Notícias

19 de outubro de 2023

ESG|Notícias|ONG's|Qualificação Profissional

ESG: como uma empresa pode pôr em prática?

Organizações de todos os tamanhos devem assumir compromissos com a Agenda ESG, melhorando as relações no ambiente empresarial e com toda a sociedade

 

Quem faz parte do ambiente empresarial com certeza já ouviu falar em ESG, sigla para Environmental, Social and Governance, ou ambiental, social e governança, em português. Na prática, o termo se refere a práticas ambientais, sociais e de governança adotada dentro de empresas, governos e organizações do Terceiro Setor.

Quando essas ações são integradas e enraizadas à estratégia das organizações, é possível mapear necessidades futuras, riscos e oportunidades tanto para o ambiente organizacional, quanto para o meio ambiente e a sociedade. Assim, é uma forma de gerar valor compartilhado e orientado para a prosperidade.

Como é uma tendência, muitas organizações encaram o ESG como algo difícil de se implementar. Mas é preciso desmistificar essa ideia: com práticas simples, dá para se alinhar com o que está em alta e contribuir para o desenvolvimento social e ambiental. Confira as dicas:

Dicas simples sobre ESG

1.Buscar eficiência energética

Uma maneira prática e simples de se adotar a agenda ESG é economizar energia e eliminar o desperdício dentro da empresa. Isso inclui desde usar lâmpadas LED, até instalar painéis de energia solar. Sem contar com o simples fato de apagar as luzes quando não estiverem sendo utilizadas. 

Outra dica é evitar o desperdício de combustíveis fósseis. Todas essas práticas trazem uma variedade de benefícios, como redução das emissões de gases de efeito estufa, diminuição da demanda de energia e redução de custos, por exemplo.

2. Reduzir a rotatividade dos funcionários

Tanto para melhorar o clima dentro da empresa quando para permitir o desenvolvimento social e econômico de uma comunidade. Além disso, as atividades contribuem para melhorar a autoestima dos colaboradores, que se sentirão mais satisfeitos e com motivação para gerar mais valor para a empresa. 

3.Buscar diversidade e inclusão

Segundo especialistas, as empresas que possuem pessoas mais diversas registram maior receita com a inovação do que as com diversidade abaixo da média. Especialmente, quando grupos minoritários, como mulheres, negros e pessoas LGBT ocupam cargos de liderança. 

Além disso, a diversidade e a inclusão são destaque na agenda ESG também no pilar social. Isso porque esses grupos enfrentam não apenas o preconceito para entrar no mercado do trabalho, como também têm menos acesso a qualificação profissional e possuem renda média abaixo da média. 

4.Adotar políticas de compliance, transparência e anticorrupção

Este tópico é o mais focado em governança. As práticas já são adotadas por muitas organizações, focadas tanto na legislação quanto na análise de risco das empresas.

A questão se tornou ainda mais importante após acionistas, investidores e clientes passarem a prestar mais atenção no ESG. Com a facilidade do acesso à informação via internet, especialmente no caso de governos e organizações do Terceiro Setor, a transparência se faz cada vez mais requisitada. 

As práticas incluem a criação e divulgação pública de uma política abrangente de compliance, transparência e anticorrupção. Além disso, deve haver uma comunicação interna clara de como essas políticas serão postas em prática. 

Outras recomendações são criar uma declaração de tolerância zero pela liderança e estabelecer um compromisso público de apoiar e proteger os funcionários que se recusam a agir de forma antiética.

5.Redução de resíduos

Um dos assuntos mais lembrados quando se fala em ESG e cuidado com o meio ambiente é a produção e destinação de resíduos. Quando se faz um uso inteligente de recursos, se gera uma economia de custos e traz mais eficiência ao ciclo produtivo.

Rastrear e reduzir a geração de resíduos está no centro desse tipo de programa, assim como o engajamento das equipes, que é fundamental para que a iniciativa seja bem-sucedida. Além de campanhas educativas para uso inteligente dos recursos, minimizando o desperdício, é preciso destinar corretamente os resíduos, com foco para reciclagem e reutilização.

Outras práticas ESG 

Quando o assunto é ESG, o leque de possibilidades é enorme. Para uma organização colocar em prática essa agenda, o primeiro passo é fazer uma avaliação interna, analisando o que pode ser resolvido e melhorado nos processos já existentes. Especialmente antes de ações e práticas grandiosas. 

Também é preciso reconhecer práticas já adotadas e que devem ser intensificadas. Desde a sua criação, há 64 anos, o Ramacrisna  já implementa ações ligadas ao conceito ESG, como:

prestação de contas;

  • transparência;
  • projetos de autossustentabilidade;
  • treinamentos para competência em gestão;
  • geração de energia por meio de usina fotovoltaica;
  • reciclagem de óleo;
  • aquecimento solar da água;
  • educação ambiental.

Entre em contato e saiba mais.

 

compartilhar:

Receba nossas notícias