Nos últimos anos, a consciência em torno das questões ambientais e investimento social tem crescido significativamente no Brasil e no mundo. O investimento em empresas comprometidas com a pauta ESG (ambiental, social e governança – em tradução livre) tem ganhado cada vez mais destaque. O ESG aborda fatores que vão além dos simples indicadores financeiros, como o impacto da empresa no meio ambiente e sua responsabilidade social.
Estudos recentes têm mostrado que a adesão a práticas de ESG pode trazer vantagens competitivas para as empresas, incluindo uma gestão mais eficiente dos riscos e uma imagem positiva perante os consumidores e investidores. Além disso, a crescente conscientização sobre questões como mudanças climáticas e direitos humanos tem levado cada vez mais investidores a procurar opções de investimentos que refletem suas crenças e valores.
Neste artigo, vamos abordar o componente Social do ESG e como o investimento social é uma ferramenta fundamental para o nosso futuro.
Investimento Social: o significado do “S” no ESG
O “S” em ESG refere-se às questões sociais que uma empresa deve considerar e abordar em sua operação. Assim, elas podem abranger tanto aspectos internos como a diversidade e a inclusão dos funcionários, quanto o relacionamento com as comunidades.
Ao incorporar uma abordagem socialmente responsável, as empresas reconhecem que o bem-estar social está diretamente relacionado à sustentabilidade do negócio. Além disso, elas contribuem para a melhoria da sociedade, o que beneficia a todos.
Outro ponto importante para empresas com investimento social é a construção de uma marca respeitada. Negócios que se comprometem com práticas sociais responsáveis geralmente têm uma imagem positiva e uma reputação sólida.
Agora que você já entendeu a importância do investimento, é hora de saber como fazer.
Como criar uma política de investimento social
Antes de começar a fazer um investimento social, você precisa pensar em alguns fatores tanto para facilitar quanto para maximizar suas ações. Isso porque, iniciativas isoladas ou sem recorrência acabam não trazendo os resultados esperados.
A seguir, alguns passos importantes para criar uma política de investimento social:
- Identifique os objetivos – Antes de começar, trace os objetivos gerais que deseja alcançar. Pode ser melhoria da educação, saúde ou alguma ajuda à comunidade na qual a empresa está inserida
- Analise as necessidades – Realize uma pesquisa para identificar os desafios mais urgentes na área em que você pretende investir. Cada local tem necessidades diferentes.
- Estabeleça critérios – Selecionar projetos e iniciativas para apoiar pode ser uma tarefa complicada. Considere fatores como alinhamento com os objetivos da sua organização, impacto social, sustentabilidade, potencial de transformação e capacidade de execução.
- Busque parceiros – Uma das principais lições da área social é que você não resolve nada sozinho. A colaboração é essencial para maximizar os resultados. O Instituto Ramacrisna, por exemplo, está entre as mais respeitadas ONGs do Brasil, com projetos em diversas áreas. Clique para conhecer mais.
- Pense em longo prazo – uma política de investimento social é um processo contínuo e evolutivo. Esteja aberto a aprender com as experiências e adaptar suas estratégias. Nada acontece do dia para a noite.
- Comunique e divulgue – Compartilhe os resultados e histórias de sucesso gerados por meio do investimento social. Essa comunicação transparente não só valoriza o trabalho realizado, mas também inspira outras pessoas e organizações a se engajarem em iniciativas semelhantes.
Conheça os projetos sociais do Instituto Ramacrisna
O Instituto Ramacrisna foi fundado há 64 anos e atua em 11 cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Através de parcerias, geração de recursos próprios e doações, desenvolve projetos nas áreas de lazer, cultura, esporte, cursos profissionalizantes, apoio educacional e de aprendizagem para crianças, adolescentes e adultos.
Entre os projetos realizados em parceria com empresas destacamos:
- Ampliando Fronteiras – realizado em parceria com a BrazilFoundation e a prefeitura de Igarapé, tem, como objetivo qualificar profissionalmente adolescentes e jovens de 15 a 29 anos, em situação de vulnerabilidade social e pessoal de Igarapé, promovendo a inserção desse grupo no mercado de trabalho. Entre os anos de 2021 e 2022, 681 jovens foram atendidos pelo projeto.
- Construindo o Futuro – Com patrocínio da Petrobras, o projeto é voltado para crianças, adolescentes e jovens, moradores de 3 bairros próximos à REGAP, em Betim-MG. Através dele, milhares de pessoas são beneficiadas. Desde 2020, 3.414 pessoas foram beneficiadas diretamente e mais de 13 mil indiretamente.
- Xeque Mate – Feito em parceria com a Vale, o projeto prepara crianças, adolescentes e jovens para a vida, por meio de práticas que unem tecnologia, esporte e educação. Em 2022, 196 alunos foram beneficiados.
Existem diversas formas de apoiar o Ramacrisna e começar um plano de Investimento Social. Você pode apoiar o Instituto, alguma iniciativa, ou até desenvolver um projeto específico para sua empresa, em parceria com o Ramacrisna
Clique aqui para entrar em contato conosco.