Notícias

17 de abril de 2024

Apoio pedagógico|Arte e Cultura|Notícias

Festa da literatura

Biblioteca do Instituto Ramacrisna completa 50 anos com atrações especiais. Evento contará com lançamento de livro ilustrado pelos alunos

A Biblioteca Professor Arlindo Corrêa da Silva está em festa. O espaço, que abre as portas da literatura para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, moradores de periferia na área rural de Betim, completa 50 anos em abril com uma programação cheia de cultura, encanto e diversão para todas as idades.

As comemorações tiveram início na quarta-feira, 17, com as apresentações “Duaz Vozes, um show”, da contadora de histórias Nana Encanta, e o espetáculo “Além da Mágica”, com o mágico Evan.

Nesta quinta-feira, às 18h, as comemorações continuam com a apresentação da Orquestra Filarmônica Ramacrisna, o Sarau Lua Crescente – com a escritora Didi Alves e os músicos Marcos Zam e Zé da Viola. O evento contará ainda com um momento especial: o lançamento do livro “Arlindo: o Homem que Transformava”. A obra, escrita pela coordenadora da biblioteca Cleide Moura, conta a história de Arlindo Corrêa da Silva, fundador do Ramacrisna e que dá nome à biblioteca. O livro foi ilustrado pelos alunos do Centro de Apoio Educacional Ramacrisna (CAER).

“Todas as apresentações são abertas à comunidade, afinal, o espaço foi idealizado para eles. No decorrer de meio século de história da biblioteca, atendemos milhares de pessoas e posso dizer que transformamos a vida de muitas delas por meio da leitura”, conta Solange Bottaro, vice-presidente do Ramacrisna.

Lançamento do livro

A escolha da data para o lançamento oficial do livro Arlindo: o homem que transformava foi escolhida a dedo. O dia 18 de abril é marcado pela comemoração do Dia Nacional do Livro Infantil – data escolhida em homenagem ao aniversário de Monteiro Lobato, primeiro autor brasileiro a escrever para crianças. “Escolhemos esta data em homenagem a este autor brasileiro que transcende gerações e tanto nos inspira”, conta a coordenadora da biblioteca do Ramacrisna, Cleide Moura.

Ela nos conta ainda sobre o processo de criação do livro que leva o nome do fundador do Instituto. “Queríamos homenagear o professor Arlindo e o que melhor para condecorar um jornalista e escritor que um livro? Para tornar o material ainda mais especial, envolvemos os nossos alunos no processo. Por meio da nossa lousa digital, eles soltaram a imaginação e fizeram desenhos incríveis para ilustrar o material”, explica.

Confira o que vem por aí:

  • 18 de abril, quinta-feira, 18h

Apresentação da Orquestra Filarmônica Ramacrisna, Sarau Lua Crescente – com a escritora Didi Alves, Marcos Zam e Zé Antônio da Viola, lançamento do livro “Arlindo: o Homem que Transformava”. A obra, escrita pela bibliotecária Cleide Moura, conta a história de Arlindo Corrêa da Silva, fundador do Ramacrisna, que dá nome à biblioteca. O livro foi ilustrado pelas crianças do CAER.

  • 24 de abril, quarta-feira, 9h

Bate-papo e criações artísticas ao vivo com o Cartunista Pedro Nicola.

A Biblioteca

Com 194 m², a espaço conta com um rico acervo de literatura infantojuvenil e adulta, com mais de nove mil livros catalogados. Além de despertar o interesse na leitura dos alunos matriculados no Instituto, os funcionários e toda a comunidade de 13 municípios da região metropolitana de Belo Horizonte são atendidos pelo projeto.

Regularmente, a biblioteca promove atividades de contação de histórias, bate-papo com autores, oficinas de ilustração e oficinas de cordel. As atividades de Leitura ao Pé do Ouvido, quando as crianças recitam as poesias literalmente ao pé do ouvido da coleguinha, encantam as crianças.

Com um atendimento amplo e acessível para toda a comunidade, em 2023, a biblioteca realizou o empréstimo de 1.299 livros. Já no projeto Mala de Leitura, que leva a biblioteca para fora das paredes do Instituto, distribuiu quatro kits recheados de livros diversos, resultando no atendimento de 6.265 pessoas em Betim e cidades vizinhas.

compartilhar:

Receba nossas notícias