Ter uma gestão transparente não é só fazer a prestação de contas. Mas investir em comunicação também é fundamental.
Isso pode se dar tanto no trabalho de assessoria de imprensa, quanto na produção de conteúdo para sites e redes sociais. Desde 2002, o Ramacrisna realiza investimentos em comunicação e, nesses quase 20 anos, viu os projetos e o impacto social crescerem exponencialmente.
Hoje, o Instituto investe não só na comunicação para as empresas nacionais, como também para os possíveis parceiros internacionais. Confira.
Não é gasto, é investimento
Sabe aquele ditado: “quem não é visto, não é lembrado?”. Pois é! Muitas organizações sociais não alcançam bons resultados por falta de investimento em comunicação.
Para a vice-presidente do Ramacrisna, Solange Bottaro, é fundamental que uma OSC mostre o que faz, os projetos, os resultados e o impacto do trabalho na vida da comunidade. “Assim, as pessoas e as empresas vão poder ajudar e dar continuidade ao trabalho”, afirma.
O Instituto começou a investir em comunicação em 2002, por causa de uma parceria com a Petrobras que previa a destinação de parte do recurso em ações de divulgação. Então, o Ramacrisna firmou um contrato com assessoria de comunicação, agência de publicidade e investiu na contratação de funcionários especializados.
“Existe um Ramacrisna antes e depois da Petrobras: mudou completamente a relação com a sociedade. E esse investimento passou a ser definitivo. Hoje, todo projeto tem verba de comunicação e isso favorece a caminhada da nossa gestão. A transparência é importantíssima”.
Nesses quase 20 anos de trabalho em comunicação, o Instituto conquistou inúmeros prêmios, que só existiram porque as pessoas conheciam o trabalho. Entre eles, um dos mais importantes do terceiro setor: o prêmio Melhores ONGs, que leva em consideração critérios como comunicação, transparência e gestão. Além disso, outras parcerias com grandes empresas começaram, principalmente parceiros internacionais, que jamais tínhamos contato.
Dessa forma, os projetos recebem muito mais investimentos hoje do que há duas décadas. Assim, conseguimos melhorar a vida de mais pessoas.
Hoje, o Ramacrisna investe em site todo em inglês. Isso porque pessoas e empresas de outros países demandam a produção deste conteúdo. “A partir daí, a gente está tendo maior visibilidade ainda. É muito rápido o retorno dos meios de comunicação”, declara Solange.
Investimento em profissionais
Hoje, além de parcerias com agências de comunicação e marketing, o Ramacrisna conta com profissionais da área de comunicação dentro da equipe. Dessa maneira, é possível pensar de forma estratégica como e quando divulgar o que acontece no dia a dia da organização.
Anualmente é feito um planejamento de comunicação, levando em conta as estratégias macro do Instituto. Desse planejamento surgem indicadores e metas que são acompanhados mensalmente por toda equipe gestora juntamente com um consultor da FDC. “Da mesma forma que setores como financeiro, mobilização de recursos e outros possuem suas metas e precisam buscar soluções para alcançarem os resultados propostos, a comunicação é tão importante quanto como tal”, aponta Gabriella Padro, coordenadora de comunicação do Ramacrisna.
Em 2020, por exemplo, o investimento em assessoria de imprensa gerou 272 inserções na mídia e um retorno de mais de 4 milhões de reais em mídia espontânea.
Por isso, o resultado das ações de comunicação é tão alto. Em 2020, a cada R$1 investido em mídia espontânea, houve um retorno de R$95.
Gestão transparente é fundamental
Mas bem antes dos investimentos que comentamos até agora, o Ramacrisna já acreditava na gestão transparente. O criador do Instituto, professor Arlindo Corrêa da Silva, realizava, desde o início das atividades, a prestação de contas dos recursos – muito antes de a transparência se tornar uma prática obrigatória nas organizações sociais.
Além disso, a revista O Poder foi criada há 75 anos. A publicação divulga as ações de melhorias de condições da comunidade e, hoje, é mais uma forma de visibilidade para o Instituto.
Solange Bottaro ainda explica que a gestão é fundamental para a implementação de ações de comunicação como prioridade. “É preciso organizar os recursos e parcerias e fazer esse investimento. Pela convivência com outras organizações, a gente vê que em muitas delas falta gestão e comunicação. Então, não vê como prioridade e aí não tem visibilidade e parceiros. É um círculo vicioso”, alerta a vice-presidente.
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Ao apoiar os projetos do Instituto, você ajuda a transformar a vida das pessoas por meio de iniciativas de educação, qualificação e profissionalização. Somos uma organização social que existe há seis décadas e que, desde o começo, acreditamos na importância da gestão transparente.
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