Nos últimos anos, a consciência em torno das questões ambientais e investimento social tem crescido significativamente no Brasil e no mundo. O investimento em empresas comprometidas com a pauta ESG (ambiental, social e governança – em tradução livre) tem ganhado cada vez mais destaque. O ESG aborda fatores que vão além dos simples indicadores financeiros, como o impacto da empresa no meio ambiente e sua responsabilidade social.
Estudos recentes têm mostrado que a adesão a práticas de ESG pode trazer vantagens competitivas para as empresas, incluindo uma gestão mais eficiente dos riscos e uma imagem positiva perante os consumidores e investidores. Além disso, a crescente conscientização sobre questões como mudanças climáticas e direitos humanos tem levado cada vez mais investidores a procurar opções de investimentos que refletem suas crenças e valores.
Neste artigo, vamos abordar o componente Social do ESG e como o investimento social é uma ferramenta fundamental para o nosso futuro.
O “S” em ESG refere-se às questões sociais que uma empresa deve considerar e abordar em sua operação. Assim, elas podem abranger tanto aspectos internos como a diversidade e a inclusão dos funcionários, quanto o relacionamento com as comunidades.
Ao incorporar uma abordagem socialmente responsável, as empresas reconhecem que o bem-estar social está diretamente relacionado à sustentabilidade do negócio. Além disso, elas contribuem para a melhoria da sociedade, o que beneficia a todos.
Outro ponto importante para empresas com investimento social é a construção de uma marca respeitada. Negócios que se comprometem com práticas sociais responsáveis geralmente têm uma imagem positiva e uma reputação sólida.
Agora que você já entendeu a importância do investimento, é hora de saber como fazer.
Antes de começar a fazer um investimento social, você precisa pensar em alguns fatores tanto para facilitar quanto para maximizar suas ações. Isso porque, iniciativas isoladas ou sem recorrência acabam não trazendo os resultados esperados.
A seguir, alguns passos importantes para criar uma política de investimento social:
O Instituto Ramacrisna foi fundado há 64 anos e atua em 11 cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Através de parcerias, geração de recursos próprios e doações, desenvolve projetos nas áreas de lazer, cultura, esporte, cursos profissionalizantes, apoio educacional e de aprendizagem para crianças, adolescentes e adultos.
Entre os projetos realizados em parceria com empresas destacamos:
Existem diversas formas de apoiar o Ramacrisna e começar um plano de Investimento Social. Você pode apoiar o Instituto, alguma iniciativa, ou até desenvolver um projeto específico para sua empresa, em parceria com o Ramacrisna
Clique aqui para entrar em contato conosco.