Notícias

12 de setembro de 2025

Doações|ESG|ONG's

Falta de confiança nas instituições sociais? Saiba como combatê-la

Falta de confiança nas instituições sociais? Saiba como combatê-la

Brasileiros buscam organizações que prezam pela transparência na hora de fazer sua doação

 

A generosidade do povo brasileiro não é um mito. A Pesquisa Doação Brasil, coordenada pelo IDIS, revelou um recorde: em 2024, o valor total doado por pessoas físicas no país superou a marca de R$ 24 bilhões. No entanto, ainda há um entrave: a falta de confiança nas instituições sociais afasta novas contribuições.

De acordo com o levantamento, 78% dos brasileiros fizeram algum tipo de doação, com 43% destinando recursos a organizações sociais. Entre aqueles que não doam, 38% citam a desconfiança e a falta de transparência como o principal motivo. E até entre os que doam, 49% já pararam de contribuir depois de ver notícias negativas sobre o tema.

Como vencer a falta de confiança nas instituições sociais?

Em suma, a pesquisa do IDIS mostra que, para construir um futuro mais forte, o Terceiro Setor precisa combater a desconfiança de frente. Para isso, as organizações podem adotar algumas práticas essenciais para fortalecer a credibilidade e a relação com os doadores: 

  1. Priorize a transparência e a governança: Ter uma estrutura de gestão clara e auditável é fundamental. Divulgue balanços, relatórios de atividades e mostre onde os recursos estão sendo aplicados;
  2. Se possível, construa uma fonte de autossustentabilidade: Um modelo de negócio que gere receita própria demonstra maturidade e planejamento. Isso reduz a dependência de doações pontuais e transmite segurança, mostrando que a instituição tem bases sólidas para continuar seu trabalho mesmo em cenários econômicos desfavoráveis;
  3. Conte histórias reais: Números impressionam, mas histórias engajam. Mostre como a doação se transforma em vida. Use a estratégia do storytelling para apresentar casos de sucesso, depoimentos de beneficiários e o antes e o depois de projetos. Isso cria uma conexão emocional e mostra de forma concreta o valor da contribuição;
  4. Seja acessível e multicanal: Ofereça diversas formas de doação e esteja presente onde o seu público está, seja nas redes sociais ou em canais de comunicação direta. A acessibilidade facilita a ação e reforça a ideia de que a instituição está aberta e disponível para o diálogo.

Credibilidade e impacto comprovado

O Instituto Ramacrisna é um exemplo de instituição que segue os passos para garantir mais confiança com os públicos. Fundado em 1959, o Instituto é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos, sem vínculos religiosos ou partidários. Além disso, adota a transparência como motor para as atividades.

Assim, a história de cada um dos projetos é a prova viva de que a doação vai muito além de um simples valor. Ela se transforma em uma oportunidade, uma nova perspectiva de vida. Dessa forma, cada contribuição se torna um investimento em educação, tecnologia, esporte e cultura, construindo um futuro de esperança e empoderamento para crianças, jovens e famílias em situação de vulnerabilidade.

O trabalho já impactou a vida de quase 2 milhões de pessoas em 12 cidades da Grande Belo Horizonte. São essas histórias que mostram que a confiança no Ramacrisna é recompensada com a transformação de vidas.

 Além disso, o Instituto conta com parceria de pessoas físicas e jurídicas, poder público e outras instituições para manter os projetos.

Veja as formas de contribuir:

  • Doação online: Com apenas alguns cliques, é possível contribuir com qualquer valor, seja via PayPal ou seja via Pix;
  • Doação via boleto bancário: Permite doações mensais com um valor fixo, à escolha do doador, que também opta por qual projeto pretende apoiar;
  • Destinação do Imposto de Renda: Até o dia 31 de dezembro, pessoas jurídicas podem destinar até 1% e pessoas físicas até 6% do valor do IR para  o Fundo dos Direitos da Criança e Adolescente (FDCA). Pessoas físicas também podem contribuir na declaração do IR feita em março ou abril, mas o valor cai para 3%;
  • Participação na Nota Fiscal Mineira: Ao se cadastrar, você pode indicar até três instituições de assistência social para serem beneficiadas sem tirar o dinheiro do bolso. Além disso, a iniciativa promove sorteio de prêmios acima de R$ 500;
  • Captação via Lei de Incentivo: Empresas podem destinar recursos para projetos via leis de incentivo estadual e federal de incentivo à cultura e ao esporte, com isenções fiscais e outros benefícios. 

Que tal embarcar nessa jornada e começar a fazer a diferença? Ajude-nos a manter nossa missão viva. Apoie o Instituto Ramacrisna e transforme a vida de milhares de pessoas com a sua doação.

compartilhar:

Receba nossas notícias

    Visão geral de privacidade

    Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.