O talento e a determinação dos atletas do projeto Viva o Esporte, realizado pelo Instituto Ramacrisna em parceria com a Prefeitura de Betim, foram destaques no Grand Slam de Taekwondo, realizado entre os dias 20 e 23, no Rio de Janeiro. A competição, promovida pela Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD), reuniu cerca de 400 atletas de todo o país, sendo a principal seletiva para a formação da Seleção Brasileira da modalidade em 2025.
A equipe de Betim brilhou nos tatames e voltou para casa com um saldo oito medalhas, incluindo cinco ouros, além da conquista de três vagas na Seleção Brasileira de Taekwondo. A vice-presidente do Instituto Ramacrisna, Solange Bottaro, celebrou o desempenho dos atletas e destacou a importância do esporte na transformação de vidas. “Ver esses jovens se destacando no cenário esportivo nacional é motivo de muito orgulho para nós. O esporte é uma ferramenta poderosa de inclusão social e desenvolvimento, e o Instituto Ramacrisna continuará investindo para que mais talentos tenham a oportunidade de brilhar. ”, disse orgulhosa.
Emoção e reconhecimento
Para Julio Cesar, conquistar o ouro e uma vaga na Seleção Brasileira é um sonho realizado: “É uma sensação indescritível Dedico essa conquista a Deus e ao meu mestre, Wellis, que está a meu lado há mais de 18 anos, e sempre disse que eu chegaria na seleção Brasileira, e hoje conquistei isso, só tenho gratidão. Ao programa Viva ao Esporte por todo o apoio, a oportunidade, as competições são caras e não teria conseguido sem o projeto. Obrigada a todos que contribuíram. ”, se emociona.
Agora, os atletas se preparam para representar o Brasil em competições internacionais, levando o nome de Betim e do Instituto Ramacrisna ao mais alto nível do taekwondo brasileiro.
Novos representantes na Seleção Brasileira
Confira os atletas do projeto que garantiram suas vagas na Seleção Brasileira de Taekwondo 2025:
- Julio Cesar Ferreira Fernandes, 36 anos, faixa preta 2º dan, categoria master até 68kg
- Ana Julia Gonçalves Arantes, 16 anos, faixa preta 1º dan, categoria poomsae juvenil
- Fellipe Lourenço Cordeiro, 13 anos, faixa vermelha ponta preta, categoria cadete até 57kg