As ações de educação ambiental vão desde atividades para crianças até uma trilha ecológica aberta à comunidade.
De acordo com a Lei 9795, de 1999, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental, entendem-se por educação ambiental os processos de construção de valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente. Além do bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.
É, ainda, um dever de todas as instituições proporcionar a educação ambiental para a comunidade e isso pode ser feito desde a infância. Ao contrário do que diz o senso comum, crianças são capazes de compreender a importância de cuidar do meio ambiente. Sem contar que a educação ambiental ajuda na sensação de pertencimento do mundo.
Outro benefício da educação ambiental para crianças é a capacidade de disseminação da informação. Ou seja, os pequenos compartilham os conhecimentos com os amigos e a família, gerando uma corrente de informação que beneficia toda a comunidade.
Por isso, o Instituto Ramacrisna acredita que cuidar do meio ambiente não é só possuir projetos e ações de preservação e redução do uso de recursos naturais, como a instalação da usina fotovoltaica. É ajudar com que crianças, adolescentes e adultos desenvolvam a consciência ambiental e façam sua parte na preservação.
Conheça algumas de nossas ações.
Desde 2014, os alunos do Centro Educacional Ramacrisna (CAER) participam do processo de compostagem do Instituto. Essa é uma forma de reaproveitamento do lixo orgânico, folhas secas e apara de grama. Além disso, é uma forma de mostrar, na prática, como o material que seria descartado serve para dar vida a novas plantas.
Na compostagem, o material fica maturando durante quatro meses. Após esse período, o composto é retirado e fica por mais um mês curtindo. Todas as etapas são separadas por cercadinhos de madeira e placas com datas. Quando o composto se transforma em adubo orgânico, ele é utilizado nos jardins do Ramacrisna.
Outra ação de educação ambiental acontece dentro das salas de aula. No CAER, os professores falam sobre preservação do meio ambiente, cuidado com os animais e reaproveitamento e reciclagem de materiais em temas interdisciplinares.
Já nos cursos profissionalizantes, os alunos aprendem a fazer o descarte correto dos resíduos e o impacto que a má destinação pode causar.
Dentro do Ramacrisna, existe uma trilha ecológica em meio à mata, chamada de EcoTrilha. Com duração aproximada de 15 minutos, a caminhada é suave, o que permite que seja feito por pessoas de todas as idades.
Durante o percurso, é possível observar uma bela paisagem e perceber a riqueza natural da região. O trajeto foi construído em 2017, em parceria com as UVS’s Essencis Betim e Viasolo Betim.
A EcoTrilha possui grande diversidade de árvores e plantas, além do contato com animais, como pássaros silvestres. A trilha é aberta ao público e pode ser feita em qualquer dia da semana.
O Ramacrisna é uma instituição sem fins lucrativos que, há mais de 60 anos, desenvolve projetos na área de lazer, cultura, cursos profissionalizantes e de aprendizagem para crianças, adolescentes e adultos em vulnerabilidade social de 13 cidades da Região Metropolitana.
Ao todo, quase 2 milhões de pessoas já tiveram suas vidas transformadas pelos nossos projetos. Nos ajude a continuar trabalhando. Faça sua doação.