Produtores rurais e construção civil foram principais clientes que demandaram produtos para cercas e psicultura
Em plena crise econômica gerada pela pandemia do novo coronavírus, a Fábrica de Telas Ramacrisna registrou um crescimento de 71% no faturamento da empresa, entre março de 2020 e fevereiro de 2021, em comparação ao mesmo período anterior. Em 2020, foram produzidos 614.942 m² de diferentes tipos de alambrados, que consumiram um total de 808.230 kg de arame galvanizado. Comparados ao ano de 2019, o crescimento foi de 40% no volume produzido e 44% de aumento referentes ao total de matéria prima consumida.
De acordo com o gerente da fábrica, Octávio Figueiredo, no primeiro momento, onde ainda havia muitas dúvidas a respeito do que seria a quarentena e de como a Covid-19 impactaria a economia, houve uma redução nas vendas e consequentemente na produção. “Fizemos um rodízio de funcionários, antecipando férias e mantendo sempre um quadro enxuto no chão de fábrica. Posteriormente, quando entendemos que a pandemia estaria conosco por mais tempo que o esperado, percebemos a necessidade de se trabalhar alternativas para buscar novos clientes, fidelizar os que já estavam conosco e otimizar os processos de vendas, entregas e toda a cadeia de produção”, contou.
Passado esse período, houve então uma alta demanda de clientes pessoa física, que estavam em casa ou em suas propriedades rurais, realizando algum investimento em telas para segurança, para criação de diferentes animais e também para manutenção de cercas já existentes. Esse movimento aconteceu até meados de setembro, quando foi observada uma crescente nos clientes pessoa jurídica com demandas para obras no setor de construção civil, construções esportivas como quadras, campos, dentre outros.
Já no início de 2021, o crescimento foi observado em um setor que sempre contribuiu muito para a produção da fábrica: a piscicultura. Os clientes então passaram a ser, em sua maioria, produtores rurais que, devido às boas chuvas e à alta demanda de peixe do mercado, estavam investindo em novos tanques de rede confeccionados com telas, para ampliação de suas atividades.
Estratégias de superação – Essa recuperação só foi possível devido a um entendimento das novas necessidades do mercado e de um investimento voltado para esse novo perfil de público. “Trabalhamos ativamente para entender quais eram as novas necessidades do mercado, quem eram nossos novos clientes a cada mês vivido e, assim, conseguimos traçar estratégias para divulgação dos nossos produtos em diferentes meios. Buscamos alternativas para facilitar a compra e conseguir atender aos nossos clientes com toda segurança que o momento exige”, destacou Octávio.
A fábrica passou a investir em campanhas de marketing e trabalhou intensamente com o time comercial para conseguir superar os momentos difíceis e chegar a resultados históricos. Uma nova empresa foi contratada para fazer o gerenciamento das campanhas de Google Ads e o atendimento on-line foi ampliado, com a inclusão de chat e WhatsApp diretamente no site. Com o aumento da demanda por telefone e internet, foi necessária inclusive a contratação de mais um funcionário para auxiliar no atendimento.
“Nosso crescimento está diretamente ligado às atividades realizadas por toda a equipe de comunicação e também ao setor comercial, que entenderam o momento, os desafios e, com muito trabalho, conseguiram fortalecer a marca Telas Ramacrisna, alcançar novos clientes e maximizar as vendas, sendo referência em telas de alambrado principalmente no estado de Minas Gerais”, ressaltou o gerente da fábrica.
Octávio faz questão de frisar que todos trabalham engajados para que a engrenagem funcione de maneira coesa: “Produção, logística e demais áreas administrativas fazem parte deste crescimento e do sucesso de nossa Indústria de Telas. E não podendo deixar de citar o empenho e cuidado de todos os nossos funcionários com relação às medidas sanitárias recomendadas. Isso possibilitou fechar o primeiro ano da pandemia sem nenhum caso de Covid-19 em nossa equipe, o que foi fundamental para mantermos o bom funcionamento”.
Perspectivas – Atualmente a fábrica encontra-se a todo vapor, em constante produção, respeitando sempre as medidas de segurança e de restrições vividas nesta pandemia. A empresa conta com 21 funcionários diretos e está otimista quanto ao ano de 2021. “Em nosso planejamento para este ano, estabelecemos uma meta ousada, de 32% de crescimento em relação ao realizado em 2020. Estamos engajados para buscar sempre os melhores resultados possíveis. Mesmo diante de recentes mudanças na economia, fechamentos em diversas áreas e com todas as incertezas do momento, tenho confiança em nosso trabalho de equipe e sei que, com o esforço e determinação de cada colaborador, chegaremos ao resultado esperado”, aposta Octávio.
Importância social – A Fábrica de Telas tem um papel fundamental para a manutenção das atividades sociais do Instituto Ramacrisna, sendo um negócio que injeta recursos para manter um atendimento de qualidade, de forma segura e contínua. Atualmente, o faturamento da fábrica contribui com uma média de 35% dos custos de manutenção do Instituto Ramacrisna. “Em um ano de pandemia, diferente de tudo o que já vivemos e com inúmeros desafios, o crescimento do nosso negócio trouxe uma segurança ainda maior para a execução de atividades e dos atendimentos do Instituto”, completou o gerente da fábrica.