica e xadrez para crianças a partir dos 6 anos. A finalidade é alcançar o desenvolvimento integral do indivíduo e a sua formação para o exercício da cidadania e do lazer.

Para manter esses e outros projetos e garantir uma infância saudável para ainda mais crianças precisamos de apoio financeiro. Seja parte da nossa corrente do bem. Entre em contato e faça sua doação.

compartilhar:

Receba nossas notícias